Podcast Rolando 20 – Episódio 29 – Aniversário!

Episódio 29 - AniversárioOlá Jogadores e DMs!

Estamos aqui reunidos Daniel Anand & Davi Salles para comemorar 1 ano de podcast Rolando 20! E para comemorar, chamamos para um bate papo outros podcasters de RPG no Brasil: Tio Nitro, Inominável e Marcelo Dior nos contam como começaram seus podcasts e sites, recomendam outros podcasts e contam outras histórias. Nesse podcast de quase duas horas de duração, a gente deixou a nostalgia rolar solta, reparem na trilha sonora!

Aproveitamos também para tirar mais algumas dúvidas de D&D 4a edição dos ouvintes, se tiver alguma mande um e-mail!

Lista de podcasts citados nesse episódio:

Mais uma vez, se vocês quiserem (e puderem) continuar ajudando a manter o podcast, faça sua próxima compra de Dungeons & Dragons na Amazon, é só clicar antes aqui!

E esperamos todos que nos acompanhem por mais um ano rolando mega críticos de 20!! E rolem 20!

Sobre Daniel Anand

Daniel Anand, engenheiro, pai de gêmeas e velho da Internet. Seu primeiro de RPG foi o GURPS Módulo Básico, 3a edição, 1994. De lá para cá, jogou e mestrou um pouco de tudo, incluindo AD&D, Star Wars d6, Call of Chuthulu, Vampire, GURPS, Werewolf, DC Comics (MEGS), D&D 3-4-5e, d20 Modern, Star Wars d20, Marvel Superheroes, Dragonlance SAGA, Startrek, Alternity, Dread, Ars Magica e atualmente mestro 13th Age. @dsaraujo no twitter

Esta entrada foi publicada em Podcast e marcada com a tag , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

38 respostas a Podcast Rolando 20 – Episódio 29 – Aniversário!

  1. Tio Nitro disse:

    Muito obrigado pelo convite Anand, foi muito divertido participar do podcast! E parabéns para o Rolando 20 Podcast, que seja o primeiro de muitos anos rolando 20!!!

  2. renatorecife disse:

    Comecei a ouvir, mas ainda não deu pra terminar porque cheguei no trabalho.

    Putz, parecia que eu estava ouvindo o Tio Nitro ME descrever quando falou porque jogava RPG, me sinto da mesma maneira, nunca fui uma pessoa ativa no sentido físico (esportes, sair pra dançar, etc), mas minha cabeça nunca para, qualquer filme, série, desenho, livro ou comics que vejo ou leio eu meio que reescrevo na minha cabeça e o RPG foi uma forma de extravasar tudo isso.

    Curiosamente, meu primeiro contato com podcast de RPG também está ligado ao Anand, foi o Spellcast 😀 logo depois de descobrir o Nerdcast e ver que só tinham 2 episódios de RPG eu fui atrás de um podcast só sobre o jogo e descobri o da Spell, em 1 semana ouvi todos, mas depois do 8º não lançaram mais.

    Não me lembro como cheguei no Rolando20, mas lembro que quando ouvi eu disse "eita, é o dsaraujo do Spellcast" 😀 e através do Rolando20 foi que conheci o Vozes, por causa do 1º com participação do Marcelo.

    Bom, mais uma vez PARABÉNS ao Anand e ao Davi pelo excelente trabalho e que muitos outros aniversários venham pela frente!

  3. Rom_Machado disse:

    "(…)para comemorar, chamamos para um bate papo outros podcasters de RPG no Brasil: Tio Nitro, Inominável e Marcelo Dior nos contam como começaram seus podcasts e sites"

    Nossa. Só gente boa. Vou ouvir daqui a pouco e deixo meu comentário. É sempre bom saber como o pessoal começou, afinal, to começando com um blog agora e não tenho experiencia nenhuma.

    Parabéns por esse 1 ano de podcast. Seus podcasts e reportes de jogo me deram forças pra comprar os livros da 4ª edição e voltar a jogar RPG.

