Podcast Rolando 20 – Episódio 43 – Elfos

Olá Jogadores e DMs!

E depois de uma RPGCon, estamos de volta! E com convidados especiais! Nos juntamos Daniel Anand & Davi Salles com o Tchelo e a Lina Pascon do RPGPlanet para conversar sobre essas míticas criaturas da floresta e planos feéricos, os Elfos! Sejam elfos de Dark Sun, Forgotten Realms, Dragonlance ou da Terra-Média, batemos um papo sobre as características físicas e psicológicas da espécie tão comum em mesas de RPG.

Desculpem pela qualidade do áudio, foi uma mega improvisação conseguir colocar todo mundo num microfone aqui em casa. Mas é sempre divertido gravar ao vivo! Também tentei dar mais volume, como pedido pelos ouvintes.

Não deixem de nos seguir no Twitter! Sempre tem novidades, dicas e links por lá! E não se esqueça de colaborar com seu podcaster favorito! Ou, se for comprar Dungeons & Dragons na Amazon, é só clicar antes aqui! Vocês também podem deixar seus comentários aí em baixo.

E venham rolar 20 nas florestas!

Sobre Daniel Anand

Daniel Anand, engenheiro, pai de gêmeas e velho da Internet. Seu primeiro de RPG foi o GURPS Módulo Básico, 3a edição, 1994. De lá para cá, jogou e mestrou um pouco de tudo, incluindo AD&D, Star Wars d6, Call of Chuthulu, Vampire, GURPS, Werewolf, DC Comics (MEGS), D&D 3-4-5e, d20 Modern, Star Wars d20, Marvel Superheroes, Dragonlance SAGA, Startrek, Alternity, Dread, Ars Magica e atualmente mestro D&D 5E on-line via Fantasy Grounds. @dsaraujo
Esta entrada foi publicada em Podcast e marcada com a tag , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

52 respostas a Podcast Rolando 20 – Episódio 43 – Elfos

  1. Pingback: Tweets that mention Podcast Rolando 20 – Episódio 43 – Elfos | Rolando 20 - DnD 4ª edição -- Topsy.com

  2. renatorecife disse:

    Êba 😀 vai ser bom matar um pouco a saudade do Rolando20.

  3. DM Rafael disse:

    As sextas-feiras voltaram a ser inundadas de podcasts!
    yeah!!!!!!! 😀 /

  4. Lego disse:

    Valeu, Anand!
    Baixando agora.

  5. Marcelo Dior disse:

    "Levelator é meu profeta e meu áudio não abaixará." O volume tá bem alto!, tão alto quando os podcasts mais altos que eu escuto. Quem reclamar é um bobão.

  6. Leandro disse:

    Opa opa! um podcast do Rolando20 para matar a saudade!!!

    Baixando para escutar na volta do trabalho ^^

  7. cara, que bom que vcs tão de volta !

    muito bom mesmo !

    downloadeando pra dirigir pra casa amarradão !

    André RaistlinRJ

  8. Geovane Aranda disse:

    Graças a Deus vocês Voltaram! vida longa ao rolando20!!!

  9. DM Rafael disse:

    Como dificilmente poderia deixar de ser, curti bem o episódio! E a galera do RPG Planet tá ai pra mostrar pro que veio, tá passeando por vários podcasts! Tá faltando pegar um carimbo no VTT, no Bazar do Bizarrro e só não digo Nitrocast pq ele é um monocast, mas seria irado!

    Mas voltando ao tópico, já tive campanhas em que de 8 personagens, 5.5 eram elfos! E só pra completar, já que Dragonlance acabou não sendo citado propriamente, os elfos de Krynn começaram com os elfos selvagens, mas que depois parte deles evoluiu para os elfos altos e o resto continuou com sua organização tribal. Eras mais tarde, houve uma cisão entre os elfos altos, que gerou outra cultura separada.

    No final as contas, temos os elfos kagonesti (selvagens), silvanesti (os elfos altos tradicionalistas), os qualinesti (os elfos altos mais abertos ao convívio com outras raças) e o dimernesti e dagornesti (elfos do mar, criados pela magia do chaos).

  10. Pooxxaaaaa…. Demorou demais! Porem, antes tarde do q nunca… E eu q passei dias escutando os atrasados pra acompanhar em dia os novos podcasts, mas vlw a pena.

    Bem vindo de volta pessoal e q venham mais podscasts.

