Podcast Rolando 20 – Episódio 10 – Forgotten Realms

episodio-10Olá jogadores e DMs! Essa semana, num episódio muito especial, afinal estamos falando de nosso décimo episódio, eu, Daniel Anand, fui para a excelente taverna Ludus Luderia, em São Paulo, bater um papo com a galera dos RPGArautos: Alexandre Yamao, George Bonfim e Paulo Baccarat. Sobre o quê? O cenário mais famoso do D&D, Forgotten Realms. Regados a coca-cola e batata frita, contamos brevemente a história dos reinos, as várias edições do jogo, e vimos que esse cenário ainda dará assunto para vários outros podcasts. O podcast foi gravado ao vivo, sem edições, então não reparem os barulhos ao fundo!

Links e Referências

Esse é nosso episódio de Natal e Ano Novo! Estaremos de volta no dia 9 de Janeiro, começando 2009 com muitos acertos críticos. Agradeço a todos os ouvintes pela audiência e comentários.

Que 2009 seja o ano de muitas roladas de 20!

Sobre Daniel Anand

Daniel Anand, engenheiro, pai de gêmeas e velho da Internet. Seu primeiro de RPG foi o GURPS Módulo Básico, 3a edição, 1994. De lá para cá, jogou e mestrou um pouco de tudo, incluindo AD&D, Star Wars d6, Call of Chuthulu, Vampire, GURPS, Werewolf, DC Comics (MEGS), D&D 3-4-5e, d20 Modern, Star Wars d20, Marvel Superheroes, Dragonlance SAGA, Startrek, Alternity, Dread, Ars Magica e atualmente mestro D&D 5E on-line via Fantasy Grounds. @dsaraujo
Esta entrada foi publicada em Podcast e marcada com a tag , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

20 respostas a Podcast Rolando 20 – Episódio 10 – Forgotten Realms

  1. Leandro disse:

    Finalmente! um que aguardava com afinco.

    Ainda não escutei, mas tenho uma pequena observação para fazer;
    Como o podcast de vocês é quinzenal vocês poderiam gravar um mais longo, talvez do mesmo tamanho que o pessoal da Terceira Terra grava.

    Gosto muito do podcast de vocês e como tenho que esperar quinze dias para ter um novo, que não tendo nem uma hora de duração, sempre fica com o gostinho de quero mais.

    =)

  2. Dani Toste disse:

    # Comentando enquanto escuto, não deve ficar muito linear #

    – Meu lugar favorito de Forgotten é Waterdeep e dos lugares mais malignos certamente Thay. São cliches de Forgotten, mas eu gosto muito.

    – Quanto ao cenário ser assustador para os novatos, acho que o ideal é o jogador também não fazer um personagem que conheça muito o mundo, assim ele só precisa dar uma lida no lugar de onde ele vem, se quiser se aprofundar.

    – Cara, comprar os livros nas bancas era o grande ponto positivo da Abril, muito acessivel.

    – Sobre os NPCs, eu sempre gostei deles como NPCs mesmo, eles apareciam as vezes na campanha casualmente, muitas vezes já tinhamos ouvido falar deles, mas o mundo não girava em torno deles.

    – Meu…a Simbul é o icone de Forgotten que mais mora no meu coração de todos… cara, que mulher foda, quero ser como ela quando eu crescer hauhauahuahaua.

    – Nossa, pelo que vcs falaram então Thay mudou muito! Poxa, que triste, eu realmente gostava muito de Thay como era.

    Gostei muito do podcast, do tema, da abordagem, mesmo o audio live e sem edições ficou com uma boa qualidade, muito bom.

    Boas festas e Parabéns para a equipe Rolando20 pelo ótimo trabalho em 2008, keep up the good work!!

    Abraços.

    Último post de Dani Toste: Baixar arquivos na internet é roubo?

  3. Leandro disse:

    Agora comentando depois de escutar.

    Bem, como se é falado de Forgotten quarta edição, ele foi feito para que os jogadores novos não precisassem ler toda aquela bagagem que já existia, muitos chamam de reboot no mundo, que eu gostei muito.
    Assim eu esperava que esse podcast tratasse mais do novo Forgotten sem ficar entrando nas histórias antigas, falando bem mais de como o cenário está agora do que como o cenário foi antes.

