Podcast Rolando 20 – Episódio 34 – Forgotten Realms 4E

Episodio 34 - Forgotten Realms 4EOlá Jogadores e DMs!

No último podcast do ano (sim, ouvintes, tiraremos férias de Dezembro!), Daniel Anand, Alexandre Yamao, George Bonfim e Gustavo Sembiano se reunem para um mega bate papo, detalhando tudo o que mudou (e não mudou) na última edição do mais amado cenário de Dungeons & Dragons: Forgotten Realms, os Reinos Esquecidos.

Para esse episódio, algumas novidades. Primeiro, o formato. Estou experimentando com o formato de Enhanced Podcast no feed. Isso significa que, para quem usa um dispositivo compatível (iPod ou iPhone, por exemplo), terá o episódio dividido em capítulos, e cada capítulo com uma imagem associada. Digam aí o que acham, está experimental. Além disso, decidi não colocar trilha sonora no episódio, só nos recados e dúvidas de D&D, digam aí se melhora ou piora.

Para quem não pode tocar arquivos M4A, tem a versão em MP3 pra tocar e baixar, logo embaixo.

E não deixem de nos seguir no Twitter! Sempre tem novidades, dicas e links por lá! E se você gostou e quer conhecer mais sobre os Reinos Esquecidos, recomendo essa série de podcasts especiais do Tio Nitro!

Aproveitem as compras de final de ano e dê uma ajudazinha para seu podcaster favorito! E, se for comprar Dungeons & Dragons na Amazon, é só clicar antes aqui!

Eu curti muito esse episódio, e espero que vocês curtam ouvir também! Deixem seus comentários aí em baixo.

E rolem muitos 20!

Sobre Daniel Anand

Daniel Anand, engenheiro, pai de gêmeas e velho da Internet. Seu primeiro de RPG foi o GURPS Módulo Básico, 3a edição, 1994. De lá para cá, jogou e mestrou um pouco de tudo, incluindo AD&D, Star Wars d6, Call of Chuthulu, Vampire, GURPS, Werewolf, DC Comics (MEGS), D&D 3-4-5e, d20 Modern, Star Wars d20, Marvel Superheroes, Dragonlance SAGA, Startrek, Alternity, Dread, Ars Magica e atualmente mestro 13th Age. @dsaraujo no twitter

Esta entrada foi publicada em Podcast e marcada com a tag , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

41 respostas a Podcast Rolando 20 – Episódio 34 – Forgotten Realms 4E

  1. SharpWalker disse:

    Valeu pelo arquivo em m4a, Anand! Agora sim, eu posso baixar do trampo! Já está no meu n95, vou começar a ouvir agora! Thanks a lot!
    Esse r20 sobre FR (2ª parte) era o que eu mais esperava!

  2. Pingback: Tweets that mention Podcast Rolando 20 – Episódio 34 – Forgotten Realms 4E | Rolando 20 - DnD 4ª edição -- Topsy.com

  3. samuel disse:

    Baixando! conexao ruim é fogo.

    Sempre joguei em cenarios genericos, nunca, nunca mesmo joguei em algum cenario oficial.

  4. Puppet disse:

    u.u Podcast pedido, é podcast feito !! Valeu Anand, pode ter certeza que esse podcast vai contar muito para eu resolver se compro ou não os livros.

  5. Adorei! Meu cenário favorito EVER! Já havia comentado em outro post, mas acho que meu narrador é um dos poucos seres na face da terra que não gostou de Forgotten 4E não por causa das mudanças feitas, mas sim porque NÃO MUDARAM O BASTANTE em sua opinião!

    • Daniel Anand disse:

      Puxa, que mais você acha que deveria ter mudado?

      • Eu acho que o cenário em si foi bem renovado, sendo que algumas mudanças talvez fossem desnecessárias, como a morte de alguns deuses (fiquei particularmente triste com a morte de Eilistraee, eu era muito fã dela). Mas eu estava me referindo no post acima a opinião de um mestre de uma campanha em que estou jogando. Ele afirma que preferia que todos os NPCs mais famosos, como Drizz't e Elminster, tivessem morrido, dando mais espaço para os jogadores se tornarem os grandes heróis do cenário!

        • SharpWalker disse:

          Well, mas para isso ele não precisa de um livro, é só criar este tipo de modificação.

          A verdade é que estes NPCs estão "aposentados", como discutido no cast. Mas o DM pode subverter esse conceito, seja pra eliminar de vez, seja pra trazê-los de volta a ativa.

          Não vai ser nada reconhecido pela RPGA, mas pra quem joga sem esse tipo de envolvimento, não é problema.

  6. Jay disse:

    Parabens pelo podcast!
    Exelente!
    Se não for pedir muito, seria possivel postar os nomes das trilogias de romances que preenchem o espaço entre o 3.0 e o 4.0?
    Ja abusando, seria possivel alguem me falar algum romance interessante de Eberron? 😀

    • Daniel Anand disse:

      Vou encaminhar o pedido para os RPGArautos, ou você pode ir diretamente lá e perguntar no fórum.