  11. brenno disse:

    Salve pessoal do Rolando 20,

    Outro otimo episódio para abandonar de vez o jejum, espero. Uma outra caracteristica que sempre achei muito bacana dos elfos, descrita na 2E, era a ausência da necessidade de sono, ficando apenas num leve transe controlado para descanso. Tambem acho valido o elfo "gay" vez por outra para fugir ao estereótipo do "humano de orelha pontuda".

    • Hyruma disse:

      Acho que elfos não são gays , mas sabios…
      E ja vi alguns lugares que dizem que os elfos demoram para fazer laços verdadeiros mas demoram mais para esquece-los…
      Por isso quando a esposa deles morre , eles não chegam cantando outras mulheres…

      • Davi Salles disse:

        Não é que são gays, mas possuem uma personalidade muito menos masculina, Yang, fogo, ativa. Então falamos que é gay, mas é brincadeira, assim como homens sensíveis não necessariamente são gays, só possuem uma personalidade mais comum em mulheres.

    • Davi Salles disse:

      Não precisar dormir é bem legal, outra coisa que vem da terra-média.

  12. renatorecife disse:

    Muito legal o episódio, parabéns a todos os participantes. Já que os Drow ficaram meio de lado, será que eventualmente rola um episódio sobre eles?

    Sobre as classes que combinan com Elfos, dentre as que não ficam legais estão as Psiônicas, até por causa da ligação da raça com a magia arcana e com a natureza, mas seria uma escolha interessante para fugir do estereótipo.

    As classes divinas acho que também não combinan muito, mesmo tendo o bônus de sabedoria que mecanicamente vai ajudar, acho que os Elfos são muito autoconfiantes e (como disseram no episódio) um pouco arrogantes, não imagino um Elfo orando a um deus (mesmo que seja élfico) com a devoção e humildade que um clérigo Humano ou Anão faria.

    • Davi Salles disse:

      a arrogância élfica não deveria ser maior que sua devoção, mas um elfo mago pode sim achar-se mais poderoso que um deus, mas acho que os magos são arrogantes em relação as outras raças, mas não aos deuses.

      Acho melhor falar de outras raças, especialmente as que já sairam livros de raças.

  13. Hyruma disse:

    gostei muito do Podcast sempre os acompanhava mas esse sobre elfos foi muito interresante , gostaria de poder conversar um pouco mais com vocês…
    Vocês falaram que para nós humanos a morte é uma grande trajédia mas para os elfos seria uma tragédia muito maior… Lembrando que no começo um de vocês mencionou que os elfos , gnomos , goblins e Orcs vieram da mitologia " Nórdica " ; Alguns filmes e livros dizem que o povo guerreiro da mitologia nordica não viam a morte como uma tragédia , em alguns livros o autor faz menção a um sorriso.
    – Hoje mesmo amigo , estará bebendo hidromel ao lado de Odin…
    —— // ———
    Proximo aos 38 minutos um de vocês disse que a morte era uma coisa " boa " oque contradiz oque vocês afirmaram no inicio. boom , tirando algumas coisas que não concordo.
    Aragorn seria um Híbrido no caso ? '-' , acho que não… Aragorn é um Gurdião que tem sangue dos Grandes reis ( humanos ) e Não elfos …
    Adoraria estar um dia ai com vocês fazendo um podcast *–*

    pakkun12009@hotmail.com
    quem quiser add >_>

    • Puppet disse:

      Aragorn é um Dunedain, no podcast eles traçam um paralelo entre esses "super humanos" do Tolkien e os meio-elfos, por que os Dunedain vieram das terras imortais.

      • Davi Salles disse:

        Os Dunedain surgiram justamente quando um meio-elfo escolheu seguir o caminho dos homens. Portanto ele tem sangue élfico, mas é humano, assim como os os netos de um meio-elfo terão algum sangue élfico.

    • Davi Salles disse:

      É claro que nos contradizemos, somos diferentes pessoas, o Anand falou da morte dos elfos ser uma tragédia muito maior que uma morte humana e eu falei que a morte de um humano na terra-média antigamente não era uma tragédia era um presente. Mesmo assim o Anand estava comparando elfos e humanos normais (eu e você, para nós morte é tragédia), eu falei dos humanos da terra-média.

