1º Aniversário do Rolando 20

Rolando 20Olá Jogadores e DMs!

E passou quase invisível, no último dia 8, o aniversário de 1 ano do Rolando 20. Foi no dia 8 de Setembro de 2008, com esse post, que essa empreitada maluca de Dungeons & Dragons começou. Empolgado com o último EIRPG e o lançamento da quarta edição do D&D, comecei a escrever novos monstros, raças, armadilhas e dicas, aproveitando o servidor que eu já hospedava minha página pessoal e o Fichas de RPG.

No dia 13 de Setembro eu e meu irmão Davi Salles criamos o episódio número 1 do Podcast Rolando 20, ainda com o nome de D&D Cast, que troquei para não ter o mesmo nome do podcast da Wizards of the Coast. Falando de Guerreiros, já tinha o estilo que mantemos até hoje, mas dá pra perceber que a gente estava longe da desenvoltura de hoje em dia.

De lá pra cá, passamos por momentos de alta produtividade (como os quatro primeiros meses, posts diários!), uma retrospectiva, uma iniciativa que virou referência na blogosfera, uma reformulação, e apesar de hoje em dia não conseguirmos mais postar como antes (vida real sucks!), conseguimos nesse período:

  • Mais de 4.700 comentários (e mais de 5.000 spams!), em 266 posts, com uma média de 2 posts a cada três dias;
  • Um total de 28 podcasts gravados e publicados quinzenalmente, com 25.000 downloads. O mais ouvido foi o episódio 21, sobre os dragonborns, com mais de 1.500 downloads.
  • Mais de 150.000 visitas únicas, onde cada uma delas contou bastante para a gente, que entramos várias vezes no Rank Cinza e no Pop-rank!
  • Inúmeros amigos, conquistados nos comentários dos posts, nos e-mails do podcast, nas listas de RPG, nos encontros de RPG e no Twitter.

Em um ano, tivemos várias aventuras, armadilhas, resenhas, monstros e NPCs que, esperamos, ajudaram os jogadores e DMs de todo o Brasil a dar um gostinho extra em suas campanhas. Além disso, dividi com todos o prazer de jogar RPG (porque Bom é Jogar RPG!) com meus relatos das duas campanhas que estou mestrando, As Treze  Tribos de Xen’drik, e os Escamas Púrpura. Mais uma vez, agradeço aos nossos leitores e principalmente aos colaboradores (que enviaram artigos, fichas e dicas) por um ano de muita diversão.

E antes de falar pra galera rolar vinte, pergunto: em um ano de Rolando 20, qual foi seu post predileto? E qual foi o seu podcast favorito?

Sobre Daniel Anand

Daniel Anand, engenheiro, pai de gêmeas e velho da Internet. Seu primeiro de RPG foi o GURPS Módulo Básico, 3a edição, 1994. De lá para cá, jogou e mestrou um pouco de tudo, incluindo AD&D, Star Wars d6, Call of Chuthulu, Vampire, GURPS, Werewolf, DC Comics (MEGS), D&D 3-4-5e, d20 Modern, Star Wars d20, Marvel Superheroes, Dragonlance SAGA, Startrek, Alternity, Dread, Ars Magica e atualmente mestro 13th Age. @dsaraujo no twitter

Esta entrada foi publicada em Post e marcada com a tag , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

33 respostas a 1º Aniversário do Rolando 20

  1. Tsu disse:

    Aeeee parabéns!

  2. EITA!!!!!!!!!!! Passo muito rapido…..

  3. Parabéns aos Rolando20 e faço votos que continuem a produzir ainda mais material interessante.

  4. Inominavel disse:

    Parabéns anand por esse UM ano de rolando 20.
    Meu episodio preferido foi o de Forgotten, afinal não conhecia esse cenário, e ali fiquei conhecendo esse universo interessante que ele é !!

  5. renatorecife disse:

    Parabéns Anand e Davi, que esse seja apenas o 1º de muitos.

  6. Youkai X disse:

    ossa, como o tempo passa! Estive acompanhando o Rolando 20 desde o seu início e foi um blog muito esclarecedor e legal, onde encontrei muitas coisas bacanas (saudades das skill challenges maneiras que vocês postavam XD). Pena que acabei nunca postando com muita freqüência, mas sempre estou por aqui acompanhando. Boa sorte e continuem nessa empreitada rolando muitos 20s e danos máximos!

  7. Rom_Machado disse:

    Hehe. 1 ano já. E eu tô aqui desde Janeiro.
    Dos podcasts o que eu mais curti foi o 25 ("Turbinando Encontros"), mas os podcasts são sempre de qualidade.
    Dos posts eu não lembro bem (memória fail). Gosto muito dos reportes de sessão. Mas um série de posts que eu lembro que curti foi quando você postou seus livros.

