Coisas massas de Dark Sun

Dark Sun Campaign SettingComecei twittando algumas coisas massas de Dark Sun, e achei que as coisas novas são legais o suficiente para fazer um post. Eu estou super na pilha desse cenário novo, e iremos terminar (ou, pelo menos, pausar) nossa campanha Escamas Negras por volta do nível 22, 23 para começar uma campanha nova em Dark Sun.

Pra quem nunca ouviu falar do cenário, recomendo essa série de Nitro Casts especiais:

Temas

Os temas são algo como um kit da época do AD&D. Todo personagem pode escolher um tema para seu personagem, coisas que eram classes em edições anteriores, mas que agora são representados por poderes e talentos exclusivos. Exemplos: gladiador, templário, clérigo elemental, etc. Ou seja, sua classe pode ser bárbaro, warden ou guerreiro e ainda assim seu personagem ser um gladiador.

Magia do mal

Em Dark Sun, o mundo ficou do jeito que está por conta das magias arcanas, que drenam a vida do planeta, destruindo plantas, animais e mesmo animais, deixando só pó e areia. E isso ficou bacana em termos mecânicos. Qualquer personagem arcano pode escolher a magia defiler como um dos “temas” de Dark Sun, e ganha o seguinte poder sem limite: ao rolar um ataque ou dano de um poder diário, se você não gostar do resultado, pode rerolar os dados e causar dano de ½ valor do pulso de cura em todos os aliados até 20 quadrados de distância. Nada mais de bolas de fogo causando 10 de dano!

Escassez de recursos

Coisas que você quase não vê em Athas, o mundo de Dark Sun: água e aço. Para o primeiro, fique preparado para rolar Tolerância várias vezes. Para o segundo, prepare-se para usar armas feitas de ossos, cerâmica, pedra, madeira, e seja mais o que encontrar. Metal é tão raro que até as moedas são feitas de cerâmica.

O legal é que essas armas não fazem menos dano, mas podem se quebrar. Sempre que você rolar um 1 natural numa jogada de ataque com uma arma de material ruim, pode decidir que sua arma irá quebrar, mas o ataque é considerado bem sucedido. Se a arma for mágica, ainda assim ela só ira quebrar se uma segunda rolada de dado d20 for 1-5. Na prática, você perde sua arma, mas aquele diário entra mesmo tirando um no dado! 😀

Outra coisa é que mesmo armas de osso podem ser mágicas. Armas de aço são tão raras que qualquer uma que você encontrar será encantada com magia, de melhoria de pelo menos +3. Uia!

Psiônicos

Sempre achei as classes e opções psiônicas meio deslocadas em outros cenários de fantasia medieval (assim como o monge, mas isso é outro post), exceto em Dark Sun. Lá, quase tudo que consegue sobreviver é um pouco psiônico. Então as classes do Livro do Jogador 3 se encaixam perfeitamente. Além disso, trouxeram de volta algo bem divertido do AD&D: a tabela de poderes psiônicos aleatórios. É uma regra opcional onde todo mundo pode ter um poderzinho psiônico (pense em truques aqui), que dá o gostinho do Dark Sun de antigamente.

Não vejo a hora desse novo cenário de campanha chegar, já fiz o pre-order na Amazon! Falta pouco!

E rolem 20!

Sobre Daniel Anand

Daniel Anand, engenheiro, pai de gêmeas e velho da Internet. Seu primeiro de RPG foi o GURPS Módulo Básico, 3a edição, 1994. De lá para cá, jogou e mestrou um pouco de tudo, incluindo AD&D, Star Wars d6, Call of Chuthulu, Vampire, GURPS, Werewolf, DC Comics (MEGS), D&D 3-4-5e, d20 Modern, Star Wars d20, Marvel Superheroes, Dragonlance SAGA, Startrek, Alternity, Dread, Ars Magica e atualmente mestro 13th Age. @dsaraujo no twitter
Esta entrada foi publicada em Post e marcada com a tag . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

26 respostas a Coisas massas de Dark Sun

  1. Pingback: Tweets that mention Coisas massas de Dark Sun | Rolando 20 - DnD 4ª edição -- Topsy.com

  2. André disse:

    Me lembro de ter jogado Dark Sun em 1997 uma única vez. Nunca mais joguei, mas foi amor à primeira vista. Já não jogo RPG à uns 10 anos, mas este cenário me traz agradáveis (e escassas) lembranças.