  14. Edu Trevi disse:

    Legal o podcast! Que bom o Rolando 20 voltou! \o/

    – Edu Trevi [EpicKingdomRPG]

  15. Dan Ramos disse:

    Correndo o risco de ser simplista, acho que esse foi o RolandoCast que mais gostei. Gosto do tema, todos vocês estão muito bem na falação, os comentários são muito bacanas e o humor sempre na dose certa. Só quem tem experiência de podcasts pode fazer coisas assim (e eu digo de gabarito, já que tentamos fazer um pod lá no paraga e vimos como é difícil atingir um nível tão bom, hehe).

    Ou seja, foi esse que me fez voltar a ter vontade de ouvir podcasts, estava desanimado. Não parem MESMO Anand, Davi, Tchello, Lina. Vou voltar a ficar de butuca aqui e lá no RPG Planet pra ouvir tudo de bom que vocês tem a dizer =D

    Abs!

  16. Tchelo disse:

    Valeu Dan. Fico orgulhoso de saber que voltou a ter vontade de ouvir podcasts!
    Esse episódio foi muito light de gravar. Sentamos envolta da mesa e disparamos a falar. (Pausa só pro China in Box). Espero repetir a dose em breve com os Rolando 20. Foi muito divertido!

  17. Guilherme Göltork disse:

    Um pouco sobre os elfos de Eberron:

    Os elfos de Eberron são bem versáteis. Da maneira como o Davi explicou não deixa de estar certo, mas eles se dividem em mais subgrupos.

    Os primeiros elfos eram nativos de Xen'drik e escravos dos Gigantes.
    Os rebeldes, fugiram para Aerenal. Aqueles que ficaram no sul desse subcontinete eram mais voltados à adoração de seus ancestrais e através de rituais de necromancia tranformam seus mais velhos e sábios membros em undeads capazesde manter seu alinhamento bondoso. Já aqueles que habitaram o norte de Aerenal, foram aqueles que bateram de frente com os gigantes e por isso são mais guerreiros.
    Os elfos de Valenar, já no continente de Khorvaire, são descendentes dos elfos do norte de Aerenal e por isso também não fogem de uma briga. Na verdade eles adoram batalhar cavalgando seus warhorses enquanto empunham suas cimitarras duplas. Keith Baker em um de seus romances esqreveu que os Valenares são como gatos que gostam de brincar com a presa entes de devorá-la.
    Ainda existem também os sombrios elfos assassinos e espiões das Dragonmarked Houses: Phiarlan e Thuranni.
    E embora não sejam tão comuns como em outros cenários, existem tbm os elfos mais naturebas nas Eldeen Reaches.

    Quanto aos drow, são os elfos que permaneceram em Xen'drik.
    Eles se dividem em 3 clans diferentes: Vulkoori, Sulatar e Umbragen.
    Os Vulkoori veneram um deus escorpião chamado Vulkoor e são meio aborigenes/pigmeus (talvez até canibais).
    Os Sulatar são piromaniacos adoradores de uma entidade do fogo que creem que um dia o mundo será romado por chamas.
    Os Umbragen são os drow mais clássicos. Eles vivem em Khyber (Underdark de Eberron) e atualmente guerreiam contra aberrações que tem ameaçado destruir seus territórios subterrâneos.
    ======================

    Na minha mesa de Eberron, Eladrins foram os primeiros elfos a abrir portais para Xen'drik. Aqueles que tiveram uma chance de escapar voltaram para Thelanis e continuaram a ser Eladrins, os que ficaram foram escravisados e se tornaam elfos e mais tarde drow.

  18. vendo o comentarios dos companheiros e conversando com uma amigo pelo msn, acaber de pensar q, quando meu grupo de D&D4E voltar a ativa, ouvir o podcast do rolando 20 vai ser altamente recomendado, passivel ate de perda de xp (rsrs)…terao q ouvir pelo menos akels ligados aos seus personagem. Tipo, quem vou elfo vai ter q ouvir esse e tal…

    Vlw por mais essa ajuda de vcs…

  19. Kendji disse:

    welcome back!
    Muito bom o podcast!

  20. Olá turma do ROlando 20. Ainda não ouvi este Ep. mas estou ouvindo dsdo inicio, peguei a dica lá com o tionitro e estou gostando muito dos programas. Já ouvi umas 5 ou 6 edições e com a ajuda de vocês estou aparando duvidas diversas deste sistema que eu estou aprendendo do Zero.

    Abraço ai e vou conferir esta edição, que deve estar bem legal tbm.

  21. Cobrador disse:

    Ô rapai, cê num respondi mai as pregunta du Formpsring naum?