    • sembiano disse:

      Boa Tarde amigos,

      Em primeiro lugar gostaria de agradecer ao Anand a oportunidade de conversarmos sobre os reinos.

      A série de trilogias de romances que o Phil Athans(Editor Sênior de Novels da WotC) caracterizou como "transitions trilogies" e tratam da passagem da 3ª edição de FR para a 4ª são:

      – Lisa Smedman – Trilogia : Lady Penitent: http://www.o-love.net/realms/head_lad.html
      – Paul S. Kemp – Trilogia: Twilight War: http://www.o-love.net/realms/head_twi.html
      – Richard Lee Byers – Trilogia: The Haunted Lands: http://www.o-love.net/realms/head_hau.html
      – Thomas M. Reid’s – Trilogia: The Empyrean Odyssey: http://www.o-love.net/realms/head_ody.html
      – R. A. Salvatorre – Trilogia: Transitions: http://www.o-love.net/realms/head_tra.html

      Estas trilogias retratam em grande maioria o período logo antes, durante e imediatamente posterior a Spellplague. Para quem se interessar por detalhes de como rolaram as grandes mudanças nos Reinos é uma boa dica de leitura. Vale dizer que elas não retratam a época atual e sim parte da lacuna dos 100 anos que se foram. Além destas, já existe um número razoável de novels que trazem descrições dos anos atuais, mas estas discutimos melhor no fórum para não tomar tanto espaço.

      Abraços,

      My recent post RPGArautos na Ludus em novembro

    • sembiano disse:

      Segue lista das ditas trilogias de transição que comentei:

      – Lisa Smedman’s – Trilogia : Lady Penitent;
      – Paul S. Kemp’s – Trilogia: Twilight War;
      – Richard Lee Byers’s – Trilogia: The Haunted Lands;
      – Thomas M. Reid’s – Trilogia: The Empyrean Odyssey;
      – R. A. Salvatorre – Trilogia: Transitions.

      Vale dizer que os nomes são das trilogias e não de um livro em específico, mas e colocar no google acha rápido…ou se quiser dar uma passada lá pelo fórum, podemos conversar melhor sobre elas.

  7. Puppet disse:

    Putz !!! Anand parabéns, parabéns mesmo. Encerrou o ano em grande estilo. Onde você conseguiu esses monstros como convidados ?! Duas verdadeiras enciclopédias do FR !!

    Não gosto de rasgar seda mas, não há como não parabenizar. Parabéns pelo podcast, parabéns pela excelente escolha dos convidados, excelente podcast.

  8. Riketz disse:

    poxa, baixei o arquivo em mp3 e não sai son nenhum!
    todos os podcasts anteriores eu sempre baixei e nunca deram problema, o que pode ter sido?
    estranhamente isto também ocorre nos podcasts do tio nitro..
    alguém saberia o que pode ser e me ajudar?

  9. Pingback: RPG Brasil - Podcast de Forgotten Realms

  10. andré jespersen disse:

    Parabéns Anand, belo podcast esse. Falar a verdade eu havia comprado o player e o campaign guide de forgotten e eles tavam meio de escanteio aqui na minha estante. Escutando esse podcast eu me inspirei novamente a usar os reinos esquecidos como pano de fundo de futuras campanhas.

    Me diga uma coisa, vai rolar um igual com Eberron? A ideia de vocês fazerem o podcast com o livro da 4ed em mãos para comentar capítulo a capítulo é sensacional. Abraços!!!

  11. Rom_Machado disse:

    Muito bom o podcast. Nem curti tanto o Forgotten da 4ª edição, mas jogaria tranquilo no cenário (mestrar é outra história, já que tenho meu cenário próprio).

    Outra coisa que devo dizer é que nas minhas mesas jogador não joga de drow. Drow é mau, ponto final.

  12. Márcio disse:

    Parabéns pelo pod, Daniel! Mas se me permite ser o chato dos comments, este foi o pod com o som mais baixo dentre todos os já feitos. Em alguns momentos, tive que retroceder alguns comentários para entender o que se estava falando, seja por mp3player, celular ou streaming.
    Tirando isso, excelente material.
    Boas e merecidas férias para vocês!
    My recent post STEAMPUNK (PARTE 1)

    • SharpWalker disse:

      Realmente, o som estava baixo e inconstante… Imagino que isso se deva a gravação presencial, com a galera longe do mic. Ainda bem que o Anand não colocou trilha sonora durante o papo.

      Mas esse podcast é pra escutar com tranquilidade, olhando pro mapa de Faerun! 🙂

      • Daniel Anand disse:

        Pois é, quando a gente grava live assim fica difícil otimizar o som. Eu até amplifiquei na mão alguns pontos específicos (especialmente o Sembiano, que estava mais longe), mas não dá pra amplificar tudo senão fica ruim.