  3. Edu Trevi disse:

    Sempre quis também testar Dark Sun… e que bom que vou poder fazer isso agora na 4E!
    E ainda teremos em português pela Devir! Ótima iniciativa!

    • DM gomes disse:

      você chegou a ver o anuncio desta tradução pela devir?
      acho q vai demorar um bom tempo ainda hein, pq afinal temos q esperar o lançamento do player's handbook 3.

  4. Shin disse:

    Excelente postagem!

    Muito bacana mesmo, eu estou esperando para fazer alguns D&D Encounters aqui na região e então sentir na pele como é metrar em Dark Sun!

    🙂

  5. Puppet disse:

    Para quem ainda não viu nada de Dark Sun
    http://cavaleirosdasnoitesinsones.blogspot.com/20

    Caramba 1/2 Healing Surge em 20 quadrados, os Defilers são perigosos para todos.

    • Daniel Anand disse:

      E não pode ser absorvido ou negado de forma alguma. Pode ter 20 de resistência necrótica ou mesmo ser imune. Pontos de vida temporários ajudam aqui. 🙂

  6. Daniel Anand disse:

    Aliás, se alguém quiser conferir a origem dessas minhas informações, confira aqui ( http://wizards.com/dnd/Article.aspx?x=dnd/drdd/20… ), mas precisa ser D&D Insider.

  7. andreraistlin disse:

    joguei bastante Darksun, lembro-me que os halflings eram canibais terríveis e viviam na única floresta intacta de Athas, aí eu lancei uma fireball neles……..

    outra doideira eram os gigantes que trocavam suas cabeças por cabeças das criaturas selvagens da região, ficando com o aspecto bizarraço!

    André RaistlinRJ

  8. DiegoRain disse:

    Darksun e muito legal
    Ja encomendei o meu

    Só uma duvida…
    Você acha o psionismo em Eberron deslocado?

    • Daniel Anand disse:

      Acho. Não tanto como Forgotten ou (Deus me livre) em Greyhawk. Claro, tem seu nicho em Sarlona, tem a ver com os Kalashtar, mas em Khorvaire, acho que a influência mágica é bem maior, e que o psionismo fica meio bizarro.

  9. Já comprei em pre-order os meus livros do cenário também, pena que só deve chegar lá pra meados de setembro, queria ter os danados AGORA!
    Mas também estou ansioso pela GenCon que rola esta semana. Finalmente saberemos qual será o cenário de campanha do ano que vem! O que vocês acham? Eu aposto em Ravenloft, mais alguém?

  10. DM Gomes disse:

    fala galera! bom, primeiramente parabéns pelos trabalhos, posts e podcasts. são realmente execelentes! ´
    É isso aew! 14 dias para o lançamento de dark sun, tbm estou esperando o meu pre-order da amazon, quando chegar façam um cast pra divulgar o cenário para a galera.
    Estou curioso para as mudanças q virão na edição deste que foi meu 1º cenário de RPG.
    Novamente parabéns Daniel e Davi pelo grande trabalho e vamos continuar …rolando 20…critical!

  11. Com certeza um ótimo suplemento e cenário. As mecânicas novas me parecem bem interessantes e, devido a elas, o livro vai ser útil, mesmo não tendo tanto interesse em mestrar Dark Sun.