  4. inominavel disse:

    Parabéns ai ao Rolando 20 por todo esse tempo de estrada na podosfera do RPG aqui no Brasil!
    Foi muito bom fazer essa gravação com a turma ai !! bom demais !! e obrigado pelo convite para participar desse episodio especial do rolando 20 e que é a comemoração de UM ano de rolando 20!
    e que mais anos rolando 20 tenham pela frente !! até mais e Abraço !!

  5. Pingback: O Essencial das Classes

  6. Davi Salles disse:

    Não poderei mais mestrar no evento de Araraquara por motivos profissionais, tentarei aparecer por lá de qualquer forma.

    • DM Rafael disse:

      Davi, quando você voltar a jogar online, não esqueça de me dar um toque!

      Infelizmente no convite anterior não foi possível para mim, mas agora que tô na boa é você que não está lá muito disponível 🙂

  7. DM Rafael disse:

    Adorei o episódio, divertidíssimo! Uma coisa legal no Rolando 20 é que vez ou outra aparece um dos "colegas" para se unirem na conversa. Foi interessante que finalmente descobri onde fica a sede do ZBC.

    Adoro também as participações do Tio Nito, porque apesar da diferença de idade e localização, me identifico muito, pois comecei +ou- na mesma época (88, com então oito anos) e também passei por todas as fases do RPG no Brasil.

    E finalmente, é muito legal ver o feed back entre os podcasts, e como o Rolando 20 merece um capítulo a parte na história dos blogs de RPG no Brasil. Hehe, já consigo até imaginar os papos daqui a 10 anos com a galera mais jovem (nossos filhos, talvez?).

    Parabéns pelo sucesso e desejo para o futuro trabalhos melhor remunerados e que exijam menos tempo, para que vocês fiquem bem tranquilos e possamos ver este querido blog sempre cheio de novidades!

    • renatorecife disse:

      Também gostei de saber que a galera do ZBCast é de Rondônia. Tenho um amigo da faculdade que é de lá e já suspeitava que fosse essa a sede por causa da semelhança dos sotaques.

      • inominavel disse:

        ahahuahuaa sério cara??? sempre falam que agente tem sotaque, mas não sei como deve ser isso!! mas é isso mesmo!! somos da terra do sol rachante! e falando nisso .. qual a faculdade que seu amigo faz aqui? é da federal ou particula?

        • renatorecife disse:

          A família dele é daqui e ele nasceu e cresceu aí em Rondônia, mas tá fazendo faculdade aqui em Recife.

          A galera aqui tira muita onda com o coitado por causa do sotaque, hehehe, mas ele sempre leva na brincadeira, é gente finíssima.

        • A gente nunca percebe o nosso próprio sotaque, Inominável…

          Já quebrei a cabeça pra entender isso, mas desencanei, hehe…

  8. Rodrigo Marini disse:

    Grandes Anand e Davi.

    Mais uma vez parabéns pelo aniversário de 1 ano do Rolando 20, com certeza esse será o primeiro de muitos outros e que venham pelo menos mais 20! Ainda estou escutando o Podcast 29 – Aniversário e o papo com o Nitro e o Inonimável está demais. Acredito que quando chegaram ao ponto do porque gostamos de RPG, tanto o Nitro como o Inonimável conseguiram ilustrar muito bem como a cabeça de um Rpgista, tanto jogador como o DM funciona, a possibilidade de dar vida a uma história que imaginamos previamente, alimentada por você e seus amigos é o que faz com que o RPG seja tão interessante. Me identifiquei muito com as palavras, e também elas estão me motivando a voltar a desenvolver material para o RPG, pois, em minha mesa os jogos já andavam meio mal das pernas.

    Como vocês dizem, continuem Rolando 20!

  9. inominavel disse:

    pooowww anand!! valeu pela musica tema do jaspion quando eu mencionei ele sobre o porque de gostar de RPG!! nostálgico !!!

