Iniciativa 4E #21 – Artes Marciais

Olá Jogadores e DMs!

Mais um segunda feira dia de Iniciativa 4e! Onde você encontrar o selo da Iniciativa 4e, esteja certo que está encontrando material escrito e revisado para a 4ª edição do D&D, com posts conjuntos, temáticos, a cada quinzena. Nosso dia de publicação é as segundas, estão fique esperto para vários outros posts sobre o tema na blogosfera! O tema dessa semana, depois de várias postergações, são as Artes Marciais. Não deixe de acompanhar também no final desse post os links para os outros membros da Iniciativa e deixe sua sugestão, correção ou colaboração!

Minha idéia inicial para esse tema seria criar seis itens mágicos novos, as faixas coloridas típicas dos lutadores de artes marciais. Infelizmente, a vida real ficou no meio e não consegui a tempo criar itens novos. Mas ainda assim vocês não saem de mão abanando. Eu não gosto muito de itens mágicos totalmente novos, porque todos os meus jogadores usam o Character Builder para criar suas fichas, e colocar itens novos lá, quando dá, é um trabalhão. No entanto, qualquer item pode ser facilmente renomeado. Então eu vou sugerir seis itens mágicos já existentes que tem cara de item mágico de lutador marcial, dentro de um tema, que pode facilmente ser usado por mestres e jogadores que acharem interessante.

Faixas MarciaisMetade dos itens são do Livro do Jogador (na pág. 248), e a outra metade vem do Arsenal do Aventureiro, livro que será lançado em Português agora no final do ano, mas que já saiu em Inglês como Adventurer’s Vault. Como o livro ainda não saiu, usei a minha tradução, que pode mudar.

Outra coisa: usei as cores das faixas de Tae-Kwon-Do (sem as intermediárias), mas só porque eu acho mais legal. Deixo como sugestão para os leitores fazerem o mesmo com as cores adicionais (ou similares) do Judô ou Karatê.

Faixas marciais

Faixa branca – Iniciante

A faixa branca representa o início do treinamento, e a inocência de um novo lutador, que ainda não teve o rigor do treinamento e a experiência dos mestres. Para representar a necessidade de auxílio para vencer nesse início mais difícil, sugiro usarmos o Cinto do Vigor (Vigor Belt), do Livro do Jogador. É um item de nível 2, e o bônus nos pulsos de cura vão ser uma mão na roda para os iniciantes.

Faixa amarela – Aprendiz

Um aprendiz é ainda como uma semente, que pode florescer ou morrer, dependendo de como for tratada e cultivada. A perseverança será fundamental nesse período de superação, e acho que um Cinto da Tolerância (Belt of Endurance) do Arsenal do Aventureiro é o presente ideal para qualquer aprendiz. É um item de nível 6.

Faixa verde – Estudante

Um estudante já possui alguma autonomia, mas ainda tem um longo caminho pela frente, é como uma pequena muda. Nessa etapa, o estudante irá trabalhar muito o seu lado de perfeição corpo-mente. Nesse estágio, acho que o Cinto da Saúde (Belt of Fitness), também do Arsenal do Aventureiro, combina bem. É um item de nível 7.

Faixa azul – Iniciado

Agora o lutador já não é mais um aprendiz, mas ainda não é um mestre. Ele já pode ajudar seu sensei a disciplinar e conduzir os outros aprendizes, mas ainda precisa prestar atenção nos ensinamentos. Além disso, usa as formas milenares como demonstração das habilidades, e o Cinto Dinâmico (Dynamic Belt), do Livro do Jogador, demonstra essa habilidade com a força do iniciado em destaque. É um item de nível 9.

Faixa vermelha – Seguidor

Lutando lado a lado com o mestre, agora não é mais uma questão de aprender, mas de sobreviver as ameaças e buscar a perfeição. Você ainda não é um mestre, mas precisa estar de pé ao lado dele ao vencer os inimigos, e o Cinto do Sobrevivente (Surviver’s Belt), do Arsenal do Aventureiro, irá ajudar o seguidor nessa missão. É um item de nível 12.

Faixa pretaFaixa preta – Mestre

Depois de tanta provação, você não precisa de mais nada, é um mestre. Exceto, talvez, o soco de uma polegada do mestre Bruce Lee. Para conseguir esse efeito, nada melhor que sua faixa preta ser um Cinto da Força de Gigante ( Belt of Giant Strength) e seu dano massivo de bônus. Esse cinto está no Livro do Jogador e é de nível 15.

Outros posts da Iniciativa

Prontos para começar o treinamento! Bom jogo e rolem 20!

Sobre Daniel Anand

Daniel Anand, engenheiro, pai de gêmeas e velho da Internet. Seu primeiro de RPG foi o GURPS Módulo Básico, 3a edição, 1994. De lá para cá, jogou e mestrou um pouco de tudo, incluindo AD&D, Star Wars d6, Call of Chuthulu, Vampire, GURPS, Werewolf, DC Comics (MEGS), D&D 3-4-5e, d20 Modern, Star Wars d20, Marvel Superheroes, Dragonlance SAGA, Startrek, Alternity, Dread, Ars Magica e atualmente mestro 13th Age. @dsaraujo no twitter

Esta entrada foi publicada em Itens e marcada com a tag , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

3 respostas a Iniciativa 4E #21 – Artes Marciais

  1. DM Rafael disse:

    Renomear o item mágico ou alterar o dado de dano é algo que costumo fazer para personalizar os itens ou até poderes dos meus jogadores (como elfo rogue que usa um "arco curto" como arma de rogue simplesmente renomeando o crossbow).

    Mas você me deixou com a pulga atrás da olhera: dá pra criar coisas além dessas simples alterações?

  2. Pingback: Iniciativa 4e #21 – Artes Marciais | Red Ninja Press

  3. Puppet disse:

    Também fiquei com a pulga atrás da orelha. Embora a ficha seja um xml gigantesco, onde dá para alterar as coisas (acho) as databases do programa são criptografadas, não ? Terei tentado pouco ?

Os comentários estão encerrados.