20
fev

Iniciativa 4e: Culinária Exótica

 Escrito por: Daniel Anand em Skill Challenge

E essa é mais uma sexta-feira da Iniciativa 4e! Onde você encontrar o selo da Iniciativa 4e, esteja certo que está encontrando material escrito e revisado para a 4ª edição do D&D, com posts conjuntos, temáticos, a cada quinzena. O tema dessa semana é Fome e Comida. E para esse tema, nós do Rolando 20 pensamos em um desafio de perícia.

Cenário: O Vale Nentir finalmente conseguiu retornar uma comitiva diplomática do reino dos Ogros. Depois de anos de batalhas, uma trégua com os gigantes será importante para as cidades da região, já preocupada com os ataques de cultistas de Orcus e Dragões Brancos causando o pânico. Ele pediram o envio dos maiores heróis do reino para uma tarefa, no entanto, sem dar maiores detalhes. Ao chegar lá, os heróis descobrem que para provar seu valor, terão que preparar o jantar para o Rei Maior Grogg III. E o apetite do gigante não é dos menores…

Nível do Encontro: Igual ao nível dos Personagens + 1

Complexidade: 3 (8 sucessos antes de 3 falhas)

Objetivo: preparar uma refeição memorável para o Rei Maior Grogg III.  Qual será o prato favorito do rei?

Perícias

ogrefood

  • Diplomacia (CD moderado, máximo de dois sucessos).
    • 1: Você consegue, no meio de elogios, descobrir quais os temperos que os Ogros gostam. Libera a perícia Natureza agora.
    • 2: Você elogia e puxa o saco do Rei e dos Ministros, talvez para eles esquecerem o gosto da gororoba.
  • Natureza (CD difícil, máximo de três sucessos): você vasculha as regiões próximas pelos temperos apropriados.
  • Percepção (CD moderado): Ei, essa vermelhinha não é a pimenta do Dragão Vermelho? Não dá sucessos, mas causa falhas. Dá +2 de bônus nos testes de Natureza.
  • Manha (CD moderado, máximo de dois sucessos): você descola uns temperos e receitas com as ogras donas-de-casa desesperadas.
  • História (CD difícil, máximo de um sucesso): você se recorda dos hábitos alimentares dessas criaturas. E não é uma lembrança feliz.
  • Arcanismo (CD moderado, máximo de dois sucessos): nada como um pó mágico para dar um gosto diferente, certo? 
  • Furtividade (CD moderado, máximo de um sucesso): você se espreita dentro da cozinha do rei, atrás das receitas atuais do rei Ogro.
  • Ladinagem (CD difícil, máximo de três sucessos): você rouba ingredientes especiais das casas dos outros Ogros.
  • Tolerância (CD moderado, máximo de um sucesso): Hum, vamos ver como está ficando o grude… A falha nesse teste causa a perda de um pulso de cura, além da falha normal.

Sucesso e Falha: Se a trégua com os Ogros, ou qualquer que foi o motivador do seu desafio, for importante para a campanha, ela irá acontecer de qualquer maneira, não importa se o desafio terminar em sucesso ou falha. Mas, no caso de um sucesso, o Rei irá presentear os jogadores com um tesouro apropriado para o nível dos PdJs, além do XP ganho pelo sucesso no desafio.

Como usar esse Desafio de Perícias

Esse desafio de perícia tem um tom jocoso, e é esse o objetivo. Crie situações engraçadas, faça um role-play divertido com o Rei Ogro, os Ministros, ou mesmo o “chef” invejoso do Rei. Veja como os jogadores reagem tendo que agir totalmente fora do esperado para heróis aventureiros, caçando ingredientes, queimando os assados, e por aí vai. Não tenha medo de explorar cada falha e cada sucesso com descrições curiosas. 

Os textos explicativos das perícias são só sugeridos, mude a seu bel prazer. Além disso, vale sempre a regra: uma descrição razoável do jogador de como o seu personagem irá usar as suas perícias permite uma rolada normal, mas penalize os jogadores com -2 (ou mais) na rolada se as descrições forem superficiais (“Ah, eu rolo Diplomacia.”, por exemplo). Você também pode dar bônus de até +2 se a descrição for particularmente inspirada e animar a mesa. Para esse desafio de perícias, eu recomendaria aumentar as dificuldades dos testes que podem ser feitos pelo grupo todo, e sugerir que eles usem Aid Another (ex: teste de Natureza, de Manha). Alternativamente, usando uma restrição de tempo, faça com que cada jogador só tenha direito a dois testes antes do jantar do Rei.

Veja também os posts dos outros membros da Iniciativa:

E bom apetite! Quero dizer, rolem 20!

Tags: , ,

Esse post foi escrito em 20th de fevereiro, 2009 às 10:00 am na categoria Skill Challenge. Você pode acompanhar os comentários desse post no feed RSS 2.0. Both comments and pings are currently closed.

