Podcast Rolando 20 – Episódio 27 – Dúvidas de D&D 4e

Episodio 27 - Dúvidas de D&D 4a ediçãoOlá Jogadores e DMs!

Mais uma vez estou de volta, desta vez tentando ajudar nossos ouvintes, tirando suas dúvidas sobre D&D 4a edição. Agradecendo a todos que enviaram suas questões, vamos às respostas. Além disso, esse episódio contém uma micro resenha do Tio Nitro sobre o Guia de Campanha do Eberron 4a edição.

Enquanto você baixa ou escuta o episódio, pode também dar uma olhada nessas 10 regras que você pode ter deixado passar, e também verifique se você está usando o último update das regras.

Se vocês quiserem (e puderem) continuar ajudando a manter o podcast, faça sua próxima compra de Dungeons & Dragons na Amazon, é só clicar antes aqui!

Espero que a gente ajude alguma coisa!

Sobre Daniel Anand

Daniel Anand, engenheiro, pai de gêmeas e velho da Internet. Seu primeiro de RPG foi o GURPS Módulo Básico, 3a edição, 1994. De lá para cá, jogou e mestrou um pouco de tudo, incluindo AD&D, Star Wars d6, Call of Chuthulu, Vampire, GURPS, Werewolf, DC Comics (MEGS), D&D 3-4-5e, d20 Modern, Star Wars d20, Marvel Superheroes, Dragonlance SAGA, Startrek, Alternity, Dread, Ars Magica e atualmente mestro D&D 5E on-line via Fantasy Grounds. @dsaraujo
Esta entrada foi publicada em Podcast e marcada com a tag , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

39 respostas a Podcast Rolando 20 – Episódio 27 – Dúvidas de D&D 4e

  1. DM Rafael disse:

    Opa, espero que tenha dado tempo para minha última pergunta (apesar que creio que não).

    Quanto ao update, tomei uma rasteira quando fiz o herald test recentemente na RPGA: fui reprovado no primeiro teste porque errei as regras de stealth e perception. Fazer um teste de perception como uma minor muda muita coisa!

    • Daniel Anand disse:

      Aliás, nunca fiz a prova com as regras da 4e, só da 3e, seria algo legal de fazer só pela diversão! 🙂 Depois eu vou montar um pdf com as perguntas e respostas desse episódio para a galera guardar de referência.

      • DM Rafael disse:

        No primeiro teste eu percebi que não sei NADA da quarta edição comparado as edições anteriores, especialmente no que se refere a nome dos poderes. Mas é difícil competir com as outras épocas que eu jogava muito mais.

        Achei legal a idéia do PDF, mas que tal criar uma coluna fixa no blog, que é atualizada depois de cada episódio? Já vi em podcasts estrangeiros, depois de dezenas de episódios solucionando dúvidas, é que resolvem fazer uma remissão. Começando já agora poupa muita dor de cabeça no futuro!

        Quanto ao EP, terminei de ouvir agora pouco e ficou muito bom! Realmente sempre rola aquela dúvida na hora das "linhas mágicas", e foi muito bom ouvir a explicação.

        Apesar do livro trazes várias ilustrações dessas resoluções de combate, nunca tem espaço suficiente para mostrar a maioria das situações (outra idéia para o PDF: esquemas explicando!).

        Agora é aguardar o EP de Eberron!

  2. Johny Robert disse:

    Esse podcast ficou doidimais! Parabéns!

    E o mais foda: respondeu minha pergunta! 😀

    Abração!

  3. PedroLeone disse:

    Eu só vou conseguir ler à noite, no trabalho não rola. Mas estou bem curioso pra ver o que a galera tem dúvida.
    Anand, que programa você usa para gravar o podcast quando você grava remoto?

    • Daniel Anand disse:

      Eu sempre gravo com o Audacity. Se meu convidado não pode gravar seu áudio localmente, uso o Wiretap Pro pra gravar o áudio do Skype.

