6
mar

Iniciativa 4e: O Guardião da Biblioteca

 Escrito por: Daniel Anand em Oponente

E essa é mais uma sexta-feira da Iniciativa 4e! Onde você encontrar o selo da Iniciativa 4e, esteja certo que está encontrando material escrito e revisado para a 4ª edição do D&D, com posts conjuntos, temáticos, a cada quinzena. O tema dessa semana é Livros. E para esse tema, nós do Rolando 20 pensamos em uma nova armadilha.

Não deixe de acompanhar também no final desse post os links para os outros membros da Iniciativa, que também tem posts complementares. E deixe sua sugestão, correção ou colaboração!

Cenário: A Torre de Granvarius, mago do tempo, possui muitos segredos. Um de seus mais temíveis aposentos é sua própria biblioteca, dizem que os livros, mesas e cadeiras irão atacar qualquer um que não seja o próprio Gravarius.

O Guardião da Biblioteca – Volume Um
Atirador de Elite de Nível 1
Armadilha 200 XP
No centro de biblioteca existe um livro especial, O Guardião da Biblioteca – Volume Um, um livro com uma capa de vários pedaços de couro e no centro um olho de vidro, geralmente fechado, mas quando vocês se aproximam ele abre o olho, e vocês conseguem ouvir dentro de suas cabeças: Somente uma afirmação pode ser verdadeira, ache-a e não morrerá, tente me destruir e a morte será um alívio.
Armadilha: o livro possui uma certa inteligência e pode escolher um alvo para causar terríveis danos psíquicos, o livro geralmente está em algum pedestal próprio para livros, mas poderia estar sobre uma mesa.
Percepção
Não é necessário nenhum teste de percepção, todos sabem que a voz veio do Livro, e todos conseguem ver o Livro.
Gatilho
Quando alguém se aproxima à 5 ou menos quadrados do livro ele acorda, depois disso atacará sempre alguém que estive dentro do seu alcance, de preferência aquele que lhe parecer uma ameaça maior.
Ataque
Ação Padrão ♦ Explosão de Contato 10
Alvo: Uma criatura.
Ataque: +5 vs. Vontade.
Acerto: 1d10+3  de dano psíquico.

Interrupção Imediata ♦ Explosão de Contato 10
Alvo: Uma criatura que tenha falhado nas contramedidas contro o Guardião da Biblioteca – Volume um.
Ataque: +5 vs. Vontade.
Acerto: 2d10+3 de dano psíquico.
Especial: O Guardião da Biblioteca pode fazer esse ataque quantas vezes for possível no round, sem limites.

Contramedidas
♦ Cada página do Guardião da Biblioteca – Volume Um, possui a seguinte frase: “Nesse livro existem X afirmações falsas”, onde X é o número da página. O livro possui 500 páginas e somente uma frase (ou página) possui uma afirmação verdadeira. A página é a 499. Caso não entenda a lógica tente pensar num livro de três páginas. Caso algum personagem diga: Nesse livro existem 499 afirmações falsas, o livro fechará seu olho e a armadilha será desarmada. Caso algum personagem diga uma frase errada ele sofrerá um dos ataques de interrupção imediata do Livro.

♦ Um personagem pode utilizar de arcana para conter a magia do Livro, para isso ele precisa de 3 sucessos de Arcanismo CD 15. Para cada falha que um jogador tiver nesse teste ele sofre um ataque de interrupção imediata do Livro. Caso passe em todos os testes o Livro fica inutilizado por 10 minutos.

♦ Um personagem pode tentar destruir o livro, o livro possui 25 PVs e CA 5, Reflexo 0, Fortitude 0 e Vontade 5. Caso alguém ataque o livro também sofre um o ataque de interrupção imediata do Livro, mesmo que tenha acertado o golpe. Destruir o livro inutiliza a armadilha para todo o sempre.

Essa armadilha não está de nível muito baixo?