        Agora acho estranho você achar tão baixo assim. Eu sempre verifico a qualidade final do áudio ouvindo o podcast no meu iPod, e achei o episódio normal. Será que seu player não está configurado para ajudar o volume automaticamente das faixas?

        • Márcio disse:

          Hunnn… verificarei quando chegar em casa. Realmente decidi faezr esse comment por que raramente um pod fica baixo no meu celular. Se bem que devo estar ficando mal acostumado com os "screamers" dos NC e do NL. Hehehe.
          My recent post STEAMPUNK (PARTE 1)

        • SharpWalker disse:

          Está baixo em alguns pontos… Se vc ouve ele num smartphone ou num outro aparelho, fica difícil de discernir algumas palavras em ambientes assim.

          Eu coloco sempre no máximo volume, e tem algumas partes que fica bem baixo. Mas isso acontece em todos os ep's, não só nesse. Só que nesse rolou de ficar mais baixo por conta da distância do mic.

          A primeira vez que ouvi, tive que deixar algumas partes passarem batidas. Mas depois cheguei em casa e ouvi novamente, com tranquilidade.

          Se for possível, Anand, suba mais o volume dos próximos ep…

  13. SharpWalker disse:

    Anand, esse episódio foi muito bom! Parabéns a vc e a galera do RPGArautos! Embora eu tenha ficado um pouco ansioso com o fato de não ter mais episódios esse ano, foi um fechamento com chave de ouro!

    A idéia de um ep. especial falando sobre as regiões e comentando sobre elas é fantástica! Qdo vai ser? =P
    Espero que breve!

    Embora seja um jogador das antigas, sempre fiquei afastado de D&D. Mas a 4e está bem interessante e me apresentou a FR. As modificações no cenário não foram traumáticas pra mim, mas ouvindo vocês pude entender um pouco os motivos de alguns fãs para ojerizar esta ed. E tbém foi fundamental pra perceber que essa galera q fala mal está por fora! FR é isso aí, e vocês falaram sobre com muita habilidade! Mais uma vez, parabéns!

  14. DM Rafael disse:

    Muito bom episódio, e novamente a presença do RPGArautos não marcou bobeira! Parabéns a todos!

    Curti bastante porque estou bem desligado da nova versão de Forgotten,e já deu pra ter uma boa ideia das mudanças. E pelo que foi falado, foram várias! Nada como uma boa idade das trevas pra agitar o povo!

    Agora tenho que confessar que o setting da terceira edição era intimidador! Sempre achei o melhor dos livros de cenário, e usei muito das regras para jogador. Mas era informação demais de lugares, regiões, plots… demais pra minha cabeça de iniciante em Forgotten.

    Por tudo isso, acho que iria curtir muito mais a nova edição. Mais uma vez a Wizards facilitando a vida dos DMs! Valeu, Wotc!

  15. Olha, o podcast estava muito legal mesmo, mas dessa vez continuo não gostando das mudanças de transição. E até gosto disso… essas mudanças que me fizeram ver Eberron com bons olhos.

  16. Puxa, faz tempo que não comento mas não deixei de acompanhar o Rolando 20. Ótimo podcast com o tema muito bem desenvolvido, estou mestrando uma campanha em Forgotten, porém não estou utilizando as mudanças pós-Spellplague.
    Gostei da abordagem que vocês deram a respeito da introdução das "novas" raças, principlamente porque tenho um Warforged na mesa e ele optou por um background em aberto com uma das possibilidades levantadas por vocês que seria a criação única de um mago, deixando algumas pontas soltas para confirmar ou não essa teoria.
    Sempre tive vontade de acompnhar os romances ambientados em Forgotten, mas só li a trilogia da Joia do Halfling publicada aqui no Brasil, pretendo agora procurar os romances de transição citados para pegar um pouco mais desse sentimento de mudança que foi tão bem abordado no bate-papo de vocês.
    Parabéns Anand por mais um ótimo cast e até o ano que vem!
    My recent post HQ do GoLuck #45 – Melhor (suborno) do Ano

  17. Pingback: Resumão – Novembro – Parte 5 « TeiaCast

  18. Pingback: Romances

  19. Marcio Fiorito disse:

    Anand e David, o blog é dez e o podcast é um verdadeiro 20 bem rolado! 🙂 Apesar de jogar desde 85 (velho, sim, fazer o que?), só tinha jogado/mestrado em Forgotten uma meia dúzia de vezes, justamente por não ter paciência nem interesse para investir num cenário tão complexo e tão vasto. Só queria que vcs soubessem que, depois desse último podcast de vcs e do pessoal do RPG Arautos, não só comprei os dois livros de Forgotten 4a edição, como também estou "retconando" minha campanha para Toril. Mandaram bem demais!
    Abraços,
    Márcio Fiorito

  20. Pingback: Novos colaboradores do Rolando 20 | Rolando 20

Os comentários estão encerrados.