Podcast Rolando 20 – Episódio 72 – Gigantes

Capa do Episodio-72Estamos de volta! E dessa vez com ajuda extra! Daniel Anand, Davi Salles, Gustavo Sembiano e Daniel Cenoz se juntam para voltar a falar do que a gente mais gosta: RPG, mais especificamente Dungeons & Dragons. E nesse episódio nós vamos aproveitar todo essa animação ao redor da campanha nova da Wizards of the Coast, e vamos falar de Gigantes.

Falamos de Gigantes em Forgotten Realms, mas também comentamos a história de criação, os tipos de gigantes, sua cultura, idéias de interações e outras idéias para agigantar sua campanha ou jogo de RPG. E não fique só no podcast! Temos vários posts sensacionais aqui no blog falando mais sobre gigantes, a campanha nova, magia rúnica e mais.

Esse é o primeiro episódio que eu edito em um bom tempo, então não reparem na ferrugem. Além disso, não tive tempo de sonorizar. Para os próximos episódios, contratei edição profissional e deve melhorar bastante. De qualquer forma, não deixe de deixar seu comentário aqui, eles são o combustível do podcast.

E se você gosta de Dungeons & Dragons e RPG em geral, não deixe de seguir o Rolando 20 no Google+, no Facebook e no Twitter! Sempre tem novidades, dicas e links por lá! Também temos nosso canal no YouTube, onde rola conteúdo adicional e complementar, se inscreva! Voltamos em duas semanas com mais um episódio!

Nosso feed é o http://feeds.feedburner.com/Rolando20 , e também estamos no iTunes.

E rolem 20!

Sobre Daniel Anand

Daniel Anand, engenheiro, pai de gêmeas e velho da Internet. Seu primeiro de RPG foi o GURPS Módulo Básico, 3a edição, 1994. De lá para cá, jogou e mestrou um pouco de tudo, incluindo AD&D, Star Wars d6, Call of Chuthulu, Vampire, GURPS, Werewolf, DC Comics (MEGS), D&D 3-4-5e, d20 Modern, Star Wars d20, Marvel Superheroes, Dragonlance SAGA, Startrek, Alternity, Dread, Ars Magica e atualmente mestro 13th Age. @dsaraujo no twitter
Esta entrada foi publicada em Podcast e marcada com a tag , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

24 respostas a Podcast Rolando 20 – Episódio 72 – Gigantes

  1. Julio Cesar dos Santos disse:

    A quase dois anos descobri o canal e tenho gostado muito. Fiquei cheteado qdo anunciaram o fim do canal, mas agora com o retorno tenho certeza que vai alegrar e trazer muito conteúdo para novos e antigos seguidores! Que muitos sucessos críticos venham! E rolem 20!

  2. Jean Rodrigo disse:

    Rolando 20 e agora com Vantagem! Episódio espetacular! Apesar da ferrugem a conversa estava excelente. Parabéns pelo retorno! Estou ansioso pelos novos episódios e tudo o que eles trarão de novidades da 5ª Edição. Falem mais sobre as aventuras prontas das edições passadas e como adaptá-las ao sistema do D&D 5ªE. Eu estou com algumas mesas e quero usar as clássicas do AD&D e D&D 3.0.Como faço para adaptá-las de forma coesa e que traga desafios aos players?

    • Daniel Anand disse:

      Adaptar da 3E é bem fácil, na verdade. Você só precisa ajustar AC e chance de acertar para ficar algo razoável e similar a criaturas do mesmo CR. Tem um guia detalhado para conversões de todas as edições para a 5E aqui: http://media.wizards.com/2015/downloads/dnd/DnD_Conversions_1.0.pdf

    • sembiano disse:

      Bom, este é um assunto muito interessante e espinhoso. Eu mesmo, faz alguns meses comecei a adaptar a Castle Spulzeer do AD&D, mas desisti pelo fato de ser muito trabalhoso e tomar muito tempo. Uma aventura ponta calcula desafio e recursos dos personagens entre os encontros e o sistema da 5th é baseado no Bounded Accuracy, ou seja, eles definiram índices máximos, espremeram os níveis para não ultrapassar estes índices e evitam desta forma quebrar a matemática do sistema(vale ler o artigo do Davi). A própria WotC com isso prefere hoje fazer aventuras com os conceitos destas clássicas ao invés de adaptar, veja Castle Ravenloft versus Curse of Strahd….., mas isso realmente dá pano para um podcast só deste tema.

  3. RafaelDragonMaster disse:

    Aeeee! O retorno do Podcast Rolando 20!!! Muito bom o episódio! Para complementar a parte de mitologia nórdica, assim como em Niflheim existem os Gigantes de Gelo, em Muspelheim existem os Gigantes de Fogo. Gostaria de ver um episódio com vocês falando oque cada um esta achando do D&D 5e e das mudanças que acontecerem.

    • Daniel Anand disse:

      Boa, valeu pelo comentário. A gente comentou o que acha da 5e em posts e vídeos no canal do YouTube. Sobre mudanças, temos idéias sobre isso para os podcasts.

  4. luiz carlos junior disse:

    Muito bom saber que Rolando20 Podcast esta de volta. Vocês são os últimos bastiões do RPG em audiocast!

    Gostei do novo episódio sobre gigantes. E queria compartilhar outras duas referências do mundo POP.