      Depois faço a edição principal no próprio Audacity, e depois a mixagem e masterização no GarageBand. Faço a capinha no Acorn, e edito as tags com o iTunes mesmo.

      • PedroLeone disse:

        Você é um dos primeiros engenheiros que conheci que usa Mac. 🙂
        Bacana, valeu pelas dicas.

      • DM Rafael disse:

        Aliás, acho que vale comentar novamente: ouvir o podcast em ambientes fechados com fone de ouvido é tranquilo. Mas ouvir na rua, no ônibus ou metro é bem complicado. É possível aumentar um pouco mais o volume para os próximos, ou já está no máximo aconselhado pelo ministério da saúde?

  4. Muito bom o cast!

    Parabens 😀

  5. Tio Nitro disse:

    Beleza de podcast! E muito obrigado pelo convite! 🙂 Só queria deixar claro que eu sei o nome do podcast hahahaha, eu dei foi um apelido carinhoso como Rolandocast! Isso é o que acontece quando se faz resenha de rpg ao mesmo tempo em que se vira uma garrafa de pinga! 🙂 E também tem a idade, né!
    Curti muito o podcast, tem que ter mais desses de dúvidas, muito legal mesmo! 😀

  6. Rom_Machado disse:

    Sempre bom lembrar as regras mais complicadas como Cover e Concealment ou Stealth.
    Ficou ótimo o podcast.

  7. Tsu disse:

    Pow, a tradução de dazed é pasmo e stunned é atordoado? Q tradução esquisita. Na minha cabeça dazed é atordoado e stunned é paralisado

    Grabbed eu tb achei meio inútil pra player. Mesmo um bugbear, rogue, dhampyr, multiclass garrote não é lá grande coisa nos níveis altos. Mais fácil bater direto.
    No combate com o Kalarel, até tentamos dar grab pra tirá-lo de dentro do círculo mágico, mas ele escapava toda hora.

    Rolando20=Rolandocast ….O Nitrocast agora vai virar TurboCast? huahuaaa

  8. Pingback: Twitter Trackbacks for Podcast Rolando 20 – Episódio 27 – Dúvidas de D&D 4e | Rolando 20 - D&D 4ª edição [rolando20.com.br] on Topsy.com

  9. shoguntpk disse:

    Adorei contribuir enviando minhas dúvidas, eu aprendi as regra pelas "regras básicas" que vem no Pendor das Sombras. Confesso que tenho que escutar novamente a regras de cobertura e camuflagem mas é bom saber que a resposta está lá…

    • Riketz disse:

      muito legal mesmo.. para o primeiro podcast sobre dúvidas, creio que a melhor opção foi mesmo focar nas dúvidas mais básicas (embora algumas tenham sido muito básicas para ser uma "dúvida", estando mais para "tutorial")..

      esperamos novos podcasts com novas e mais dúvidas!!

  10. Interessante. Espero que este seja o primeiro de muitos outros "serviços de utilidade pública" para os jogadores não tem acesso a material estrangeiro. Muito bem explicadas e solucionadas todas as dúvidas apresentadas. Até o próximo podcast então!

  11. Daniel voçê poderia fazer um podcast ou um link auguma coisa so com as musicas que voçê usa
    como fundo musical nas suas aventuras para que possamos baixar ou colocar uma lista com os nomes.
    Ajudaria muito !!!!!

    • Daniel Anand disse:

      Nos posts dos podcasts antigos (do 1 ao 6, mais ou menos) eu colocava a lista de músicas do episódio, depois comecei a ficar com preguiça. Basicamente são músicas de trilhas sononas de videogames de todo tipo (F-Zero, Sonic, Megaman, Super mário, FF, Zelda, etc), Midnight Syndicate (que é quem toca o nosso tema de abertura) e uma ou outra trilha de filme.

  12. André Jespersen disse:

    Valeu por responder minha pergunta Anand (sobre battlerage vigor), só deu uma escorregada na hora de falar jEspersen hehe, falou jAspersen =). Sempre que surgir alguma dúvida aqui vou mandar ae pro pessoal do rolando 20 =)

  13. Puppet disse:

    Parabéns pelo podcast novamente.