    No mais, foi um podcast interessante e mesmo sendo gravado em um bar ficou bem produzido.

  4. Leandro disse:

    Dani

    Thay agora é terra de George A. Romero B) Ultra cool!!!!

    E agora que Anauroch não é mais o grande deserto, quem detêm esse posto?
    Um daqueles outros continentes?

  5. Woodstock disse:

    Obrigado Anand pela oportunidade!!! Foi muito divertido o bate-papo!

    Último post de Woodstock: Retrospectiva 4a Edição

  6. Youkai X disse:

    Então esse é o último post do Rolando20 esse ano? Só voltam dia 9 de janeiro? Então tá=P. Feliz Natal e um Ano Novo cheio de critical hits e MAXIMUM DAMAGE pra vocêsXD!

  7. Luan disse:

    Feliz natal para todos

    Eu achei razoavel deste post.
    Gostaria de saber o q houve realmente de novo no forgotten realms.
    (ponto ruim) Achei que os comentarios sobre o reino foram para pessoas que ja sabiam sobre o tema.
    Eu sei q sao muitos temas a abordar, mas seria mais legal falar de uma maneira mais especifica.
    Uma boa dica seria, passar o conhecimento para nos aprendermos sobre o reino(como foi nos comentarios sobre as classes, com um roteiro a se seguir)

    (ponto positivo)Voces despertaram muito minha curiosidade , porque voces falaram bem superficial, assim dando aquela vontade de procurar as novidades sobre esse reino.

    valeus ae galera e feliz ano novo tb!

  8. Brenno disse:

    Saudações pessoal do rolando 20

    Excelente podcast, pois trouxe uma descontradida retrospectiva do background dos reinos e para mim que sou veterano e saudosista (ate hoje mestro ad&d) foi bom recordar estas aureos tempos, sem contar que serve como um interessante apresentação do cenario para os não conhecedores ou com intimidade na gigantesca história de FR.

    A única critica vai para afirmação dos colegas de que a abordagem sobre os reinos são abrangentes em relação aos reinos, quando na grande maioria das edições, sempre houve destaque para o eixo Cormyr – Vales – Waterdeep

  9. Ellendill disse:

    Sou veterano mais nunca tive coragem de entrar em Forgoten, sempre acho q não sou bom o suficiente para mestrar lá, o cenario realmente intimida… porem é lindo…

    Agora um duvida de leigo, em que ano ocorreu a spell plage em toril?

  10. Rey Ooze disse:

    O unico problema desse podcast foi que ele foi muito curto!
    E se tivesse 3h de duração ainda seria Muito Curto! hehehehe
    FR é um clássico, é sempre gostoso ouvir historias sobre ele e olha que eu nem sou fã n. 1 do Cenário. Dragonlance detém este posto.
    Que tal mais um podcast sobre FR? Desta vez dizendo o que mudou na 4E e porque ele está bacana (ou não), afial temos alguns pontos a considerar:
    1 – Entrada de Tieflings e Dragonborns (Ela é explicada de forma convincente, mas o que isso mudou nos reinos?)
    2 – A proliferação de Drows. Agora como “raça básica” eles não sofrem mais TANTO preconceito quanto antes. Ainda existe e provavelmente sempre existirá, mas creio que a mentalidade quanto aos drows mudou.
    3 – Gnomos não são mais seres urbanos, engenhoqueiros. Agora são mais feéricos, não? Isso teve consequencia em diversos plots, creio eu.
    4 – O novo continente. Há algo de bom? De Ruim? Ficou bacana? Dá pra fazer uma campanha lá?
    5 – NPCs Fodões, quem tá vivo, quem morreu, quem por certo terá papel importante nas mudanças por vir.
    6 – Organizações “do bem como os Harpistas (Que foram relegados a uma pequena passagem e um artigo na Dragon/Dungeon com apenas um Epic Destiny). Quais delas podem acolher os jogadores, quais ainda existem.

