Como você encontra jogadores?

delveContinuando a responder as trinta perguntas, a pergunta de hoje é “Como você encontra jogadores?” Essa pergunta é interessante, porque com alguma frequência recebo e-mails de leitores e ouvintes que me perguntam se conheço grupos ou se podem jogar comigo.

A primeira resposta então é: não é através do Rolando 20! Adoro nossos ouvintes, mas para mim a regra mais importante do RPG é: jogue com os seus amigos. Você até pode experimentar com grupos diferentes aqui e ali, ou tranformar um grupo casual em um grupo de amigos, mas isso pra mim é a exceção, e não a regra. Então, anote aí: se você joga na minha mesa, te considero meu amigo. Exceto on-line, que jogo também com conhecidos, mais sobre isso abaixo.

Voltando ao como encontro jogadores: fácil, chamo meus amigos. E se meus amigos não jogassem RPG? Aí, claro, ia depender muito dos amigos, mas eu preferiria tentar ensinar e jogar com amigos já existentes do que fazer amigos novos. Porque pra mim é mais fácil o primeiro que o segundo, mas sua experiência pode variar. Se isso não funcionasse, só aí eu partiria para o online.

Eu já joguei bastante RPG online, seja via Map Tools, Fantasy Grounds ou meu recente favorito Roll20 (mais sobre RPG via Internet nesse post e nesse podcast). Já joguei D&D, GURPS e agora estou jogando 13th Age. Já joguei em Português e em Inglês. E funciona, mas pra mim passa longe da experiência de jogar ao vivo, e mais um quebra galho que solução. Pode ser muito bom para fazer novos amigos (que eventualmente vão pra sua mesa real, se possível), jogar com amigos distantes (na Califórnia ou em São Bernardo do Campo) e experimentar jogos, sistemas e cenários novos.

Outras pessoas podem sugerir encontros (como o encontro recorrente da Luderia, aqui em São Paulo), eventos ou espaços públicos. Deve funcionar, mas eu não encontro (não procuro, na verdade) jogadores assim.

E vocês? Como encontram jogadores (ou mestres!) para as mesas de vocês?

Rolem 20!

Sobre Daniel Anand

Daniel Anand, engenheiro, pai de gêmeas e velho da Internet. Seu primeiro de RPG foi o GURPS Módulo Básico, 3a edição, 1994. De lá para cá, jogou e mestrou um pouco de tudo, incluindo AD&D, Star Wars d6, Call of Chuthulu, Vampire, GURPS, Werewolf, DC Comics (MEGS), D&D 3-4-5e, d20 Modern, Star Wars d20, Marvel Superheroes, Dragonlance SAGA, Startrek, Alternity, Dread, Ars Magica e atualmente mestro 13th Age. @dsaraujo no twitter
Esta entrada foi publicada em Post e marcada com a tag , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

5 respostas a Como você encontra jogadores?

  1. Youkai X disse:

    Eu jogo entre amigos mesmo que formei ao longo das mesas, além de usar grupos especificos do facebook pra arranjar jogadores novos, mas realmente nada se compara a jogar com os amigos.

  2. Clovis disse:

    Engraçado ler este post neste momento, pois estou querendo iniciar no mundo dos RPGs e estou a procura de um grupo para jogar Online (preferencia dia de semana a noite)

    • Ted disse:

      Jogo d&d a 10 anos mas nunca joguei online, também tenho interesse, se você quiser eu animo de formar um grupo.

  3. Romani disse:

    Fala Anand, tudo bem? Hoje em dia tenho um novo grupo de jogo. Esse grupo só deu certo devido ao Old Dragon Day de 2012, que devido a este evento eu consegui conhecer novos jogadores que estavam interessados em RPG. Foi a partir daí que o nosso grupo se formou. Também participam deste grupo a minha namorada e o seu filho, e recentemente conseguimos um novo jogador, que se tornou o nosso anfitrião, jogamos no apê dele agora.

    Além dessa experiência eu consegui formar também um grupo de jogo de Savage Worlds através da comunidade do Facebook, formamos um grupo para jogos on-line. Terminamos uma aventura no estilo Pulp, e agora vamos adentrar nos Reinos de Ferro, estamos preparando a campanha juntos. Percebo que o grupo do Facebook é muito interessado, assim como o meu grupo presencial, e quer mesmo conhecer para valer o SW.

    Conclusão. Ao meu ver, algumas formas que qualquer um poderia fazer para encontrar novos jogadores seria participar de comunidades do jogo, principalmente aqueles de sua preferência no Facebook. Procurar por eventos semelhantes ao ODDay ou mesmo os Encontros Virtuais, pois, você vai começar a se comunicar com novas pessoas interessadas e dispostas a jogar, participar de eventos de rpg, ainda mais agora com a volta do Internacional, e participar de Lista de Discussão, muitas vezes alguém acaba se animando e grupos (para aventuras presenciais ou mesmo virtuais) acabam se formando.

  4. Igor Da Silva disse:

    Também estou iniciando no RPG eu e meus amigos vamos jogar,mas não sei se o grupo vai continuar unido.Por isso gostaria de encontrar pessoas para jogar.Caso estejam disponíveis e com vontade e só me avisar!

Os comentários estão encerrados.