4 comentários até agora

kender
 1 

hmm…
ao ver o tópico, lembrei do livro "dragões de uma chama de verão" (o quarto livro da trilogia???), quando dalamar e jenna precisaram criar uma distração pra usha e meu primo tas…
transcrevendo esta parte do livro:

"— Só espero que o meu pobre repasto esteja bom. Frango assado, pão, fruta, doces, nozes com açúcar… é tudo o que posso oferecer a esta hora tardia da noite.
De repente, Usha sentiu-se completamente esfomeada.
— Parece uma maravilha! — exclamou, e antes de se aperceber do que fazia, afundou-se numa das cadeiras confortáveis e começou a encher o prato de comida.
— Nunca me senti com tanta fome na vida — confidenciou a Tas.
— Eu também não — murmurou ele em tom incoerente, depois de enfiar na boca uma maçã assada inteira. Com um esforço tremendo, mastigou, engoliu e serviu-se de mais. — Deve ser de toda esta excitação.
— Deve ser — disse Usha, mordiscando a pele tostada de um pedaço de peito de galinha assada.
O gosto era tão requintado que lhe arrancou um suspiro de prazer. Devorou o peito de galinha e serviu-se de mais. Só então percebeu que ela e Tas se encontravam sozinhos na sala.
— Onde acha que a Jenna e Dalamar foram? — perguntou Usha sem grande preocupação. Sorveu uma golada de cidra quente e condimentada, achou que nunca provara algo tão delicioso e bebeu mais dois copos.
— Sei lá! — respondeu Tas, que roía vigorosamente um naco de pão. — Não os vi sair. Mas não é coisa inusitada. Por estas bandas, as pessoas andam aparecendo e desaparecendo desta maneira a toda a hora. Olha lá, os teus alforjes também se foram.
— Pois foram! — Por um motivo qualquer, Usha achou graça ao fato.
Riu-se. Tasslehoff riu-se. As gargalhadas torna-ram-nos sedentos e beberam mais cidra. A sede provo-cou-lhes fome e voltaram a comer… uma e outra vez."

dai, como vi que esse tema pra i4e, pensei imediatamente em como isso se encaixaria perfeitamente domo um ritual, vou imaginar algumas diretrizes básicas, e espero que me ajudem a melhorar (não sei como está a tradução das coisas, então fui traduzindo da minha maneira).

O GRANDE BANQUETE DE DALAMAR
nivel:2
custo em componentes: 20po
categoria: ?
tempo: 30 minutos
duração: 24 horas (especial)
preço de mercado: 100 po
perícia chave: arcana

este ritual cria um banquete encantado para até 5 pessoas.
o teste de arcana, deve superar a vontade do alvo, para que este se veja compelido a começar a comer.
depois de começar a comer, uma agradável sensação toma conta das pessoas, que só conseguirão parar de comer com um save bem feito.

comentem e ajudem a melhorar^^

20 de fevereiro, 2009 às 1:54 pm
 2 

Saudações pessoal.
Parabéns pela ótima sequência de skill challanges.
Empolgado com o que li a muito tempo na trilogia do Vale do Vento Gélido, pergundo, ou melhor, lanço o desafio: Como seria um skill challange da batalha de Wulfgar e Drizz't contra o dragão branco?

20 de fevereiro, 2009 às 8:15 pm
 3 

Novamente venho parabenizar o Rolando 20. Muito boa a idéia do skill challange para a proposta da Iniciativa 4e. Uma pena eu vejo tão pouco desses desafios em jogo. Pelo menos os que aparecem são interessantes.

20 de fevereiro, 2009 às 10:10 pm
 4 

poxa… fiquei tão empolgado escrevendo que esqueci de elogiar… =P
confesso que não li os outros posts da iniciativa desta semana ainda, mas, gostei bastante desta seqüencia de skills ^^

um grande abraço, e que paladine ilumine a todos neste carnaval ^^

21 de fevereiro, 2009 às 6:58 am

6 Trackbacks/Pings

  1. Ooze » Blog Archive » Iniciativa 4e - Vorax.    20 fev 2009 / 10am:

    [...] Rolando 20 – Culinária Exótica, um desafio de perícia [...]

  2. Tomo 4ᵉ » Blog Archive » Iniciativa4e: Monstros Alimentícios    20 fev 2009 / 11am:

    [...] Culinária Exótica , no Rolando20 [...]

  3. Tomo 4ᵉ » Blog Archive » Iniciativa4e: Culinária Típica    20 fev 2009 / 11am:

    [...] links para os outros blogs envolvidos com a Iniciativa 4e dessa semana: Aldetoron, CastleRPG, Ooze, Rolando20, D3system e [...]

  4. Iniciativa 4e - Comida/Fome « Castles & Dragons    20 fev 2009 / 5pm:

    [...] Culinária Exótica – Rolando 20 [...]

  5. NitroDungeon na Iniciativa 4e + Links do Material Já Publicado! [NitroDungeon - Iniciativa 4e] « Nitro Dungeon - RPG Blog    09 mar 2009 / 7pm:

    [...] Culinária Exótica [...]

  6. Iniciativa 4ed - Poderes dos Reinos Distantes para Magos! [NitroDungeon - D&D 4ed] « Nitro Dungeon - RPG Blog    20 mar 2009 / 11am:

    [...] Culinária Exótica [...]