    • Daniel Anand disse:

      Respondo cerca de uma vez por semana, não espera nada antes disso. Além disso, se sua pergunta não fizer sentido (eu não entender), tiver erros crassos de português, ou não for uma pergunta, ela será apagada.

  22. Pronto!
    Já ouvi quase todos os programas, Parabéns.

    O pior de ouivir mega atrazado é que fico só na vontade de participar das promoções =p

    Abraço e parabéns +1 vez pois vocês mandam MUITOOOO Bemmm

  23. Juelho disse:

    Você ERRAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!:D

  24. @zotyslin disse:

    Sou novo aqui no rolando20 , ainda estou aprendendo a lidar com o fórum e com os Podcasts e as dicas… Pela Design e por alguns Podcasts que eu já vi achei muito interessante…
    E esse Podcast sobre elfos me interessou bastante , achei muito legal !
    Algum de vocês tiveram a oportunidade de ir no Anime Friends ? infelizmente não pude ir , mas sempre frequento , lá é muito interessante , fora as varias mesas de RPG e Lojas de Livros & Dados…
    =)

  25. Lina Pascon disse:

    Anand e David, ficou muito legal!!! Adorei participar do podcast….bjos…

  26. Douglas IceD disse:

    Muito bom o podcast sobre Elfos.
    Um acréscimo que gostaria de fazer é referente aos Elfos do DRAGON AGE RPG.
    Existem dois tipos lá também, e são abordados de maneiras bem incomuns.
    Os City Elves que são Elfos que incorporam a cultura humana, adorando a um só Deus , no caso THE MAKER, que são vistos como párias, pois eram escravos dos humanos, e hoje vivem em bairros parecidos como favelas e tal.
    E os Dalish Elves, que são elfos que se renegaram e buscam a vida antiga de seus antepassados, adorando os Deuses Elfícos antigos, vivendo em caravanas nômandes, nas florestas, geralmente com as faces tatuadas e um tanto quanto xenofóbicos.

  27. DiegoRain disse:

    Muito bom o Podcast sobre Elfos
    Espero ansiosamente os podcasts das outras raças principalmente as raças que jà possuem seu livro básico na 4ª edição (Tiefling e Draconato)

    Mais espero mais ansiosamente ainda pelo próximo podcast de Eberron (O podcast 2 da Ultima grande Guerra!)
    E ai alguma expectativa de quando vai sair este episodio?
    Flws um abraço pra vocês!

  28. Pingback: A Quinta Dimensão #05 – Boletim Semanal « Além da Imaginação

  29. Rapaz a idéia de abordar o histórico da lenda dos elfos, dicas de interpretação e os diferentes tipos de elfos dos mais variados cenários foi bem bacana… muito bom o Podcast.

    Mas eu tenho uma visão meio peculiar de elfo, na verdade ha milhões de anos atrás eu rabisquei umas idéias para um cenário próprio, que seria mais próximo dos índios dos trópicos (Lembrando um pouco os Navi de AVATAR), que seriam negros e/ou brancos bem bronzeados, não usariam metal, teriam uma cultura completamente marcial (como os próprios índios, porém mais próximo dos espartanos) e seriam vegetarianos (como eu, hauhauhau). Nas florestas seriam praticamente invencíveis… mas teriam dificuldades em combater em outros terrenos (falando de combate de massa).

    Na verdade na 4ª Ed do D&D, separar elfos de eladrins foi a melhor coisa que fizeram… pois pensar em elfo como uma espécie de "nobre" espadachim não me agradava. Porém faltou o "Meio-Eladrin", na verdade o meio-elfo, pra mim, tende mais pro eladrin do que para o próprio elfo.

    Desculpem encher a paciência de vocês… falow! ^^

  30. @zotyslin disse:

    Nossa , eu estava revendo seus primeiros Podcasts , Fiquei indignado quando vi e comparei com essa seu ultimo podcast , vocês evoluiram demais , assim como os Jogadores que evoluem no Roleplay , vocês evoluiram demais , estão muito mais simpaticos 😀 , Por exemplo , Compare o Episódio 3 com o Episódio 43 ou com o 41 , vocês vão ver como evoluiram muito 😀

  31. @zotyslin disse:

    hm… Daniel Anand , como faz para se cadastrar no rolando20 ?

