Faça sua parte para o D&D em 2012

Galera,

Se tem uma coisa que não faz o RPG morrer é a nova leva de jogadores. E se você quer contribuir com o D&D, você pode fazer isso de duas maneiras. Uma, é mestrar. Simples assim. Outra, é chamar novos jogadores.

Mas, calma lá. Se tem uma coisa que eu detesto nessa vida é “evangelizador” de RPG. Sabe aquele cara que acha que o RPG faz dele uma pessoa especial, e que você tem que jogar por causa disso e daquilo? Geralmente ele tem um sistema melhor que os outros também. Não seja esse cara. O que você pode fazer é: ou chamar pra jogar na sua mesa, se for uma pessoa que não vai zoar sua mesa atual (não zoe sua mesa atual!), ou, minha melhor opção, dê D&D de presente pra ela.

Cara, a caixa básica de D&D, a caixa vermelha, nostálgica e épica, vai ser lançada no Brasil pela Devir em breve. Em princípio, no final desse mês, mas sabem como é. E ela está por menos de R$45 na Moonshadows em pré-venda, e deve ficar por uns cinquenta reais por aí. Faça a sua parte para o D&D em 2012 e dê essa caixa de presente pra alguém.

Porque mesmo que a pessoa não jogue, algum sobrinho ou primo um dia vai pegar essa caixa e vai descobrir um hobby muito massa. E nada melhor que mapas, fichas, cartas e dados esquisitos pra facilitar esse processo. E daqui a uns vinte, trinta anos, na sua aposentadoria, vai ter mais gente para você chamar para aquela mesa esquema de D&D 19ª edição no asilo.

E vocês? O que acham? Que mais podemos fazer para divulgar o hobby sem ser um chato de galochas ou zoar a própria mesa?

Até!

Sobre Daniel Anand

Daniel Anand, engenheiro, pai de gêmeas e velho da Internet. Seu primeiro de RPG foi o GURPS Módulo Básico, 3a edição, 1994. De lá para cá, jogou e mestrou um pouco de tudo, incluindo AD&D, Star Wars d6, Call of Chuthulu, Vampire, GURPS, Werewolf, DC Comics (MEGS), D&D 3-4-5e, d20 Modern, Star Wars d20, Marvel Superheroes, Dragonlance SAGA, Startrek, Alternity, Dread, Ars Magica e atualmente mestro D&D 5E on-line via Fantasy Grounds. @dsaraujo
Esta entrada foi publicada em Post e marcada com a tag , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

28 respostas a Faça sua parte para o D&D em 2012

  1. Dan Ramos disse:

    Inclusive é essa mistificação do RPG que afasta novos jogadores. O ideal é dizer: isso é um jogo divertido, vamos jogar? E pronto!

  2. Romani disse:

    Cara, achei a iniciativa super válida, pena que a edição Essencial da Devir não virá com dados. Para os desavisados, esta será a primeira aventura de um mestre ou de futuros jogadores…. hum.

  3. Eu concordo em quase tudo, tirando o fato do asilo.
    Quero jogar/mestar para os meus netinhos, e com velhos amigos em minha casa futuramente.

    Mas acho que a iniciativa de criar um blog, ou mesmo ajudar a divulgar um blog que você goste também ja ajuda bastante.

    De pouco em pouco, algumas pessoas que ja conhecem e querem conhecer rpg acabam acessando.
    Vamos todos ajudar a termos um ano melhor ainda para o rpg.

    Mais uma iniciativa muito boa.

    Abs.

  4. InSaNo® disse:

    Caramba!!! Não acredito que vão relançar a Caixa Vermelha aqui no Brasil. Meu primeiro contato com o mundo do RPG foi por meio desse kit, muito antes de eu ter noção de fato o que era RPG. Nostalgia pura!

  5. O unico problema é que as regras são da 4 edição

    • Daniel Anand disse:

      Isso não é um problema, é um feature! É a edição mais iniciante friendly desde o D&D Original (nos primeiros níveis, claro!), na minha opinião. Precisou explicar feats, ranks, ou (deus me livre) non-weapon proficiencies, perdeu o novo jogador.

  6. Thiagüin disse:

    Po galera eu sou novo e poucas vezes joguei rpg….nao por falta de vontade mas sim por falta de players… agora eu qeria comecar a jogar com uma galera nova….mas preciso aprender as regras….eu devo comprar esse livro vermelho pra aprender as regras ou deve comecar das edicoes mais novas??? Fica ai minha duvida…..abraçoss

    • Dan Ramos disse:

      Aguarda a Caixa Vermelha da Devir chegar, ou (jabá de oportunidade) dá uma olhada no Old Dragon (é só googlear), baixando de graça a versão fastplay!

