Encontro Aleatório 2

Bom, na primeira parte da viagem os intrépidos aventureiros encontraram alguns lobos no caminho, rolou-se a iniciativa e, se você é nosso leitor, obviamente rolou vários vintes no combate. Mas, se seus jogadores continuam a peregrinação, outro combate contra lobos é meio besta. Eu sou da opinião que todo combate num jogo de RPG deve ser divertido, estar lá por alguma razão. Dois combates iguais não agrega nada.

Um combate na 4ª edição dura tranqüilamente quarenta minutos, então se você quiser colocar um pouco de dificuldade nas viagens entre os pontos de luz, sem se delongar tanto, pode alternar os encontros aleatórios entre combates e Skill Challenges. Eu sugeriria algo assim:

Skill Challenge Nível 2, Complexidade 2 (200 XP)

Setup

Número de Sucessos: 6
Número de Falhas: 3

Opções primárias de Skills: Athetics, Endurance, Nature, Stealth.

NPCs envolvidos: Hungry Wolf (Perception +7, Stealth +8, Endurance +8)

Ao se aproximar de uma área mais desflorestada e montanhosa, rosnados um tanto familiares chamam a atenção de vocês: uma matilha de lobos famintos está se aproximando. O que vocês vão fazer?

O objetivo dos PCs é passar pelos lobos famintos sem ser atacados. Sugestões de uso das Skills Primárias seguem abaixo:

Athletics (DC 15): Os personagens podem tentar correr mais rápido que os lobos, escalando e pulando trechos. Se houver um sucesso nessa Skill, só poderão ser feitos testes de Athletics e Endurance em seguida. Uma falha no teste reduz um healing surge do participante.

Endurance (DC 10): Ganhar dos lobos no cansaço. Precisa de um teste de Athletics antes, bem sucedido ou não. Cada sucesso acrescenta +2 no próximo teste de Endurance, cada falha -2.

Nature (DC 5): Usar seus conhecimento de sobrevivência na mata para distrair os lobos. Uma falha impede outros usos de Nature.

Stealth (DC 10): Tentar passar desapercebido pelos lobos. Assim como Nature, uma falha impede outros usos de Stealth.

Caso os personagens sejam bem sucedidos no Skill Challenge, eles passam pelos lobos sem serem incomodados e ganham XP. Caso falhem, lutam com eles e acabam vencendo, mas cada membro do grupo perde um healing surge.

É isso aí. Boa sorte nas roladas, rolem 20!

Sobre Daniel Anand

Daniel Anand, engenheiro, pai de gêmeas e velho da Internet. Seu primeiro de RPG foi o GURPS Módulo Básico, 3a edição, 1994. De lá para cá, jogou e mestrou um pouco de tudo, incluindo AD&D, Star Wars d6, Call of Chuthulu, Vampire, GURPS, Werewolf, DC Comics (MEGS), D&D 3-4-5e, d20 Modern, Star Wars d20, Marvel Superheroes, Dragonlance SAGA, Startrek, Alternity, Dread, Ars Magica e atualmente mestro 13th Age. @dsaraujo no twitter

Esta entrada foi publicada em Skill Challenge e marcada com a tag . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

12 respostas a Encontro Aleatório 2

  1. rsemente disse:

    Muito interessante, parece os encontros do tinyadventures, onde são desafios baseados na rolagem do CA, Attack e Atributos! Caso falhe perde pontos de vida ou penalidades! No caso perde Healing surges!
    É uma boa mecanica para se adaptar na 3.5 ediçao, se é que já não tem 😛

  2. Rey Ooze disse:

    Neste caso onde entram as skills dos lobos?

    Na DC 5 uma falha é quase impossível, e se o cara for treinado é realmente impossível a não ser que se considere o 1 sendo sempre uma falha, o que no 4E não é uma regra.
    Eu sei que essas DCs seguem a errata mas eu as acho fácil demais.
    O Ranger usaria Nature todo turno, nunca falharia e a chance de fracasso neste teste seria bastante reduzida, não?