Sim, provavelmente ela deve ser usada num grupo mais poderoso que está lutando contra um grande inimigo, mas é mais fácil fazer uma armadilha de nível um e mostrar como aumentar o nível da armadilha a cada nível. Caso alguém queira utilizar essa armadilha em níveis maiores, aumente o bônus de ataque em +1 para cada nível acima do primeiro, use as tabelas para dano e CDs na página 42 do Livro do Mestre (o dano está na coluna de dano médio, normal para o ataque básico e limitado para o ataque immediate interrupt), aumente os PVs do livro em 2 por nível e dê um bônus de +10 para cada novo patamar.

Como eu monto essa armadilha solo?

Se você achou a armadilha muito bacana, mas quer deixá-la mais mortal é simples. Primeiro deve usar os danos altos e não mais os médios da página 42 do Livro do Mestre, depois é necessário complicar mais o acesso dos jogadores ao conteúdo do livro. Ele pode possuir um cadeado que pode ser aberto com testes de ladinagem CD 15 + 1 a cada dois níveis, uns dois sucessos deve ser suficientes, como arcana falhas devem causar ataques. Aumente os pontos de vida do livro também, comece com 40 e some 5 por nível depois do primeiro. Isso deve ser um desafio solo para o grupo, lembrando que só porque os monstros são solos não quer dizer que devem aparecer sozinhos no encontro, isso é ainda mais verdadeiro para armadilhas.

Outros Posts da Iniciativa

E continuem rolando 20 galera!

Tags: , , ,

Esse post foi escrito em 6th de março, 2009 às 10:16 am na categoria Oponente. Você pode acompanhar os comentários desse post no feed RSS 2.0. Both comments and pings are currently closed.

12 comentários até agora

 1 

muito legal a armadilha.
sempre gostei muito de itens inteligentes. ^_^
e o mais divertido que esta trap pode se encaixar em qualquer campanha… é o livro que tem as informações que o grupo mais precisa, ou um grimório a muito perdido e cobiçado pelo manto negro do grupo.
devo dizer que eu já conhecia esta charada, mas ainda assim é divertidissima a ideia de dar dano psi num mago desavisado, ou no barbaro não tão esperto assim.

existem 2 pequenos erros:
um de digitação "Um de seus mais [i]tamíveis[/i] aposentos" e outra que é "um olho de vidro … ele abre oS olhoS" =P

6 de março, 2009 às 12:56 pm
 2 

Achei bem legal, mas só não peguei a lógica de como adivinhar que é na página 499 que está a afirmação correta.

6 de março, 2009 às 1:24 pm
 3 

Já corrigi o texto, obrigado Kender!

6 de março, 2009 às 1:55 pm
 4 

Boa Davi, agora entendi. É o clássico exemplo dos três caminhos e dos três guardiões e somente um diz a verdade. Mas acho que eu tropecei mesmo na hora de ler, que entendi erroneamente "onde X é o número DE páginas" (e não DA página, como está escrito). Ai fica realmente difícil!

Mas algo me diz que em se tratando de desafios de lógica, a menos que tenha alguém na mesa que se amarra nisso, sempre acaba pra resolver na espada :-)

6 de março, 2009 às 2:35 pm
Davi Salles
 5 

Vamos então ao livro de três páginas:

Digamos que a primeira página seja a correta. Isso é, que tenha um afirmação falsa no livro.
Isso quer diz que num livro de três páginas duas delas serão verdadeiras (e uma será falsa).

Isso é impossível, pois sendo a segunda e a primeira verdadeira, a segunda diz, que existem duas afirmações falsas, mas se ela é verdadeira a terceira e a primeira precisam ser falsas (já que ela é verdadeira, e as únicas páginas que sobram para serem falsas são essas duas), mas como estamos assumindo que a primeira é verdadeira, cria-se um paradoxo já que a segunda frase diz que a primeira frase é falsa, mas estávamos assumindo que a primeira é verdadeira.