    A primeira, é o Gigante de Pedra do filme História Sem Fim. Se os gigantes de pedra são artesãos… o que dizer sobre um que anda de triciclo! (No segundo filme, aparece um bebê gigante de pedra)

    Minha segunda referência é o filme Trolljegeren (Troll Hunter, em inglês). Eu sei, eu sei… trolls são criaturas diferentes de gigantes. Como mencionado pelo Davi, em diversas culturas eles possuem origens em comum… Procurem o trailer, o filme vale pela curiosidade, e uma caçada por criaturas gigantescas pode ser muito muito assustadora!

    • luiz carlos junior disse:

      Lembrei de mais um, e este é do próprio universo de D&D… que são as Luvas (ou Manoplas) de força de Ogro e o Cinturão de Força de Gigantes! Que jogavam seu atributo lá pra cima na tabela, acima de 18. Mas só força! Você ainda continuava com seu 9 Destreza, e seu -1 em reflexos!!! Haha

  5. Czar Santos disse:

    Que legal que vcs voltaram! Eu assisti tds os seus podcasts é muito bom ter vcs de volta.

  6. Jones Vieira disse:

    Que boa surpresa ver um novo episodio do Rolando20 no player de odcasts! Gostei muito do episodio e espero que voltem com tudo! Gostaria de sugerir podcasts com tematicas basicas da 5e, como descrição de raças e classes que vocês fizeram na 4e. Ficou um material muito bom para apresentar para novos players e seria muito legal ter algo nesse sentido da 5e também.

  7. Valdigleis disse:

    O podcast de RPG que mais reverencio retornou feliz demais, que venha muitos acertos criticos, e rolem 20!

  8. Fernandomust disse:

    façam um podcast falando a opinião de vcs sobre a 5º edição e fale um pouco sobre como as classes/raças e o q mudou no sistema de combate do 5.0, vlw o podcast de vcs é o melhor q existe tomara q tenha mais parcerias com tio nitro tbm!!! vlw

  9. Pedro H. C. Costa disse:

    Só passando para agradecer vocês pelo podcast e pela volta a ativa. Conheci o Rolando20 na época da quarta edição, e desde então tenho estado aqui como ouvinte “fantasma”, já que não sou muito fã de me manifestar.
    Porém, dessa vez achei importante vir aqui, já que noto todo o esforço da equipe do Rolando20 em voltar a ativa, mesmo depois de muito tempo.
    Sobre o Podcast, não tenho nada do que reclamar, o assunto correu bem e a tentativa de trocadilhos com gigantes e grandeza foi engraçada.
    Eu gostaria de ver em breve postagens e podcasts falando sobre como as raças e as classes ficaram na 5e, já que era algo que vcs faziam muito bem nos tempos da iniciativa4e.
    Abraço e continuem Rolando20!

  10. Muito bom poder escutar novamente o rolando 20 sejam bem vindos e fiquem o quanto quiserem!!!!

    Obrigado

  11. Fiquei bastante contente com a volta de vocês!

  12. Paulo nunes disse:

    show!! parabens pelo retorno….e sugiro vcs fazerem um episodio citando RPGs de sucesso no momento como Numenera, Savage words, FATE etc…

  13. Luiz Guilherme disse:

    Saudações joviais!

    Episódio fantástico, parabéns pelo retorno e podem acreditar que vocês fizeram falta. <3

    A respeito do programa, achei ótimo conhecer mais sobre as origens e características e ainda mais saber que cada tipo de gigante possui um tipo de sociedade.

    Duas considerações:

    1. Adoro os ogros, senti falta deles no papo. Mas um suplemento premiado de Pathfinder chamado Classic Monsters Revisited – onde cada 'humanóide monstruoso' clássico de fantasia tem um capítulo de referência – apresenta uma sociedade bizarra e burra para os Ogros. Inclusive um dos seus passatempos favoritos é o chamado "Man-dueling", aonde um ogro agarra um humano pelos tornozelos e o emprega como 'espada' para duelar contra outro abrutalhado esgrimista.

    2. A respeito do uso de gigantes em campanhas: Certa vez narrei uma campanha para personagens malignos em Forgotten Realms 3.5, o grupo seria uma unidade de elite de Thay, o reino que havia anexado alguns vizinhos e almejava franca expansão pelo continente. A tarefa do grupo era viajar pelo mundo arrebanhando todo tipo de escória e monstros para as fileiras do Exército. O primeiro e único arco da campanha consistia em viajar para o leste e costurar todo e qualquer tipo de acordo entre os gigantes, levando em conta que caso se conseguissem aliados nos Gigantes de Fogo, perderiam suporte dos Gigantes de Gelo, e etc.

    A campanha foi interessante, inclusive no sentido de que foi uma das poucas experiências boas com grupos malignos. As poucas comunidades humanas na região eram oásis, logo os jogadores prezavam muito por mantê-las inteiras.

    Desculpe o comentário longo.

    Como já dito acima, bom retorno. São muito bem vindos. 🙂

    • Daniel Anand disse:

      Muito obrigado pelo feedback. A gente correu com o final do podcast, porque tive problemas técnicos no início da gravação, e atualmente a hora que tenho reservada pra gravar não tem muita flexibilidade.

  14. totendias disse:

    Aeeee… voltando a publicar, Saudade deste podcast.
    Sucesso galera

  15. Adriano Moraes disse:

    aaaaaaaaaaaa que deliiiiicia cara! Rolando20 de volta e com vantagem!
    Por favor continuem com o trabalho, porque ouvir conteúdo de qualidade em pt br sobre RPG é doidimais. 8)

    Vcs ainda estão devendo a segunda parte da Última Guerra de Eberron. (jamais esquecerei) 8P

    abçs \o/

  16. Gustavo disse:

    Que notícia maravilhosa! Este é o meu podcast de RPG preferido ! Por favor, não parem mais!

Os comentários estão encerrados.