  3. Rey Ooze disse:

    Ah esqueci a principal pergunta que ia fazer.

    E em meu grupo isso certamente aconteceria.

    E se o grupo tentar atacar os lobos?

    Rola-se um combate normal?
    É preciso tomar cuidado não, senão uma sessão inteira vai só nisso né?

  4. Daniel Anand disse:

    As skills dos lobos entram só para uma emergência, sei lá. Não vai direto na mecânica do Skill Challenge, mas é melhor pecar pelo excesso! 🙂 Eu acho que o DC fácil, 5, é pra passar mesmo, é pra ser desafio pra quem não tem a skill treinada. A gente fala bastante sobre isso no cast 4, que estou editando.

    Se o grupo resolver atacar os lobos, puxe o combate se quiser, mas isso é uma falha no Skill Challenge, na minha opinião. Os lobos poderiam fugir, por exemplo, e o grupo fica sem XP e sem combate.

  5. C disse:

    Eu só acho que a Endurance deveria ter uma DC maior, pelo menos igual a Athletics já que vencer animais famintos “no cansaço” ou então algum componente externo que impedisse os lobos de atacarem como uma pedra alta ou fogo.

    E mesmo sem ser treinadas, só com os bonus de atributos a skill chalenge ficaria meio facil demais não?

    Eu veentemente discordo da errata.

    Sei lá, na 3.5 eu via bastante armadilhas que eram faceis demais mesmo pra quem não era prepardo e estava ali só pra inteirar o XP do grupo

  6. Pedro disse:

    LOBINHO FOFO!

    (Baixou o Daniel. Agora vou ali no canto rir descontroladamente)

  7. Marcelo disse:

    No 3.5 de fato, no segundo nivel, uma DC15 seria um desafio bom… entretanto na 4th um personagem de segundo nivel pode ter um bonus de +10 em athletics sem mta dificuldade… por isso o teste acaba tornando-se facil, contudo nem todo grupo de segundo tem algm com esse bonus!

    axo q dai fica a cargo do mestre decidir se é realmente ou nao um desafio para o grupo essa skill challenge olhando para os atributos personagens dos seus jogadores.

  8. Daniel Anand disse:

    Se o cara tem +10 numa skill, ele irá sempre fornecer sucessos numa skill challenge que usa essa skill. Mas o truque vai ser o amigo dele que tem +2 passar. Não são os caras fodôncios que determinam sucesso numa skill challenge, mas os bocas. A gente comenta sobre isso no cast 4.

  9. Davi Salles disse:

    Eu só acho uma coisa, esses seus hungry wolves tão mó bem alimentados. DC 5 é quase sempre um sucesso, mas é isso mesmo, quem tem nature e é um herói não vai sofrer de nada com Lobos selvagens, é como falar pro James Bond fugir de Russos. No entanto eu acho que vai ser mais interessante o nosso james bond da natureza usar sua vez no skill challenge para dar bonus +2 de aid another em nature para outra pessoa. Assim o rogue de nature +0 já ganha um +2 que vai fazer bastante diferença para ele. Eu acho que Stealth deveria ser mais foda, lobos são fodas, eles tem perception mega alta, deveria ser 15. E Athletics poderia ser mais baixa, mas no final das contas tanto faz, eu só tô vendo um lobo diferente do que você imaginou na sua SC

  10. Parece que temos idéias bem semelhantes… planejei um desafio assim para um encontro e, como você descreveu ele antes, vou aproveitar para usar sua regra na minha aventura =)

  11. Marcelo disse:

    Mas se nós focarmos que cada jogador precisa rolar pelo menos uma vez, mesmo que o Ranger tenha Nature +5 e alcançe sucesso automático e quanto aos demais. Nada os impede de rolarem fracassos na sua jogada. Então no meu ponto de vista está uma Skill Chalenge simples e fácil, mas mesmo com um ranger no grupo não quer dizer que eles já saiam vencedores.
    E bastante sucesso no blog e no postcad!!!!

  12. Pingback: Rolando 20 » Antigos » Encontros significativos

Os comentários estão encerrados.