  32. @zotyslin disse:

    Alguns comentários têm fotos ao lado , e eu estou querendo saber como faz para colocar uma foto ao lado de meu comentário também ;D

  33. GildoCra disse:

    Gostei muito, ficou bem legal. Falando das classes acho que vocês souberam expressar quais seriam geradas no seio da sociedade. Agora sobre as classes, como em toda sociedade a maioria não vive reclusa das outras raças e o intercambio cultural é próprio do convivi-o, sem falar dos itens que se repetem em tantas culturas sem intervenção externa (ex. arco, faca, martelo).

    Ex. Ao contrario de vocês não estranharia um wood elf que nem esse do post tocando uma falta convencional, assim como Link com a ocarina. E imaginem que na batalha todos aqueles falsetes, os sons agudos e ligeiros pudessem remexer com a alma das pessoas para um confronto imediato.

    Estou tentando fazer um Gnomo Feiticeiro, aquele tipo que anda meio estressado, mas não raivoso.
    Um pouco de magia arcana, e se puder runas. Meu barracão não para de brilhar durante a noite, todas aquelas luzes me deixam tonto. Gimbol Croword, o coração cinzento – diria ele de cima de uma cadeira – tudo que posso pelo melhor preço.

    [b][i]-Goblin, criaturas nojentinhas…desgostosas.[/i][/b]

    Meu elfo fica pra depois.

  34. skuray powergame disse:

    ola!!! sou um powergame q estou me redimindo perante meus colegas de rpg D&D 4e e outros .
    sempre fui um jogador pg e hoje de pois de tanto rpg eu quiria me redimir para meu amigos .
    hoje fiz um warlord cavaleiro comandante lvl 11 deichei de jogar com um ranger fulldamage mili no lvl 10 fiz um combo de ( 97 de dano em um turno ) sem tirar 20 no dado !!!
    hoje estou em um grupo lvl 11 q tem mago .ladino .guerreiro .warlord .e meu ranger q começou como humano e hoje ele e meio-orc nem falo como eu consigui mudar de raça durante a campanha!!
    agora vou usar toda minha capa capacidade de powergame para fazer um super warlord…
    e gostaria q vcs fizessem um podcast sobre os tipos de jogadores seria muito legal e divertido!!!
    ea adisionar o (ravenloft ) jogador alegre de mais .valeu ^^

  35. @caioviel disse:

    Vocês falaram algumas coisas erradas sobre os elfos de Tolkien.

    Os elfos originalmente nasceram todos na Terra Média e eram divididos em vários clãs. Quando os Valar derrotaram e prenderem Melkor, eles convidaram os elfos para irem para Valinor. Alguns elfos toparam ir, entre eles os Vanyar (elfos loiros equivalentes aos Elfos do Sol de Forgotten), os mais nobres e belos dos elfos; os Noldor (elfos de cabelos escuros, equivalente aos Elfos da Lua de Forgotten, Em LotR temos a Galadriel como exemplo), os mais habilidosos e sábios dos elfos; e os Sindar (que tinham outros nomes diferentes, mas vou deixar sindar para facilitar!), que eu associo com os Elfos da Floresta do Forgotten, o Legolas é um desses. Sobraram os elfos silvestre (elfos verdes ou elfos escuros), que nunca viram a luz e são mais tribais, menos nobres.

    Durante a viagem até Valinor, os Sindar se perderam e não conseguiram ir. Ficando conhecidos como elfos cinzentos (que seguiram a luz mas não chegaram nela). Os Noldor e os Vanyar chegaram até Valinor e moraram lá por algum tempo. Os Noldor acabaram retornando depois de serem enganados por Melkor.

  36. Arkanthus disse:

    Sobre as origens mitologicas dos elfos.

    Existem três linhas que são muito fortes na cultura européia.

    O elfo irlandês, sendo os mais famosos os Leprechauns, seguem a linha de baixinhos, branquinhos, bochechas rosadas com pintinhas… etc.

    O elfo bretão, que é baixo, a orelhas são muito maiores que o normal, estes elfos são os que aparecem nos livros e filmes do harry potter.

    O elfo germânico, que na verdade são feios de doer, muitas vezes são confundidos com os goblins.

    O Tolkien misturou o elfo irlandes, com a lenda celta do Verdant Prince [uma criatura normalmente mal aproveitada em aventuras de D&D. Que era uma figura importantissima na cultura da bretanha e caledônia pré-romana, sendo encarados não apenas como elementais de bosques e florestas, mas sendo eles mesmos a manifestação de toda a vida que habita em determinado local.

Os comentários estão encerrados.