Assim as afirmações da primeira e de segunda entram em conflito. O mesmo acontece com a primeira e a terceira. Digamos que tenhamos assumido que a primeira seja verdadeira, isso é, existe uma afirmação falsa, e que esta afirmação falsa seja a da segunda página, ou seja a primeira e a terceira são verdadeiras, caso a terceira seja verdadeira, que diz que todas (ou três) afirmações do livro são falsas, a primeira, nem ela mesma podem ser verdadeiras. Cria-se outro paradoxo.

Agora o mesmo livro de 3 páginas, mas vamos assumir que a terceira página seja verdadeira, isso é que existem 3 afirmações falsas, isso quer dizer que todas as afirmações são falsas incluindo ela mesma. Como estamos assumindo que ela é verdadeira e a afirmação dela diz que ele é falsa, isso entra em outro paradoxo.

Assim somente a segunda, que diz que duas afirmações são falsas, isso é a primeira e a terceira, pode ser uma frase verdadeira, sem entrar em paradoxo.

6 de março, 2009 às 11:57 am
 6 

Aliás, só uma dica: pra usar itálico, negrico, BBCode não funciona, tem que ser html como < b > e < / b > fazendo negrito. Basicamente, troque os colchetes por maior e menor. E em outras novidades: os SMILES estão de volta!!!

CommentLuv deve voltar em breve também.

6 de março, 2009 às 6:10 pm
 7 

eu conhecia essa… um cartão com 3 afirmações. ^^
ainda lembro da época divertida quando fazia superior em matemática e ficávamos imaginando jogos de lógica pra campanhas de rpg… saudades daquele tempo…

6 de março, 2009 às 9:46 pm
 8 

Aliás, uma das coisas que mais gostei do livro do mestre é justamente a parte de puzzles e como adaptar esses quebra-cabeças e charadas colocando uma nova cara, tanto para distanciar das originais e para colocar uma roupagem fantasiosa.

7 de março, 2009 às 2:21 am
 9 

Olá, gostei muito da armadilha, até a recomendei na minha matéria da iniciativa. Vc ja foi linkado lá ^^

7 de março, 2009 às 5:20 am
Manso
 10 

Muito boa!

7 de março, 2009 às 3:44 pm
Riketz
 11 

o fecha-aspas está posicionado errado, por isso causa confusão de entendimento, deveria ser:
♦ Cada página do Guardião da Biblioteca – Volume Um, possui a seguinte frase:
“Nesse livro existem X afirmações falsas", onde X é o número da página. A resposta é X-1.

20 de março, 2009 às 4:00 pm
 12 

obrigado!

20 de março, 2009 às 6:58 pm

5 Trackbacks/Pings

  1. Ooze » Blog Archive » Iniciativa 4e: Demonomicon    06 mar 2009 / 11am:

    [...] 20: O Guardião da Biblioteca Aldetoron: Tomos do Poder O Covil Castles & Dragons RPGArautos Tomo 4E: Protegendo seu [...]

  2. Conteúdos completos da Iniciativa 4e: Livros! « Urina de Dragão    06 mar 2009 / 3pm:

    [...] O Guardião da Biblioteca [...]

  3. Biblioteca do Lorde Gaimann - Iniciativa 4e « Castles & Dragons    06 mar 2009 / 8pm:

    [...] Rolando 20 fez uma armadilha bem bacana, pode ser um bom desafio dentro da Biblioteca do Lorde [...]

  4. Tomo 4ᵉ » Blog Archive » Iniciativa 4e: Protegendo seu Grimório    18 mar 2009 / 12pm:

    [...] links para os outros blogs envolvidos com a Iniciativa 4e dessa semana: Aldetoron, CastleRPG, Ooze, Rolando20, D3system e [...]

  5. Iniciativa 4ed - Poderes dos Reinos Distantes para Magos! [NitroDungeon - D&D 4ed] « Nitro Dungeon - RPG Blog    20 mar 2009 / 10am:

    [...] O Guardião da Biblioteca [...]