  10. Daniel Kamom disse:

    Não terminei de ouvir o podcast ainda, só escutei os recados e dúvidas. A respeito da dúvida sobre as tochas, vocês falaram errado. A tocha fornece sim luz plena. A fonte de luz que fornece penumbra é a vela. Mas de qualquer forma, enviei um e-mail pra WotC fazendo essa mesma pergunta e eles responderam que não tem nada específico sobre isso, então cabe ao mestre decidir. Obrigado por responderem, e parabéns pelo site/podcast!

    • Daniel Anand disse:

      De fato, viajei no lance de luz fraca da tocha, é que meu grupo usava uns capacetes de mineradores que tinham 5 quadrados de raio, mas só com dim light. As fontes de luz hoje são:

      Vela, Raio 2, dim, 1 hora
      Tocha, Raio 5, bright, 1 horas
      Lanterna, Raio 10, bright, 8 horas/carga de óleo
      Fogueira, Raio 10, bright, 8 hours
      Bastão Solar, Raio 20, bright, 4 hours

      Mas, além disso, não tem iluminação, embora o PHB não entra muito em detalhes. Numa dungeon, eu consideraria tudo escuro. Ao céu aberto, dependeria da iluminação da lua.

      • Saudações.

        Na minha mesa uso assim, por exemplo:

        – A tocha fornece iluminação plena num raio de 5 quadrados. Depois disso, até 10 quadrados, um personagem com low light vision vê sem penalidade, além disso só com visão no escuro.

        Se não me falha a memória isso tinha na terceira edição.

        • Daniel Anand disse:

          Essa é a regra da 3E, mesmo. Eu prefiro não usar essa coisa do dobro (mesmo sendo mais verossímil), não só pra simplificar as medidas, mas também para valorizar a darkvision.

      • renatorecife disse:

        Mestrei hoje D&D4 pela 1ª vez 😀 no Gameday, o legal é que os jogadores eram em maioria novatos também, só um que já tinha experiência e me deu ajuda com as regras (inclusive quando os monstros tinham vantagem), eu comecei usando esse lance da tocha como penumbra mas ele me esclareceu (trocadilho não intencional, juro, hehehe).

  11. Zaknafein1 disse:

    Saudações e feliz aniversario ao Rolando20.
    Ótimos convidados, papo super cabeça sobre rpg e como vcs começaram a "dar cara a tapa" como diz o Anand, galera vcs repararam a trilha sonora desse cast?
    Veio tinha de "Inspetor Bugiganga" até "SuperMáquina" rsrsrsr demais, bem que o Anand alertou, putz me lembrou da minha infância muiuto bom mesmo.

  12. Parabéns pelo excelente podcast turma do Rolando 20 e pelo aniversário.

    Nas dúvidas sobre D&D é falado que a tocha fornece uma área de iluminação plena (bright light) em 5 e o Daniel diz que é penumbra (dim light) 5. De acordo com o Player's Handbook De Luxe é Bright Light 5, ou seja, o personagem não teria penalidade alguma.

  13. Johny Robert disse:

    Mais um excelente episódio! Parabéns pelo primeiro ano e espero que venham mais 19!

    Teve umas coisinhas erradas aí:

    Acho que é Newton Rocha e não Ribeiro.

    O trem da tocha já consertaram.

    Por indicações suas vou começar a ouvir o Vozes da Terceira Terra. Alguma sugestão de qual começar e quais episódios são imperdíveis?

    Um abraço e continuem Rolando 20, jogando RPG e fazendo podcasts!

    • Daniel Anand disse:

      Ribeiro não é o nome do meio do Tio Nitro? Do Vozes, os meus favoritos são os monstros do mundo real, a série de vilões (eu espero que você morra!) e, claro, o de história do D&D que a gente aparece! 🙂

  14. sembiano disse:

    Amigos do Rolando 20,

    Parabéns pelo aniversário de 1 ano e que venham muitos outros.Para variar curti bastante o novo episódio e o podcast do Rolando 20 se tornou obrigatório para quem gosta de D&D como nós do RPGArautos.

    Valeu o toque sobre o nosso evento que rolou hoje na Ludus Luderia.

    Abraços,

  15. Puppet disse:

    Os dinossauros voltam a andar !!!