  8. Rom_Machado disse:

    Hehe. 1 ano já. E eu tô aqui desde Janeiro. (Eu acho)
    Dos podcasts o que eu mais curti foi o 25 ("Turbinando Encontros"), mas os podcasts são sempre de qualidade.
    Dos posts eu não lembro bem (memória fail). Gosto muito dos reportes de sessão. Mas um série de posts que eu lembro que curti foi quando você postou seus livros.

  9. FenrirX disse:

    Bom! Parabéns e que vários outros anos venham nessa empreitada! Muitos críticos o acompanham, amigos!

  10. Maíra disse:

    Parabéns!!! E eu achava que vocês estavam por aqui desde sempre 🙂

  11. ReyOoze disse:

    Parabens Daniel e Davi por este blog que dispensa qualquer tipo de elogio de minha parte porque eu sou suspeito pra falar. Considero vocês dois os caras que mais manjam de 4e nesse país e quiçá do mundo, então a qualidade do blog é acima de qualquer comentário!

    Fico orgulhoso de mesmo á distancia e termos no encontrado uma unica oportunidade (por enquanto) poder tê-los como amigos!

    Abração e continuem com o excepcional trabalho seja aqui e também no D3 System! Que venham mais 1D20+20 anos de blog, pelo menos!

  12. Kendji disse:

    Parabéns, e continuem com o bom trabalho!

  13. Véxo disse:

    Bela trajetória, Anand! e Feliz Aniversário

  14. DM Rafael disse:

    Parabéns, Rolando 20! Realmente, os melhores fazem aniversário em setembro (referência ao meu próprio) 😉

    Devo dizer que o Rolando 20 virou um grande referência como Blog de RPG, sempre com material criativo e de qualidade. Infelizmente muitos do nós que já estamos saindo dos 20 (ou já sairam) já sentem o peso da falta de tempo. Menos o Tio Nitro, é claro.

    Quanto aos preferídos, é bem difícil escolher um entre tantos muito bons, mas acho que o episódio 9 das novas classes ainda é um dos que mais gosto, talvez por ter sido um dos primeiros a ouvir.

    De postagem, vou escolher duas: o Nazgul e a Displacer Beast. A Displacer Beast pelo gostinho do Tower of Doom, que sou super fã. Aliás, Anand, ainda estou esperando a adaptação do "Sticks to Snakes" que você prometeu em respota ao meu comentário do "Jogador, DM ou ambos" http://www.rolando20.com.br/jogador-dm-ou-ambos/#… 🙂

    • Vinicius Zóio disse:

      "Menos o Tio Nitro, é claro."

      Chorei de rir quando li essa parte, rsrsrsrsrsrs! ^^

    • Daniel Anand disse:

      Eu tinha bem mais tempo no ano passado, a coisa começou a apertar pra mim, de fato. Eu já estou na casa dos trinta, indo além a partir do ano que vem! 🙂

      E quanto ao Stick to Snakes, até posso fazer, mas em geral não vejo muita graça em fazer raças, feats ou poderes não-oficiais: eles não aparecem no Char Builder! Então prefiro fazer coisa de uso do mestre, como monstros, armadilhas e skills challenges.

  15. Vinicius Zóio disse:

    Parabéns pro Rolando 20! ^^

    É muito bom ver os blogs firmes e fortes após um ano 🙂 – especialmente do nosso blog especializado em D&D 4e né? 😀

    Não sei dizer qual dos posts desse 1 ano de blog eu mais gostei, mas posso dizer com segurança que achei mto interessante o Molten Core adaptado para D&D 4 :). Eu escuto pouco os podcasts (não sou mto chegado em ficar só na escuta :P), mas pelos comentários, costumo sugerir pro povo iniciante e interessado e aprender mais sobre o jogo ouvir os podcasts do Rolando20! ^^

    Muito sucesso no caminho de vocês aí! ^^

  16. Mike disse:

    Parabéns à todos os responsáveis pele empreitada. De fato, o Rolando 20, com seus podcast e várias dícas/artigos/repórter de campanha, me auxilia bastante na lída dos finais de semanas com os jogadores da minha campanha.
    Pelos comentários acima, vcs devem imaginar o grande suporte e incentivo que vocês estão dando para que essa edição de D&D fique firme e forte por aqui.
    Satisfação e que todos os d20 sejam acertos críticos.

  17. Feliz aniversário para o Rolando 20, e continuem com o ótimo trabalho rapazes!!!

  18. Guilherme "Göltork" disse:

    Feliz aniversário ao Rolando 20!

    Meu post predileto na verdade é um dos ultimos, referente ao podcast sobre Eberron, mas dentre muitos outros há muita coisa legal que foi apresentada aqui.

    Sigam em frente e "ROLEM 20".

  19. Zaknafein disse:

    Caraca o tempo passa mesmo, o episodio Turbinando Encontros com participação do Tio Nitro pra mim e disparado o melhor cast (ouvi umas 5 vezes !!!!)…espero que no futuro os irmãos "D&D" tenham mais tempo como era antes…fora isso a qualidade do que e feito aqui e 100%.