    Ao ver esse tanto de livro na foto me veio uma ideía. Não sei se seria para uma coluna ou para um outro podcast a ideía é a seguinte: "Que livro comprar agora ?". Acho que deve ter mais pessoas como eu por ai que ja possuem o core e não sabem qual livro comprar agora. Já que vocês possuem alguns ai vocês poderiam nos ajudar a escolher os mais importantes primeiro xD.

    Parabéns novamente.

    • Sugiro os livros de suporte aos jogadores primeiro, tais como o Player's Handbook 2 e a série "Powers".

      Depois os de ajuda aos mestres, como o Monster Manual 2 e o Adventurer's Vault (eu o coloquei nessa categoria, apesar de ser de suma importância aos jogadores também, porque pode ajudar um narrador a construir aventuras baseadas em determinados itens mágicos especiais, como artefatos por exemplo).

      Além disso é tudo festa, na minha opinião: Open Grave, Draconomicon, Manual of the Planes, etc… E não podemos esquecer, obviamente, a importância dos livros de cenário, se os narradores em questão tiverem gosto por determinado ambiente de jogo ou se simplesmente estiverem a fim de incrementar suas próprias campanhas!

      • Daniel Anand disse:

        Bom, eu como DM não tou nem aí pros jogadores, eles que comprem Livro do Jogador. Claro, eu compro porque sou jogador também, mas pra sessão eu nunca levo o PHB, PHB2 e os *** Power, isso é responsabilidade dos jogadores.

        O livro que eu mais usei, e recomendo fortemente, é o Dungeon Delve. Os Campaign Guides também são fantásticos, mesmo que você não use os cenários (FR e Eberron). O escudo da 4e é muito bom, recomendo fortemente. Aí nem precisa de PHB e DMG na mesa.

        Dos outros citados, gosto muito do Open Grave, mais que o Draconomicon e Manual of the Planes.

  14. Pingback: TeiaCast » Resumão – 16/08 a 22/08

  15. Geovane Aranda disse:

    Primeiramente gostaria de dar os parabéns a vocês dois pelo fantastico trabalho que estão fazendo.depois, dizer que assim como todos os outros podcast esse também foi ótimo,tirei todas as dúvidas que eu tinha em relação ao teste de furtividade,cobertura e ocultação! com esse podcast sobre dúvidas, quem não sabia das regras agora é mestre,por que ficou tudo claro! Eu gostaria muito que vocês publicassem uma materia no podcast sobre "regras de movimentação". No mais,novamente falando,parabéns para vocês dois,estão mandando bem, e nunca parem de rolar 20!

  16. SharpWalker disse:

    Anand e Davi, eu não me canso de repetir: Vcs são os caras!

    Ótimo ep!

    Como o DM Rafael já falou, o som do podcast é um pouco baixo pra quem costuma ouvir na rua (já respondi a podpesquisa… ;))… Vcs não querem mesmo contribuir com a minha surdez precoce, né?

    Um outro pedido que eu refaço: aumentem a opção de download, com o ep. em formato zip. Ver o cast de vcs no ar e só poder baixar em casa pois no trampo é bloqueado me deprime!

    Valeu por comentar minha dúvida, Anand (Silvio, aka Sharp Walker)! Mas o que eu queria saber, além do que vc disse, é onde nas regras a quantidade de poderes disponíveis para uso está explícita. Mas tua explicação foi fundamental pra sedimentar o senso comum que eu vinha vendo por aí. Valeu!

    Sobre a resenha do Nitro… qdo o Anand disse que era uma resenha super-rápida, eu achei que o Nitro ia falar só um "Doidimais!"! =D Ficou ótima a participação dele e deu água na boca para o ep sobre Eberron, embora eu não esteja tão afim deste tema ainda…

    Então… Ep. nota 10! A coluna de dúvidas será mais um sucesso nos próximos eps! Rolaram um natural 20!