      =D

  7. Gabriel Onasses disse:

    Ta ai, eu já tava querendo começar a jogar, agora com a Essentials em português e barata eu vou comprar sem problema algum.
    Tentarei comprar todos da linha Essentials lançados pela Devir, vou por enquanto enrolar com as miniaturas de papel, mas quando tiver grana comprarei logo as miniaturas e os livros da quarta edição, espero que daqui para o fim do ano a Devir lance uma boa quantidade de livros, principalmente os manuais de monstros o guia do mestre 2, e o livro do jogador.

  8. mTorres disse:

    Gostei da ideia e vou presentear um amigo … apesar de nao jogar a 4ª edição ^^
    Os dados realmente são um problema…. vou ter q tirar da minha coleção….

    e pra ajudar.. a devir ta com frete gratis 🙂 na pre venda.. e na Moonshadows não.. o desconto deles é inferior ao valor do frete (fica a dica)…….

  9. Silas C disse:

    A Linha Essentials é muito boa, gostei muito dos monstros e do Livro de Regras.

  10. Li um comentário feito na palestra que rolou ontem no evento "D&D Xperience", que está rolando neste fim de semana nos EUA, da parte de um dos designers de D&D Next que me deixou pensando: o que seria de D&D hoje se tivessem feito isso? Seguem abaixo as palavras de resposta dadas a uma das perguntas feitas.
    Pergunta: O que a WoTC aprendeu com a linha Essentials?
    Resposta: Fazer primeiro a fundação, o material de introdução de nível. Começar com um conjunto básico e depois acrescentar complexidade. Se tivéssemos lançado primeiro a linha Essentials e depois o Livro do Jogador 1 como uma espécie de Livro de Jogador Avançado, nós não teríamos tido os mesmos problemas.

  11. arlindo disse:

    vcs esqueceram de um detalhe no artigo ae , os dados não vem incluso ta lá no site.

  12. Andre Macieira disse:

    Sem querer ser chato. Mas esta caixa vermelha não é a melhor opção pra isso: Ela só é a única opção em língua portuguesa. O Pathfinder da Paizo tem uma caixa muito boa pra essa iniciação no RPG. Uma pena que não há tradução para o vernáculo.

    URL da Beginer box : http://paizo.com/beginnerbox

    PS: se é pra jogar com os netinhos, tem por aí na net uma infinidade de joguinhos OGL para jogar com crianças. Muito melhor adaptados. ;] vai de cada um.

    • Daniel Anand disse:

      Eu não jogo nada em Português, mas sei que a língua ainda é uma barreira imensa no Brasil. Mas, se seu sobrinho sabe Inglês, manda Pathfinder pra ele sim! 🙂

  13. Andre Macieira disse:

    Retificando o último comentário quanto à inexistência de boas opções para presentear o potencial futuro jogador.

    O old dragon é uma EXCELENTE opção pra presente. Não é caro, é nacional, é simples, funcional, a arte ainda é bem feita e o fast play ainda vai mais longe que a caixa vermelha da DEVIR te dando liberdade para criar personagens e evolui-los.

    Próximo natal ou dia das crianças, vai de Old Dragon pro seu filho ou sobrinho pré-adolescente.

    • Daniel Anand disse:

      Concordo que o Old Dragon é um presente massa. Mas não é D&D. 🙂 E não estou falando de prolongar o RPG, estou falando de prolongar o maior RPG do mundo, o Dungeons & Dragons. Troll: Mas, se você ficar feliz com um clone…

      • Andre Macieira disse:

        Na verdade, acho que entendi errado sua intenção. Achei que a ideia era introduzir novos jogadores ao RPG como uma forma de diversão. Não dar uma sobrevida ao D&d. Entretanto, discordo de que Old Dragon não é D&d. Ele é um clone, isso é certo, e é exatamente por isso que ele não pode ser afastado de seu primo mais velho.

        Ele nasceu do 3.5 da mesma forma que o Pathfinder – claro que com intenções diferentes. Assim, se você considerar Pathfinder como D&d, terá que aceitar Old dragon também. ;]

  14. Vitor Keller disse:

    eu so queria saber se vem todos os cartões de poder, tipo, do primeiro nivel né

  15. gustavo disse:

    eu queria começara a jogar d&d 4e, baixei os livros e comprei os dados, estou por dentro de como funciona, mas nao achei ninguem que tem horario disponivel para jogar entao queria saber se tem algum grupo que ta faltando alguem pra mim começar a jogar e tambem para aprender como joga mesmo porque eu só sei o basico.

    Email : guga_farny@hotmail.com

    ate mais

  16. killer-hd disse:

    Apoiado, eu comprei essa caixa agora só falta chegar XD
    Abs

Os comentários estão encerrados.