  20. Ian R disse:

    Caramba. 1 ano
    Parabens.
    Que vem muitos mais.
    Boa sorte para vcs. Precisando tamo na area.
    26/9
    Ultimo game day do ano.
    Game day do livro do mestre 2 em ingleis, no Bobs tijuca, apartir das 14:00
    pre – inscrição pelo e-mail
    gamedayrj@gmail.com

    No e-mail devem constar:
    Nome, endereço completo com cep e telefone d econtato

  21. Rocha disse:

    Parabéns Davi e Anand, neste um ano o Rolando20 se tornou definitivamente meu blog favorito de D&D! Continuem rolando 20 : )

  22. NILSON disse:

    Parabéns e continuem ajudando os novatos a entender os livros oficiais, como vçs brilhantemente fizeram descrevendo cada build de cada classe e tirando dúvidas de interpretação dos textos nos livros.

    Sua exclusividade no sistema q eu adotei como preferido ( dentre um dos motivos esta o fato de ser o mais jogado por aqui, e o mais bem servido em termos de suporte pela sua editora, le-se D&Dinside ) é o q deixa seu podcast na minha lista de favoritos.

  23. Meus parabéns! Faço votos de que esta seja a primeira de muitas outras comemorações do tipo, e que novos amigos e entusiastas de RPG façam deste um lugar para papear despreocupadamente. Boa sorte e espero estar aqui ano que vem para felicitá-los novamente!

  24. Guilherme "Göltork" disse:

    Outros posts muito legais que vi por aqui foram sobre Skill Challenges, especialmente um em qua os PJs deveriam escapar de uma prisão. Esse foi épico!

  25. Igor Bocelli disse:

    Olá Daniel e Davi, sempre visito o Rolando20, embora nunca tenha comentado, mas pelo menos os parabéns eu não poderia deixar de dar. Então, parabéns a dupla D&D.

    Comecei acompanhar vocês quando já estavam no podcast 7, acho. De lá pra cá sempre tenho entrado aqui pra ver se tem alguma coisa nova. Mas o podcast que mais gostei foi o recende podcast sobre Eberron, não só pelo conteudo (isso também), mas por quebrar um pré-conceito meu. Antes desse podcast eu não tinha muito interesse pelo cenário, quando saía alguma matéria na Dragon Magazine sobre o assunto na maioria das vezes eu ignorava, mas esse podcast mudou minha visão sobre o cenário, e eu o achei fantástico, penso em iniciar uma campanha nele, mas isso futuramente, agora estou aprendendo apenas.

  26. Igor Bocelli disse:

    desculpem o double post, mas é que faltou espaço.

    Além do podcast, outra coisa que gosto muito são os reportes de campanha. Como eu me encontro com meu grupo para jogar uma ou duas vezes ao ano, não pude ver muito da 4ed na prática, mestrei apenas uma aventura curta quando a wizards lançou o Players Handbook. Embora eu tenha lido a maioria dos livros lançados, na prática sempre tem aquela "será que está muito difícil" ou "será que está muito fácil", então esses reportes de campanha têm sido importantes para mim.

    Sem maisdelongas, fica aí meus parabéns, meu podcast preferido foi o de Eberron, que me abriu a porta para o cenário.
    Valeu Daniel e Davi.

  27. Olá a todos que fazem parte do Rolando 20!
    Conheci o blog há 22 minutos atrás e fiquei esse tempo mexendo nos links, post, imagens, matérias… Fiquei surpreso!
    David e Daniel (desculpa se tem mais alguém…) vocês estão de parabéns!
    Não sabia que o Brasil tinha um site falando sobre o D&D tão bem construído, com um conteúdo explicado claramente e – o que eu gosto demais – bem feito visualmente.
    Parabéns e desculpa minha ignorância em não conhecer vocês e se estou realmente esquecendo alguém importante que faz parte do grupo.
    O PodCast está num ritmo certo, já escutei outros sobre vários assuntos e alguns PodCast se perdem, não escutei todos os episódios, mas bato palmas para vocês.
    Virei aqui futuramente e comento mais sobre o site.
    Feliz aniversário!
    Que o blog cresça mais e mais, e alcance mais aniversários pela frente!
    Sucesso!
    E até!

  28. monipadial disse:

    Parabéns Anand, David e demais colaboradores, pelo blg que consegui vencer minhas ressalvas com a nova edição. Bjos Monica

  29. Rodrigo Marini disse:

    Um mega huge Parabéns ao Rolando 20. Anand e David sempre apresentando com muita criatividade um ótimo trabalho. Desejo para a dupla, e também para o explendido Rolando 20 muitos e muitos anos de vida, e que esperamos sempre mais novidades para o D&D.

  30. Dryden_Faasa disse:

    Parabéns Daniel, Davi e Rolando 20!

    continuem com o ótimo trabalho =D

Os comentários estão encerrados.