Categorias
Resenha

Fortaleza no Pendor das Sombras

Eu com o livro na mãoE consegui comprar meu exemplar do primeiro lançamento de D&D 4a edição em Português no sábado, num quiosque da Terra Média, aqui em Campinas. Eu já fiz uma resenha da aventura em Inglês, então não vou comentar muito a respeito da aventura em si, vou focar nas mudanças, no formato e na tradução.

A primeira e grande diferença é a capa. A capa da versão brasileira é apenas uma capa e contra-capa de cartão, mas com efeito plastificado melhor que a versão americana, na minha opinião. Por outro lado, a versão americana é um envelope, e você pode guardar melhor os livretos e os pôsters. Na versão nacional, é melhor você arrumar alguma coisa pra guardar tudo, como uma pasta, caso não guarde ele entre os livros da estante.

Em termos de layout, diagramação, cores e fontes os livros estão idênticos. Excelente trabalho mesmo aqui. Em relação aos pôsters mapa, a gramatura do papel da versão nacional parece um pouco maior, o que deve dar mais durabilidade. Os livretos parecem ser iguais.

A tradução e conversão para o português ficou muito bacana. Claro, vou precisar me acostumar com os termos, mas só o guia rápido já é uma excelente referência para deixar os posts aqui do Rolando 20 o mais traduzidos possíveis. Ainda não li o livro inteiro, mas tem umas coisinhas aqui e ali. Por exemplo, na página 3: “Um sacerdote de Orcus, chamada Kalarel…” ou alguns degradês de fundo das tabelas que não funcionou direito, ficando branco de repente (pág. 15, por exemplo).

Ah! E outra coisa: a versão nacional já vem com errata. Na página 78, por exemplo, do livro original, o AC do Kalarel fazia referência a um poder inexistente, a versão da Devir corrige esse erro. Em termos de conteúdo, está 100% igual ao original, então jogadores do Brasil, preparem-se para alguns TPK (ou deveria dizer MTG, morte total do grupo) ao encontrarem Dente-de-Ferro, se não estiverem preparados.

Com a Fortaleza no Pendor das Sombras, você já tem tudo para começar a jogar, tirando dados e alguns marcadores. Ele tem fichas prontas de personagens, com algumas restrições: o meio-elfo não tem seu poder de outra classe, nem o mago tem rituais, por exemplo, mas isso se manteve da versão original, e acontece mais por uma questão de simplificação e espaço.

Resumo da ópera: acho que a quarta edição chegou ao Brasil em grande estilo. Com preço razoável (paguei R$ 43,00), e qualidade que não deixa nada a desejar à versão gringa. Peguem seus d20, e preparem-se para rolar muitos críticos!

Por Daniel Anand

Daniel Anand, engenheiro, pai de gêmeas e velho da Internet. Seu primeiro de RPG foi o GURPS Módulo Básico, 3a edição, 1994. De lá para cá, jogou e mestrou um pouco de tudo, incluindo AD&D, Star Wars d6, Call of Chuthulu, Vampire, GURPS, Werewolf, DC Comics (MEGS), D&D 3-4-5e, d20 Modern, Star Wars d20, Marvel Superheroes, Dragonlance SAGA, Startrek, Alternity, Dread, Ars Magica, 13th Age e atualmente mestro Pathfinder 2E. @dsaraujo no twitter

29 respostas em “Fortaleza no Pendor das Sombras”

ohhhhhhhh felicidade hein anand !!!

Já que você disse que não perde em nada para a versão americanation, isso só prova então da otima qualidade vai ser o D&D no Brasil, em termos de tradução e qualidade gráfica e estética.
Isso é bom, sinal que realmente a galera da devir está mesmo se empenhando para fazer um bom serviço.

Finalmente chegou algo… Eu que me seguro pra comprar o material d 4ed em portugês vou poder matar a curiosidade pelo menos com uma aventura.

Eu e meus jogadores nos divertiremos muito.

>:)

kra que sorte…estive em sampa está semana e liguei três (terça, quarta e quinta…)vezes para a devir loja, o tiozinho nem sabia que a aventura tinha sido traduzida…ptz, vou ter que esperar chegar no rio…ou comprar pela net…

Último post de arthimes: O Ser do Meio…

Opa Opa!
Mas que coisa ruim… moro MUITO longe de uma capital, irei esperar até chegar os livros aqui, espero que não demore muito.

Por mais engraçado que isso venha a parecer, eu ainda não joguei nem mestrei essa aventura (mesmo com conhecidos que possuem ela em inglês), então irei comprar e fazer bom proveito dela!

Abraços!

Último post de Shin: Marcação Cerrada

brabo é que tudo chega atrasado aqui (RS) ._.

ainda preciso me atualizar com os novos termos até para o blog, alguém tem alguma lista ou algo do tipo com alguns dos novos termos?

e pelo jeito a Devir está fazendo um excelente trabalho, coisa que eu sempre tive certeza que faria =D

Último post de Jean da Silva: Atos de Classe – Mago

Shadowfell no FG2!!!
Pessoal, consegui criar um módulo para a aventura Keep on the Shadowfell (traduzida – usando o glossário oficial da DEVIR – e adaptado para Forgotten Realms – usando artigo da Dragon Magazine) para o FG2. Está usando o meu próprio ruleset, mas como ele é adaptado/traduzido do Four Ugly Monsters, tenho certeza que deve funcionar com a última versão do 4E_JPG (com uma pequena adaptaçãozinha mágica – xá comigo).
Quem estiver interessado, é só entrar em contato!
Meu grupo começou a jogar a aventura na semana passada, e a batalha no Covil dos Kobolds foi memorável!!!
Realmente uma aventura muito legal!
Aliás, tem alguma discussão sobre FG neste forum?

Sei que é um post ANTIGO! Mas comecei AGORA com o D&D4e comprando a fortaleza no pendor das sombras, porém já habvia lido a aventura disponibilizada gratuitamente pelo site da wizards.

e quando vc diz: "Em termos de conteúdo, está 100% igual ao original," eu devo comentar um detalhe No encontro A4 Local de sepultamento (burial site no original há uma discrepância). No original (do site) vc enfrentes guard drakes, Humanos plebeus, Agrid e a APARIÇAO SPECTRAL DE KALAREL. Na aventura nacional essa aparição foi subtituida por um Fundeiro halfling ( o encontro caiu de nivel 2 pra 1 com os XPs e tudo o mais)

A questão aqui não é RECLAMAR, mas pedir uma orientação de COMO seria melhor desenvolver esse encontro da maneira com o Fundeiro Hafling (nivel1) ou o kalarel' Spectral Aparittion que parece dar um drama com mais sentido na aventura ??
estava pesado demais ?

Os comentários estão desativados.