Podcast Rolando 20 – Episódio 4

Nesse episódio, ainda apanhando pacas do Garage Band, nós, Daniel Anand e Davi Salles, resolvemos dar nossos pitacos nos encontros não-combativos mais comuns da 4ª edição: os Skill Challenges. Comentamos sobre a errata, os tipos de desafios, como envolver a mesa toda, e como não deixar aid another atrapalhar os testes, entre outros.

Links:

Soundtrack desse episódio:

  • City of Sails – Midnight Syndicate, Nosso Tema de Abertura!
  • Mission Impossible Theme – U2
  • Street Fighter Themes (Ruy) – Capcom
  • Vale of Shadws – Jeremy Soule
  • The Legend of Zelda – Koji Kondo
  • Ogre Battle OST – Maseharu Iwata
  • Troubled Times – Midnight Syndicate
  • Big Blue – F-Zero OST
  • Fable – Robert Miles
  • Sonic CD OST
  • Lost in Space OST
  • Fanfarre – Capcom D&D Shadow Over Mystara, nosso tema de encerramento.

Rolem 20!

Sobre Daniel Anand

Daniel Anand, engenheiro, pai de gêmeas e velho da Internet. Seu primeiro de RPG foi o GURPS Módulo Básico, 3a edição, 1994. De lá para cá, jogou e mestrou um pouco de tudo, incluindo AD&D, Star Wars d6, Call of Chuthulu, Vampire, GURPS, Werewolf, DC Comics (MEGS), D&D 3-4-5e, d20 Modern, Star Wars d20, Marvel Superheroes, Dragonlance SAGA, Startrek, Alternity, Dread, Ars Magica e atualmente mestro D&D 5E on-line via Fantasy Grounds. @dsaraujo
Esta entrada foi publicada em Podcast, Skill Challenge e marcada com a tag . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

9 respostas a Podcast Rolando 20 – Episódio 4

  1. manso disse:

    Pessoal, tava ouvindo o podcast, e queria pedir esclarecimento sobre uma parte em especial, quando vcs falam sobre o DC de um teste fácil, que é 5.

    Durante o papo, vcs se perguntam se 5 não é fácil demais e tal. Isso me causa muitas dúvidas, pq na minha opinião 5 é simplesmente sem desafio nenhum, a partir do ponto em que todo personagem já vem com algumas skills trained (que já dão 5 pontos de graça)… e aí? Com uma DC 5, o cara não vai errar NUNCA, ou só se tirar 1 (falha crítica) ?

  2. Daniel Anand disse:

    Olá, bem vindo ao Rolando 20! Vamos lá: Primeiro, não existe falha crítica em teste de Skill, rolar 1 pode significar sucesso. Segundo, DC 5 não é desafio nenhum para quem é treinado com a Skill mesmo. Mas pode ser para quem tem +1, +2, que tem uns 20% de chance de dar uma falha no teste.

    Se você é treinado em História, por exemplo, vai passar com certeza nos testes fáceis, vai ter uns 15% de chance de falha nos moderados, e vai ter uns 40% de chance de falha nos difíceis. Parece bom pra mim, para um especialista. 🙂

  3. Davi Salles disse:

    É isso mesmo, uma pessoal que é treinada em athletics vai conseguir pular um buraca do 1,5metro pegando distância (DC 5), então você assume que a pessoa consegue automaticamente.

    Da mesma forma você pode comparar com outras coisas fáceis. Um cara treinado em história em Eberron vai ser como aconteceu a última guerra, é algo fácil muitas pessoas que não sabem história conhecem a história da última guerra.

    Quando pensar em teste fácil pense que qualquer pessoa treinada pode fazer aquilo sem desafio nenhum.

  4. manso disse:

    Valeu, pessoal!

  5. Marcelo Dior disse:

    Anand,

    Cadê a vinheta do «Rolando20» para meu podcast?

  6. Helton disse:

    Eu andei ouvindo e acompanhando faz pouco tempo o podcast e até o momento eu não tinha nada a reclamar, mas depois de escutar a musica do missão impossivel em um volume maior do que a voz de voces eu achei um pouco incomodo para prestar atenção nos comentarios.

  7. Daniel Anand disse:

    @Helton Eu ainda estava (e estou) aprendendo as manhas do Garage Band, então às vezes a equalização de volume fica meio ruim, mas estamos tentando melhorar. Obrigado pelo feedback, vou prestar mais atenção ainda no futuro!

  8. Dani Toste disse:

    Sob o risco de discordar dos especialistas (sem nem ter jogado 4ed), minha opinião: Acho que anunciar os Skill Challenges ou falar as pericias que os personagens podem usar tira um pouco da graça.

    Imagino (como jogadora) que o mais legal seria que eu percebesse que estou numa skill challenge pelo desenrolar da situação. Para mim seria muito semelhante ao combate, o mestre não precisa dizer “Agora vamos começar um combate, o adversário é um dragão branco e tais tipos de ataque são os principais para derrotá-lo”.

    Por que isso? porque eu acho que anunciar essas coisas mais mecanicas quebra um pouco do clima do jogo. Como jogadora me divirto bastante quando as coisas acontecem e depende um pouco da nossa percepção entender o que está acontecendo.

    Nessas horas, acho que o que pode ajudar são dicas do mestre se ele perceber que os jogadores estão completamente perdidos. Tipo, se o ladrão realmente não perceber que pode usar streetwise para descobrir sobre o mistério da adaga, o mestre poderia falar “fulano, olhando as inscrições na adaga você acha que é o tipo de coisa que as pessoas costumam conversar a respeito nas tavernas da ala sul da cidade” ou qualquer coisa do tipo.

    Ah sim, eu sou totalmente a favor da regra de o roleplay valer bonus ou penalidades.

    Ótimo episódio.
    Abraços

    Último post de Dani Toste: Boas Ações Valem Livros

  9. Li-San~~ =] disse:

    Olá ao rolando 20, bem o podcast melhorou bastante desde então, sobre Skill Challenges é muito gratificante realizar e concluir um durante uma partida. Gostaria de saber se por exemplo são 3 falhas seguidas ou se são 3 falhas dos digamos 8 testes para ter falha na skill challenge?

    Outra dúvida é sobre a apresentação da Skill Challenge, eu posso fazer de forma oculta e revelar no final digamos… "Vocês acabam de concluir uma skill challenge"? A idéia da música é legal. Vou ver se insiro em uma mesa, apesar que só faço isso quando é no Boss #Kalarel…

Os comentários estão encerrados.