    Nossa é muita coisa. Ficou um podcast muito bom para quem já era conhecedor. Muito bom mesmo! Mas pra quem é novato ficou meio “No Ar”.
    Queremos Encore! Mais um!Mais um! Mais um!

    Ah. E um do Davi especial sobre Eberron com 5 horas de duração, please! HAHAAH

    Último post de Rey Ooze: Aventura-Solo – Parte 2: “Mastim Albino”.

  11. LeyGun disse:

    Muito interessante o podcast… Ahhhh q saudade desse Elmister…

    Último post de LeyGun: LADINO ACROBATA

  12. Luan disse:

    Concordei em tudo o q o Rey Ooze falou, achu que o q eu e o resto do pessoal sentiu aquela falta de historia e nao comentarios, isso incentivaria muito o pessoal a fazer missoes em F.R.

  13. Daniel Anand disse:

    Olá Pessoal!

    Muito obrigado pelos comentários! Com certeza iremos responder ele com calma no próximo episódio, mas seguem algumas colocações:

    @Leandro A idéia é fazer um podcast um pouco maior sim, mas sempre menor que uma hora e meia. O problema lá na Ludus é que eu estava gravando com meu iTalk, e meu iPod estava ficando sem bateria! E a

    @Luan A idéia foi começar com um bate-papo mesmo, e fazer uma abordagem mais ampla. Mais tarde, poderemos fazer casts específicos contando a história de Cormyr, de Myth Draenor, etc.

    @Brenno Concordo contigo: Cormyr, Dalelands e afins sempre foram os pólos inicial, mas isso melhorou um pouco na 3a e 4a edição, não?

    @Ellendill A Spellplague ocorreu em 1385 DR.

    @Rey Com certeza faremos outros podcasts sobre Forgotten, mas optamos por um início mais abrangente. Muito pertinentes seus pontos, eles cabem muito bem num cast focado na 4a edição de FR.

    Até!

  14. NERDCORE disse:

    Apenas um pequeno comentário sobre os powers sorces dos vindouros PHB.

    O PHB vai abordar classes primais, arcanas e dinivas (fechando a conta destes powersorces). O proprio PHB cita as outras fontes de poder que serão contempladas:
    Shadow (necromancer), KI (Monk), Elemental, Psionic.
    Creio que o PHB 3 vai abordar os poderes psionicos e elementais e Dark Sun será o cenário do ano em 2010.
    Abs e parabens

  15. inominavel disse:

    Muito bom!!! pena quem em um unico programa não dá para falar de tudo de forgoten né ? faltou falarem do Draco lich!!
    mas é isso ai,continuem com esse excelente trabalho anand!

    Último post de inominavel: Paródia de Final Fantasy

  16. Brenno disse:

    Pois é Daniel…

    Sinceramente não vi muita diferença na abordagem sobre os reinos mais abordados da segunda para terceira edição, mas reconheço que houve mais gente jogando pelas Fronteiras do Norte na 3E.

  17. adriano disse:

    é minha primeira visita aqui, e gostei do podcast, afinal sou jogador e mestre de D&D, e meu cenário favorito é sem dúvida alguma o "Forgotten Realms", mas o cenário sempre me surpreendeu, quando achava que já sabia tudo sobre forgotten sempre aparecia algo novo.

    como mestre de Forgotten, sinto muita falta de informações detalhadas sobre a história geral do cenário, pois quando tive o meu primeiro contato com o cenário, ele já estava na sua 3ª edição, e já tinha passado muita coisa na história do cenário que não foi muito abordado.

    queria muito ter vivido na época de lançamento desse cenário, para acompanhar sua evolução, para jogadores que tiveram o primeiro contato só na terceira edição fica muito difícil de recuperar toda a história do cenário.

    outra coisa que queria muito é poder comprar edições antigas do cenário, onde eu acho?
    falando nos livros, onde foram parar os mapas poster dos livros Forgotten Realms 3ª edição?

  18. Jenifer disse:

    To ouvindo em 2016 e ri na hora do comentário “vai saber né, vai que alguém tá ouvindo em 2015..” hahaha

  19. Lucas Yoshiyuki disse:

    E eu estou ouvindo em 2017 UHEUAHUEHA

Os comentários estão encerrados.