Categorias
Post

Derramando sangue inocente

E essa é a minha versão do encontro enviado pelo Ronaldo Félix Moreira Júnior, que venceu nosso concurso de encontros. O que mais gostei do encontro do Ronaldo foi que ele colocou algo simples, mas que vejo muito pouco em mesas de D&D: o plot twist. E o melhor: o encontro é simples de qualquer DM inserir em seu jogo, seja heróico, exemplar ou épico.

O encontro

O objetivo aqui é impedir um cultista de invocar um ser demoníaco. Esse ser pode ser um Imp, um Mezzodemon, ou mesmo Demogorgon em pessoa, a depender do patamar do seu jogo. Esse cultista pode estar em qualquer localidade adequada da sua campanha.

Na câmara de conjuração, o grupo encontra o cultista realizando o ritual, com um grande símbolo no chão, ocupando quase toda a sala, e com um pedestal com um tomo gigante, de onde ele aparentemente lê palavras arcanas demoníacas.

O que os personagens não sabem é que o ritual já estava quase completo e o cultista apenas blefa ao fundo, pois apenas uma arma, em posse de alguém do grupo, é capaz de invocar a criatura, ao derramar sangue inocente sobre o círculo. Os soldados do cultista, cuidadosamente selecionados, estão compelidos a atacar os PdJs, mas são inocentes. Assim que seu sangue cair sobre o círculo, o ser abissal será conjurado.

A mecânica

Para esse encontro funcionar, o DM precisa se certificar que o grupo irá descobrir que a arma (ou armas) do grupo irão ativar a conjuração do oponente. No entanto, eles só podem descobrir isso depois da luta começar, para o plot twist causar seu efeito. Testes de intuição para perceber o blefe do cultista, ou arcanismo para descobrir a dominação dos guardas são apropriados. Além disso, um flashback para quando o(s) personagem(ns) recebeu a arma profetizada também pode funcionar.

Outro ponto é a luta em si. O cultista pode ser um controlador, que fica do outro lado da sala, ganhando cobertura do pedestal do tomo. A sala é quase toda ocupada pelo símbolo, então o grupo tem que ser cauteloso para não atacar os guardas enquanto eles estão sobre o símbolo. Alternativamente, o DM pode considerar que os guardas podem receber dano até seu valor sangrando antes de ativar a conjuração. Isso dá mais flexibilidade para usar poderes que movem os guardas para os cantos, fora do símbolo.

Se o ser será conjurado ou não, fica a cargo do DM. Eu recomendo que se for, ele seja mega forte, e rode um mini desafio de perícias para o grupo fugir, e use a criatura como um vilão recorrente da campanha. Se ele não for, e o grupo conseguir segurar o cultista sem chamar a criatura, recompense os heróis devidamente pela estratégia!

Sugestão de encontro (Nível 2)

  • 3 Guardas Humanos (Soldados de Nível 3)
  • 1 Cultista [Mago Humano] (Artilharia de Nível 4 (Líder))

Para esse encontro, se precisar um ser demoníaco, recomendo um Imp, que sobe o nível do encontro em um, sendo um encontro difícil para um grupo de primeiro nível. Na dúvida, deixe uma piada.

É isso aí. Em breve publicaremos os outros 10 encontros mais bem avaliados por mim e pelo Davi. E rolem 20!

Por Daniel Anand

Daniel Anand, engenheiro, pai de gêmeas e velho da Internet. Seu primeiro de RPG foi o GURPS Módulo Básico, 3a edição, 1994. De lá para cá, jogou e mestrou um pouco de tudo, incluindo AD&D, Star Wars d6, Call of Chuthulu, Vampire, GURPS, Werewolf, DC Comics (MEGS), D&D 3-4-5e, d20 Modern, Star Wars d20, Marvel Superheroes, Dragonlance SAGA, Startrek, Alternity, Dread, Ars Magica, 13th Age e atualmente mestro Pathfinder 2E. @dsaraujo no twitter

20 respostas em “Derramando sangue inocente”

Isso é pra ver como as coisas mais simples do mundo é que fazem a diferença. Agora entendo por que meu encontro alá Indiana Jones não vingou xD

Parabéns pro campeão! Gostei muito da idéia, e gostei mesmo foi dela ser simples como vocês falaram, Tá de parabéns

Eu sou um daqueles que nao gostam da 4ª edição, mas nao posso negar que esse encontro ficou bem legal, o melhor é que mesmo esses encontros podem ser adicionados em QUALQUER sistema ou jogo, muito legal mesmo.

