Dicas Rápidas para Campanhas de RPG – Trilha Sonora

Midnight Syndicate (2003) DungeonsDragons

Fala galera, aqui é o Sembiano e hoje vou falar de uma experiência que estou tendo novamente, que é organizar uma nova campanha de RPG do zero. Sempre é complicado começar a mestrar e criar imersão, assim fiquei com a ideia de dividir com vocês em vários artigos dicas rápidas para tocar e incrementar uma campanha. Vou começar de maneira um pouco diferente que é pela trilha sonora, sim eu jogo com música e acho ela fundamental para dar o clima!

Sou super na pegada de criar ambiente, e fui um pouco além, a campanha que estou mestrando é em Forgotten Realms e estou usando a quinta edição de D&D. Tendo isto em mente, instalei o aplicativo Spotify e por lá estou fazendo várias playlists separadas por tema/ambiente.

A ideia é deixar tocando a música de acordo com a situação no jogo, assim, em cenas de mistério e tensão deixo tocando minha lista RPG Mistério, na hora da batalha rola a RPG Batalha, a galera andando na cidade ou na taverna toca RPG Cidade e Taverna, no templo solta a RPG Fé e por aí vai.

Eu controlo as músicas do aplicativo no meu celular que está conectado com uma pequena caixa de som Bluetooth e quando quero tocar alguma música em especifico posso escolher diretamente. Eu vi que tem algumas outras listas criadas com este intuito e agora tem as minhas também caso queiram utilizar.

E vocês tem listas de músicas para RPG? Dividam conosco!

Sobre sembiano

Gustavo Souza, também conhecido pelo apelido dos antigos fóruns como Sembiano. Administrador de formação, hoteleiro por paixão e fanboy assumido de D&D, o RPG já faz parte da sua vida desde 1992. Sobreviveu a famigerada geração Xerox e ao êxodo RPGístico no final dos anos 90, para se converter em um entusiasta do hobby com um carinho especial pelo jogo organizado, sendo um dos membros fundadores do RPGArautos.@sembiano
Esta entrada foi publicada em Post e marcada com a tag , , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

10 respostas a Dicas Rápidas para Campanhas de RPG – Trilha Sonora

  1. Daniel Anand disse:

    Minha primeira sugestão é o CD que o Sembiano usou para ilustrar o artigo:

    https://play.google.com/store/music/album/Midnight_Syndicate_Dungeons_Dragons?id=Bqwdg2issonxjniwzpmktomutia

    Incluindo a faixa 23, City of Sails, uma das minhas favoritas! 🙂 Também sempre gostei de trilhas de jogos, especialmente jogos de RPG como Baldur’s Gate, Dragon Age, Final Fantasy, Dark Souls, etc.

  2. Veve disse:

    Meu deus eu to velho. Sou do tempo que tinha que pausar o CD. Agora tem playlist de acordo com o clima. Acho melhor eu fazer um curso de reciclagem de mestres.

  3. Davi Salles disse:

    Eu gosto de usar um soundboard, usando eu descobri que não precisa usar o tempo todo (nem todas as portas vão estralar quando você abrir), mas é muito bom para dar uma certa emoção para momentos específicos, especialmente encontros, combativos ou não. Um desafio de perícia no meio do caos da guerra, precisa de gritos e barulhos de espada, ao entrar nos salões do Rei Elfo é possível escutar o canto dos pássaros em ritmo com as harpas élficas e claro, nada melhor como começar um encontro contra orcs escutando seus gritos de guerra.

    Existem alguns aplicativos e sites grátis e também existem aluns pagos, já comprei alguns sound sets do syrinscape, e foram bem úteis.

    Outra coisa que acabei de adquiir foi o Campaign Cartographer 3, este é o programa que é utilizado para fazer vários mapas lindos que você encontra em famosos livros de RPG, seja do D&D, 13th age ou outros. É um software que precisa de treinamento e muita prática para ficar bom, mas acho que pode ser bem legal. Ele faz mapas de todos os tipos, incluindo dungeons, cidades e territórios.

  4. Trilhas sonoras às vezes dão um tom melhor do que a narração do Mestre. Falo por experiência própria.

    Eu particularmente gosto, assim como o Anand, de trilhas sonoras de jogos de RPG (faltou Diablo nessa lista aí). E também tenho duas recomendações: trilha sonora do novo Mad Max: Estrada da Fúria (“Chapter Doof” na hora da batalha é INSANO!) e as composições do Mark Petrie (que ouço inclusive quando estou fazendo outras coisas. Um exemplo é https://www.youtube.com/watch?v=dVuVIfL2UO8).

  5. Victor de Souza disse:

    seria de muita ajuda pra quem joga online se você disponibiliza-se o link da playlist do spotify

  6. Artur disse:

    A série Baldur’s Gate, Ice Wind Dale, Diablo, Dragon Age, Skyrym e The Witcher. Essa de playlist por cena eu já uso para batalhas, mas farei também para outros momentos.
    Obrigado pelas dicas Sembiano, muito valiosas principalmente para veteranos não tão por dentro das ferramentas e aplicativos.

  7. Rodrigo Cornélio disse:

    Eu também uso o Spotfy para ambientar minhas mesas de D&D. Já registrei as 4 playlists do Sembiano (valeu!), para usar na minha próxima sessão e compartilho abaixo as duas que eu costumava utilizar. Ambas também são públicas e colaborativas!

    https://play.spotify.com/user/rodrigocornelio/playlist/3X6qkyNwMBeeswFaAtLSzz
    https://play.spotify.com/user/rodrigocornelio/playlist/0d7jv4hgu4kUPWELnGOllV

Os comentários estão encerrados.