    Brincadeiras a parte muito legal ouvir o Tio Nitro relatando as fases do RPG. Eu comprei meu Hero Quest por que ví a propaganda em uma revistinha do X-Man. Infelizmente quando mudei aqui para BH a fase de ouro do RPG tinha passado e sofríamos o impacto do caso de Ouro Preto.

    Eu me achava um dinossauro nesse ramo mas, to vendo que tem muita gente "nem tão nova assim" que continua jogando.

  16. Brenno disse:

    Ola pessoal do Rolando 20…

    Parabéns pelo aniversário do mais d&dístico dos podcasts de rpg.É sempre bacana ouvir um bate papo descontraido e que venham outros aniversarios com os irmãos d&d.

  17. Rovalde disse:

    Muito legal o episódio! Parabéns pelo primeiro de muitos anos de sucesso!
    Por favor continuem como fonte de inspiração para tantos talentos que se motivaram a produzir por causa da existência de pessoas como vocês.

    Demais… olha só o comentário do Tio Nitro (o primeiro)… acertou o nome do Podcast! Ahhhh… já tava acostumando com o Rolando Cast….
    Abraços!

  18. Fernando Fagundes disse:

    Anand, Davi,

    Parabéns pelo excelente trabalho. Eu sou um que redescobriu RPG por causa de vcs e que tb voltei a jogar D&D 4th devido ao material que vcs publicam.

    Era muito bom a epoca que tinhamos post diários e MUITO material produzido por vcs, mas claro nem tudo que é bom dura para sempre, e o mais importante a semente foi lançada.

    Parabéns aos dois pelo excelente trabalho e parabéns ao Rolando 20 por este 1 ano.

    Um abraço,

  19. Piltz disse:

    Parabéns, Parabéns e Parabéns!!! Rolando 20 o/
    Adoro vocês!!! Comentarei mais outra hora!!!

  20. Japa Otomo disse:

    Olha galera, meus parabéns pelo aniversário.

    O nosso grupo estava meio parado à um tempo, e graças ao podcast de vcs e também aos D&d Gameday, a vontade voltou full power, hahah

    O trabalho de vcs está ótimo e tomara que continuem assim, e tenho uma sugestão: Nós moramos em Canela-Rs e aqui não havia nenhum evento e pretendemos começar a organizar, tanto que já fiz cadastro no site da Wizards, porém achei mto complicado. Minha dica é que façam um podcast para aqueles que assim como eu desejam iniciar o processo de organizar eventos e falem um pouco sobre o Living Forgotten Realms pois também não achei muito informação de fácil acesso sobre ele.

    Fica a dica e desculp-as pelo longo post, mas falando de longo…LONGA VIDA AO ROLANDO 20

  21. Pingback: TeiaCast » Resumão – De 16/09 a 21/09 – Espirais De 1MBps Fazem Irritantes Porradeiras Lésbicas Nazistas

  22. iMojo disse:

    Muito bom os podcasts. Desejo tudo de bom pra vocês e que continuem mandando bala.

  23. Olá galera do Rolando 20!

    Sou Rodrigo "Akatsu" do Novas Crônicas, que o Marcelo tão bem comentou. Obrigado novamente.
    Queria imensamente agradecer ao rolando20 pela força, e o Marcelo por ter comentado.
    adorei esse episódio de aniversário, por incrível que pareça já ouvi 5 vezes, e 3 delas foram seguidas sahuashasuh.
    Estamos nos esforçando e seguindo exemplos de renomados como vocês, para conseguirmos fazer um excelente trabalho no Novas Crônicas, e cada vez mais trazer uma melhor imagem ao nosso tão querido RPG.

    Abraços.

    By Akatsu.
    =]

  24. Lauriston Trindade disse:

    Parabéns! O Rolando 20 foi o 1º Podcast sobre RPG que escutei. Depois, por conta da imensa gentileza do Vozes, acabei por participar daquele Podcast com com "Contos Lovecraftianos". Quem sabe um dia terei oportunidade de participação ativa por aqui. Sorte, fortuna e felicidade. Livres dos maus vizinhos.

Os comentários estão encerrados.