    [ ]'s

    Sharp

  17. Rovalde disse:

    Esta semana eu abusei dos meus jogadores e levei a maioria das regras que você explicou para a mesa de jogo.

    Achei que uma era mais legal demonstrar na prática como funcionam algumas coisas que eles não estavam usando a muito tempo (e alguns nem lembravam ou sabiam).

    Usei o encontro de 10º do Dungeon Delve (Fear the Night) pra poder agarrar com os Zombies Hulks e abusar da cobertura e da camuflagem que a segunda câmara oferece.

    Foi legal ver o Nexull (Vampire Lord) se esgueirar entre as colunas procurando cobertura e aparecendo para dominar os player ou atacar a distância. Esse encontro se passa em total escuridão, então, muitas vezes um PJ dominado simplesmente era comandado a apagar a tocha que carregava, hehe.

    Valeu mesmo pelas explicações! Sempre recomendo seus podcasts aos jogadores depois de abusar de uma ou duas regras que ouço aqui!

  18. Dryden_Faasa disse:

    Well estou na Espera do PodCast sobre Eberon, mas mais uma vez gostaria de parabenizar pelo ótimo podcast =D

    Algumas das pessoas as quais indiquei o rolando20 já tiveram boa parte de suas dúvidas sanadas ( principalmente o rogue. rsrsrsrsrs

    vlw!

    • Daniel Anand disse:

      Gravamos o Ep. de Eberron com sérias dificuldades técnicas esse Domingo. Eu estava sem Internet em casa, e o Davi num lugar meio barulhento. Vamos ver se fica bom, se não ficar prefiro gravar de novo. E não coube nem metade do que a gente queria, vamos ter que fazer uma parte 2! 🙂

  19. lucas veloso disse:

    eai gente, adorei o podcast muito bom, mas gostaria de saber como baixar os arquivos para o meu pc, não escutei todos e não tenho tempo de escutar no pc, queria baixar todos e gravar num cd…
    como baixa os arquivos???

  20. Renan disse:

    O Link das "10 regras que você pode ter deixado passar" está quebrado :S

  21. Ronei disse:

    Fala galera…
    Algumas dúvidas para compartilhar com vcs…

    1-O guerreiro tem uma nova característica de classe do livro marcial 1 que é Vigor impetuoso…toda vez que ele atinge um inimigo com um ataque corpo a corpo ou contíguo ele ganha pontos de vidas temporários igual ao seu modificador de constituição.Além disso se o player usar um poder com a palavra "revigorante" ele ganha pv temporário tb…
    Agora vamos ao caso em tela. Tem um guerreiro de con 16(+3) ataca uma criatura com o poder sem limite ìmpeto Esmagador(pag 7 do marcial e é um poder revigorante)…ao acertar essa criatura ele ganharia 6 pvs temporários(3 do vigor impetuoso e 3 do poder que tem a palavra revigorante)?

    1.2 pv temporários se acumulam? tipo se o guerreiro já ganhou 5 em uma rodada e na outra ataca outra criatura com o poder citado acima…ele fica ganhando isso todo rodada que der um ataque?

    1.3-Se o guerreiro no turno dele atacou e ganhou pv temporário e na mesma rodada dá um ataque de oportunidade contra uma criatura…ele ganharia 2 vezes pv temporários na mesma rodada?

    2-O guerreiro tem habilidades e marcar uma criatura…Por exemplo se um paladino ataca uma criatura e usa o poder de desafio divino deixando ela marcada e depois o guerreiro vai e ataca essa criatura marcando ela tb…a primeira habilidade do paladinho é anulada prevalescendo a última do guerreiro?

    3-um Goblin pútrido esta escondido atrás de uma estátua…um mago ataca o mesmo com um ataque que é por ex. Car versus vontade…o goblin tem cobertura? A cobertura valo só contra ataques de CA e Reflexos igual ao jogo de minis ou aqui no 4.0 é contra qualquer ataque?
    Ufa! rsss é isso galera…agradeço de coração a todos que ajudarem

Os comentários estão encerrados.