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Como montar um grupo como no Guardiões da Galáxia

Olá Jogadores e DMs,

guardioes-da-galaxia-topoAcabei de assistir o Guardiões da Galáxia (post sem spoilers fique tranquilo), e esse filme mostra como um grupo de personagens diferentes, conflitantes, e mesmo inicialmente inimigos, conseguem montar um grupo eficiente. Isso acontece com alguma frequência na ficção, mostrando a rivalidade de Raistlin, em Dragonlance, Boromir, em Senhor dos Anéis, ou mesmo do Eric, do desenho Caverna do Dragão. E como é que isso sempre funciona na ficção, mas sempre dá errado no início da campanha, com jogadores frustrados entre si devido ao grupo sem coesão?

O truque para isso funcionar na mesa de jogo, na minha opinião, é simples. Combine antes. Muitas vezes quem faz um personagem com conflitos, faz isso esperando o desenvolvimento do personagem, e que ele vá criar esse elo de confiança ao longo do tempo. Pode até ser que isso aconteça, mas até lá, o seu personagem pode parecer apenas um babaca que empata o jogo para os outros jogadores.

Legend_of_grimrock_party_large_transparentPor isso, como jogador, o importante é deixar bem claro as suas intenções ao longo prazo, mesmo que os personagens do jogo não saibam disso. Explique que seu personagem tem dificuldades de confiar no líder, e vai questioná-lo o tempo inteiro, mas sempre irá na missão no final, com o objetivo de aprender uma lição durante a aventura. Explique que a rivalidade entre dois personagens pelo mesmo par romântico tem o objetivo de gerar intimidade entre os personagem, e não tirar o foco da história. E por aí vai.

Com isso bem explicado e fazendo parte do contrato social da mesa, todo mundo pode contribuir para história sem medo de empatar o jogo, e um personagem difícil, antagonista e babaca pode ser aceito numa mesa de jogo sem que ninguém ache que isso é culpa do jogador.

Tem gente que prefere fazer esse processo em segredo, e acha isso um pouco de meta-jogo. Até pode ser verdade, e se você não tem problemas na mesa, não mude! Mas, se você tiver, experimente combinar antes e divida aqui seus resultados. Espero que sua campanha consiga montar um grupo bem massa!

Até mais e rolem 20!

Por Daniel Anand

Daniel Anand, engenheiro, pai de gêmeas e velho da Internet. Seu primeiro de RPG foi o GURPS Módulo Básico, 3a edição, 1994. De lá para cá, jogou e mestrou um pouco de tudo, incluindo AD&D, Star Wars d6, Call of Chuthulu, Vampire, GURPS, Werewolf, DC Comics (MEGS), D&D 3-4-5e, d20 Modern, Star Wars d20, Marvel Superheroes, Dragonlance SAGA, Startrek, Alternity, Dread, Ars Magica, 13th Age e atualmente mestro Pathfinder 2E. @dsaraujo no twitter

3 respostas em “Como montar um grupo como no Guardiões da Galáxia”

Bacana essa ideia! Acredito que hoje com maturidade dos jogadores, não das pessoas, mas sim da "classe" jogador podemos fazer esse tipo de aventuras e histórias.

No Dungeon World, os personagens iniciam o jogo com vínculos entre si, e isso impulsiona muito a ficção. Em uma mesa que narrei, o paladino tinha os seguintes vínculos: "Hawke já salvou a minha vida, e eu lhe devo por isso" e "Me preocupo com a capacidade de Keorel de sobreviver em uma masmorra". Assim, ele sempre se sentia obrigado a defender Hawke e Keorel, mas se ambos estivessem em perigo, ele daria preferência a salvar Hawke para que ambos pudessem salvar Keorel depois. Um dia, Lucius matou uma vampira que estava prestes a matar Hawke, e os jogadores concordaram que a dívida fora paga e o vínculo estava resolvido, e Lucius ganhou XP por isso e marcou um novo vínculo com Hawke "Hawke é um guerreiro valoroso e quero que ele treine meu primeiro filho". Ficou uma promessa para quando Hawke se aposentasse (no 10° nível), e o jogador de Hawke jogou com o filho de Lucius, quatro meses mais tarde.

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