Reporte de Sessão #1 – Hoard of the Dragon Queen

Queria contar pra vocês como foi a primeira sessão da campanha Hoard of the Dragon Queen, para o Dungeons & Dragons 5a edição. Já estou preparando essa campanha a mais de um mês, como comentei nesse post, por exemplo.

hotdq

A aventura se passa no cenário de Forgotten Realms (o cenário base da quinta edição), e temos os seguintes personagens:

Kedrac, true neutral, humano, warlock de Chronepsis (Daniel). Um ex-cultista do Culto do Dragão, esse alto e misterioso humano investiga dragões enquanto usa sua ampulheta mágica para manipular a magia.

Caelynn Starwind, chaotic good, meio-elfa, sorcerer (Dani). Uma órfã, treinada em Aglarond pela gnoma Nyx, investiga sua origem draconiana e um medalhão que estava consigo ao ser encontrada na infância.

Irmão Eko, humano clérigo de Chauntea (Luis). Após ser escravizado por magos de Thay em sua pequena vila ao sul de Daggerford, tomou armas ao ser salvo pela igreja de Chauntea, e agora defende os facíficos agricultores dos reinos.

Marie Tavel, chaotic good, humana fighter (Carol). Após ser presa e torturada pela milícia de Baldur’s Gate por um crime que não cometeu, sua mente fragilizada criou a figura imaginária de Bartô. A guilda de Nine Fingers ainda está atrás dela.

Bellthrandion, chaotic good, moon elf, fighter (Will). Um elfo da nobreza de Myth Draennor, busca redenção da vergonha que trouxe para sua família, enquanto descobre todo um mundo fora da civilização élfica.

Breningan, chaotic good, humano, paladino de Sûne (Jones). Um jovem de apenas 17 anos, o paladino representa a igreja de Sûne para destruir tudo o que for acabar com a beleza do mundo.

Brienne Silvermarks, chaotic good, wood elf, rogue (Mônica). Depois de um estranho acidente envolvendo um artefato nas ruínas de Myth Draennor que matou seus pais e toda uma comitiva, ela se cobriu de místicas tatuagens. Brienne agora busca mais informações sobre isso em Candlekeep.

Não vou entrar nos detalhes da aventura, porque não quero dar spoilers. Mas tenho alguns pontos:

A quinta edição foi aprovada por todos até o momento. Os combates foram rápidos, divertidos, e bem mortais. Aliás, a aventura pode ser extremamente mortal: mesmo com sete jogadores, os kobolds quando com sorte podem derrubar um PC em um único round (o que aconteceu algumas vezes). O paladino do grupo ficou por um hit point de não morrer mesmo. O clérigo de Chauntea trabalhou bastante.

Ainda preciso melhorar no uso da inspiração durante o jogo. Sinto que não distribuí inspiração o suficiente, e não quero que os jogadores forcem situações só para ganhar o bônus. Mas gostei do que os jogadores inventaram para seus personagens, já que não usamos os backgrounds do Player’s Handbook, e sim escrevemos os nossos (ou adaptamos existentes).

Outros: estou usando o deck de Critical Fumbles, que gostei bastante; todos passaram para o nível 2, e achei lindo upar todo o grupo em menos de 10 minutos: um hit die novo, uma abilidade e, para alguns, um slot novo, pronto!

Daqui a duas semanas temos mais D&D! Até lá, e rolem 20.

Sobre Daniel Anand

Daniel Anand, engenheiro, pai de gêmeas e velho da Internet. Seu primeiro de RPG foi o GURPS Módulo Básico, 3a edição, 1994. De lá para cá, jogou e mestrou um pouco de tudo, incluindo AD&D, Star Wars d6, Call of Chuthulu, Vampire, GURPS, Werewolf, DC Comics (MEGS), D&D 3-4-5e, d20 Modern, Star Wars d20, Marvel Superheroes, Dragonlance SAGA, Startrek, Alternity, Dread, Ars Magica e atualmente mestro 13th Age. @dsaraujo no twitter
Esta entrada foi publicada em Post, Reporte de Sessão e marcada com a tag , , , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

16 respostas a Reporte de Sessão #1 – Hoard of the Dragon Queen

  1. Edu Trevi disse:

    Poxa… Podia dar uma resumidinha básica do que rolou na sessão. Avisa que tem SPOILERS e só continua lendo quem quer…

    • Daniel Anand disse:

      Será mesmo? Essa aventura é legal o suficiente para você procurar alguém para mestrar! 🙂 Mas vou tentar destacar momentos memoráveis no próximo post.

  2. @Ciplastini disse:

    Anand, estou com a grana curta e quero me decidir entre o Starter Set e o Hoard of Dragon Queen? Qual você me indicaria?

    Também fiquei curioso para saber o que rolou na sessão, concordo com o Edu Trevi.
    Continuem na ativa! Sempre acompanho os posts de vocês.

  3. edvandofilho disse:

    Acredito que você poderia entrar em mais detalhes sobre coisas que você gostou, aprendeu, o que não deu certo, etc, durante a sessão, usando bulletpoints. Falo isso por que esse post não me deu nenhuma informações realmente útil, tirando a parte de que foi facil upar o grupo, algo que eu não tinha notado como uma força da 5e.

    Mestrei uma one-shot num evento na minha cidade e notei também que tive problema em dar inspiração. Na sessão inteira só dei uma vez, pois um jogador tomou uma decisão in character que o prejudicou, então achei valido dar um bonus para ele como recompensa.

  4. Rafael disse:

    Daniel, voce já leu o player's handbook? Estou curioso pra saber se o sistema de combate foi muito modificado. Aguardamos um podcast dando o feedback no estilo que voces fizeram com a 4º edição. Abraços.

  5. Daniel Anand disse:

    Tem um review bacana da aventura (em Inglês) aqui: http://www.enworld.org/forum/showthread.php?35852

  6. Daniel Anand disse:

    Tem um review bacana da aventura (em Inglês) aqui: http://www.enworld.org/forum/showthread.php?35852

  7. Luiz Guilherme disse:

    Que bom esse reporte, eu estava lendo a aventura e achei os encontros meio fracos. Estava imaginando que os jogadores chutariam a bunda de todo mundo muito fácil.

    Achei o grupo muito caótico, esses personagens que não querem se comprometer… xD

    Abraço Anand, rola 20!

  8. Olá Daniel, beleza?

    Vou começar a mestrar Hoard of The Dragon Queen este final de semana.

    Estou com uma dúvida em relação ao cenário. Em que ano se passa está aventura?

    Se não estou enganado isso não é mencionado na aventura.

    Aparentemente ela se passa depois do Sundering. Também não achei nada na internet que fale o quando o Sundering acabou.

    Abraços.

  9. Zenark disse:

    Pra quem tem interesse no Fumble Deck, mas não quer importar, e talz eu achei esse daki: https://play.google.com/store/apps/details?id=mgs

  10. Pingback: Resumão dos últimos dois anos | Rolando 20

Os comentários estão encerrados.