Sobre o encontro em si é meio cliche se livrar de cultistas malignos, o que nao quer dizer que é algo ruim… A ideia de usar a ingenuidade dos jogadores para terminar o ritual foi jogada de mestre… Bem parabens pelo encontro…

Isso me lembra de um jogo (de 3.5) onde o paladino viu um grupo de vários pequenos demônios e um cultista. Ele não teve dúvidas! Pulou no meio deles e "CRÍTICO", "CLEAVE", GREAT CLEAVE" e "GREAT CLEAVE"!

Quando olhou de novo, estava banhado em sangue das crianças inocentes que estavam sobre o efeito de uma ilusão. Esse mestre era um grande dum filho da p*ta, mas foi uma cena irada. O cara perdeu o status de paladino e tudo.

Muito Bom msm esse encontro!
Pena que todos do meu grupo passam por aki…
Não vai rolar na nossa aventura =[
E os personagens, vcs vão publicar aki?

Po..muito bom o conceito do encontro.
Plot twitsts são mega legais durante o combate. O Coringa é mestre em fazer isso. Trocar roupa de policiais e reféns…ou ir preso por querer. Muito o estilo dele esse cultista.

Na próxima promoção pode ter certeza que eu participo.
abs

E caso o demônio seja invocado e o grupo tenha que fugir, a informação pode se espalhar pelos vilarejos acusando os heróis de terem sido responsáveis pela invoação dificultando ainda mais a vida dos players

Gostei bastante do encontro, a idéia de derramar o sangue no círculo é inovadorae traz + estratégia antes de sair na investida contra tudo e todos. Já fiz coisa parecida uma vez: os PdJ estavam no subterrâneo lutando contra os Drows num templo de Lolth… ao fundo uma drow conjuradora preparava um ritual… os PdJ tinham que derrotá-la (antes passando por seus guardiões) antes que fosse tarde demais e troxesse uma Bebilith à vida…

Ótimo encontro, mas vou puxar a sardinha pro meu lado: Ainda acho que minhas duas idéias de encontro eram bem válidas, a da câmara submersa e o confronto com os kobolds. Queira saber pelo menos se eles chegaram a disputar com esse encontro na reta final!

Minha ideia principal era mesmo fazer um encontro bem simples e que sim, pudesse ser usada em outros sistemas, mas achei que caiu perfeito na 4e. Não sei quanto a vocês, mas achei a nova edição (apesar de ser muito boa), bem mecanizada. Usar esses plots foi um jeito de deixar o jogo menos preso às regras.

Ótimo encontro e enredo! As várias idéias incrementaram bastante um combate que normalmente seria simples e direto. Parabéns ao Ronaldo. Como a promoção acabou, deixo para os interessados a descrição e a mecânica do encontro que sugeri no meu blog. Abraços.

Boa aventura, sem mecanismos mirabolantes e uma conclusão de impacto. Como DM acho legal estas artimanhas (inocentes assassinados), mas como jogador é extremamente frustante saber que voce foi contra sua tendencia ou religião. Agir por impulso é burrice, mas ações instintivas são comuns em soldados, fanaticos religiosos, seres de pouco convivio social (rangers, druidas, wardens, etc). A alegria de jogar pode cair por terra. Não desmerecendo a qualidade da trama, só um alerta.

Isso me lembrou Supernatural… quando Sam e Dean matam a Ruby ^^ A ideia ficou legal mesmo parabéns!

Os comentários estão desativados.