  12. E o próximo cenario de D&D 4E em 2011 será…
    RAVENLOFT!!!!
    FOOODAAAA!!!!!!

  13. Sr.Calavera disse:

    Dark Sun sinceramente não conheço, ou seja, nunca peguei em um livro de DS. Mas estou muito empolgado por conta do D&D Game Day que vai rolar aqui perto.
    Dessa vez eu conheço de verdade esse tal de Dark Sun
    😀

  14. Se o seu negócio for um cenário em que a sobrevivência é uma incógnita a cada hora, o mundo é um lugar brutal e impiedoso e elfos são uma iguaria muito apreciada por homens-inseto, então Dark Sun é o lugar para você amigo!

  15. Anand, pelo que eu comecei a ver por aí, parece que o Rules Compendium faz referência APENAS as regras do D&D Essentials e não irá conter quaisquer updates dos livros básicos (PHB, DMG e MM). Estava pensando em comprar o livro apenas se ele tivesse essas informações. Também fiquei sabendo que a Wizards tem interesse em reemprimir o livros básicos (contrariando os boatos dos 4E haters), com as erratas inclusas, mas só quando seus estoques com as impressões atuais tiverem se esgotado. Sabe se essas informações procedem?

    • Daniel Anand disse:

      O Rules Compendium tem as regras do D&D 4e, que são as mesmas. Não existe um sub-set de regras no Essentials, só um subset das classes.

      Os básicos, IMHO, não vão ser mais impressos, a não ser que comece a vender pacas do nada, o que eu duvido. Quem fosse comprar, já comprou, agora é residual e esporádico. Mas a WotC disse que pode imprimir mais nesse caso, com erratas sim.

  16. @zotyslin disse:

    Estava querendo jogar uma partida de D&D 4E com o pessoal de onde eu estudo , mas lá eles são meio cabeça-dura e não gostaram muito da 4E , então sempre jogamos 3.5 ; 3.0 , Eu gostaria muito de jogar 4E com ele porque nós jogamos desde pequenos juntos… Espero que com DarkSun eles deixem pra lá e joguem D&D 4E

  17. IceD disse:

    E os podcasts? Acabaram?

  18. Isso aqui me lembra DS!! http://www.rederpg.com.br/portal/modules/news/art

    Quem quiser dar uma discutida sobre "RPG – Jogo de Imaginação ou Interpretação" entrem no blog do estado das "Terras quentes do norte" =P http://rpgpara.blogspot.com/2010/08/rpg-e-um-jogo

    Estou na expectativa de um post novo aqui no rolando 20, sempre que entro na net dou um pulo por aqui pra ver o que o Daniel e o Davi estão aprontando por aqui.

    Um abraço.

  19. Mestre Boros disse:

    Ae pessoal estou para começar uma campanha de Dark Sun no RRPG Firecast – http://www.rrpg.com.br

    Quem estiver interessado por favor me adicione lá, Mestre Boros.

    Abraços

  20. Dimitri Diniz da Costa disse:

    Olá pessoal,

    estou louco pelo lançamento deste que é um cenário só para os fortes.

    Eu não encontrei a questão por aí, mas gostaria que vocês pudessem me responder uma dúvida minha que não está relacionada ao post. Tem como? Bom, aí vai a questão que um amigo me perguntou e eu não soube responder: Seguinte, to com uma dúvida que não não to conseguindo encontrar no livro do jogador. Tipo, se eu dou um ataque de área, devo rolar o ataque para cada um dos alvos mas somente rolar somente um vez o de dano. E se em uma duas jogadas de ataque eu tiro um sucesso decisivo? Só o dano naquela criatura será decisivo? Eu acho que sim, mas não encontrei nada no livro que explicasse sucesso decisivo e dano de área (nem na net). No Fantasy Grounds, o sistema rola um ataque para cada alvo, já dizendo quais tu acertaste. Porém, só tem como fazer um rolagem de dano, e para dar critico tem que apertar shift e rolar o dano, logo, dá dano crítico em todo mundo que acertou…

    Desde já grato pelo apoio.

    Abraços

Os comentários estão encerrados.