Iniciativa 4e: Onda do Caos

Iniciativa 4eE hoje estréia na blogosfera a Iniciativa 4e: um esforço conjunto de vários sites, blogs e parceiros na produção de conteúdo e material para a 4ª edição de Dungeon & Dragons em português. Com o lançamento eminente da mais nova edição do RPG mais tradicional e clássico na língua brasileira, os seguintes sites se juntaram nessa iniciativa:

  • Aldetoron
  • Rolando 20
  • RPGArautos
  • Tomo 4e

Onde você encontrar o selo da Iniciativa 4e, esteja certo que está encontrando material escrito e revisado para a 4ª edição do D&D. Nós queremos lançar posts conjuntos, temáticos, a cada quinzena. O tema dessa estréia é algo simples, mas oferece uma variedade inacreditável: Água. E para esse tema, nós do Rolando 20 criamos uma nova criatura.

Onda do Caos

Ondas do CaosUm dos soldados do Caos Elemental, as Ondas do Caos são utilizadas principalmente na defesa de locais submersos ou de grande importância para os elementais da água. Ao contrário dos elementais puros, elas são formados por um elemental primário, e uma mistura do próprio caos elemental, fornecendo a essas criaturas muita resistência e agressividade.

Seu tipo de terreno favorito abrange ambiente com poças, estanques ou piscinas de água, como cavernas próximas do mar. A água fornece uma quantidade limitada de regeneração a esses monstros. Elas costumam ser encontrados aos pares, e ocasionalmente agem em conjunto com outras criaturas do mesmo ambiente.

Em geral, sua motivação é a defesa de alguma localidade. Elas levam muito a sério sua missão, e tentarão cumpri-la a qualquer custo; as ondas do caos são inteligentes (mas não muito), e podem se poupar, não caindo em armadilhas simples. São imunes a medo, por isso não são impressionáveis ou intimidadas.

Sua maior fraqueza é justamente a fonte de sua força. Como elas são parcialmente compostas de gelo, se enrijecem com facilidade quando expostas ao frio, sendo vulneráveis ao gelo e ataques com esse descritor.

Onda do CaosBruto de Elite de Nível 6
Besta Mágica Elemental (Grande – Gelo)XP 500
Iniciativa +9Sentidos Percepção +3
PV 180; Sangrando 90
Regeneração 5 enquanto estiver na água
CA 18; Fortitude 20, Reflexo 21, Vontade 18
Imune Doença, Medo; Resistência Várias, veja poderes; Vulnerabilidade Congelante 5
Teste de Resistência +2
Deslocamento 7
Pontos de Ação 1
:M: Lança de Gelo (Padrão; sem limite) ♦ Congelante
+9 vs. CA; 1d10+4 de dano congelante.
:c: VaporCongelante, Flamejante
Se a Onda do Caos for atingida por um ataque com o descritor Flamejante, ela expele vapor em uma explosão de contato 3, criando um terreno com camuflagem superior.
:c: Pulso Fervente (Padrão; recarga :5: :6: ) ♦ Flamejante
Explosão de contato 1; +7 vs. Reflexos; 3d8+4 de dano flamejante e o alvo fica lento até o final do próximo turno da Onda do Caos.
Poço de Veneno Veneno
Se a Onda do Caos for atingida por um ataque do tipo Veneno, todos os ataques básicos da Onda do Caos também passam a causar 5 de dano contínuo de veneno (TR encerra) até o final do encontro.
CondutorElétrico
Se a Onda do Caos for atingida por algum ataque do tipo Elétrico, ela causará o mesmo dano sofrido a todas as criaturas adjacentes.
Forma Maleável
A Onda do Caos pode se espremer por espaços como uma criatura Média.
Tendência ImparcialLinguagens Primordial
For 16 (+6)Des 22 (+9)Sab 10 (+3)
Con 20 (+8)Int 10 (+3)Car 16 (+6)

Conhecimentos

Um personagem obtém as seguintes informações com um teste de Arcanismo.

CD 15: Alguns elementais da água possuem a força do Caos Elemental, e são chamados de Onda do Caos. Eles costumam defender localidades.

CD 20: As Ondas Elementais usam lanças de gelo e pulsos de água fervente para atacar, mas esses golpes não são muito efetivos à distância.

CD 25: As Ondas Elementais reagem a outros ataques elementais, deixando-as mais fortes.

CD 30: As Ondas Elementais são vulneráveis a ataques de Gelo.

Encontro Nível 7 (1.525XP)

O encontro sugerido é:

  • 2 Ondas do Caos (Bruto de Elite de Nível 6)
  • 3 Cavern Choker [Estrangulador das Cavernas] (Espreitador de Nível 4, MM pág. 42)

Caverna dos CogumelosTáticas

A tática dos elementais envolve se aproveitar das poças, atraindo os aventureiros para a margem d’água, permitindo que os Chokers ataquem. Use os cogumelos para adquirir cobertura, já que nenhum dos oponentes possui ataques de longa distância disponíveis. Você pode usar o mapa ao lado. Acrescente novas poças de água se for necessário, ou foque o encontro na parte superior esquerda do mapa.

Lembrem-se que as Ondas do Caos são rápidas. Usando um ponto de ação, elas conseguem andar 14 quadrados e ainda usar o Pulso Fervente.

Outros posts da Iniciativa 4e

Todos os posts da Iniciativa 4e são temáticos e relacionados. Para essa sexta, temos os seguintes posts parceiros:

Ah, e PS: devido a uns problemas de saúde da minha pessoa, o podcast vai atrasar. Estou fora de combate até segunda feira, então peço paciência aos ouvintes. E rolem 20!

Sobre Daniel Anand

Daniel Anand, engenheiro, pai de gêmeas e velho da Internet. Seu primeiro de RPG foi o GURPS Módulo Básico, 3a edição, 1994. De lá para cá, jogou e mestrou um pouco de tudo, incluindo AD&D, Star Wars d6, Call of Chuthulu, Vampire, GURPS, Werewolf, DC Comics (MEGS), D&D 3-4-5e, d20 Modern, Star Wars d20, Marvel Superheroes, Dragonlance SAGA, Startrek, Alternity, Dread, Ars Magica e atualmente mestro 13th Age. @dsaraujo no twitter
Esta entrada foi publicada em Post e marcada com a tag , , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

15 respostas a Iniciativa 4e: Onda do Caos

  1. Fabiano Neme disse:

    Eu acho muito legal essa iniciativa independente. Isso nos dá a chance de ter acesso a coisas novas e diferentes daquelas produzidas pelos ditos “profissionais”.

    Último post de Fabiano Neme: Novidades no Vorpal

  2. Youkai X disse:

    Gostei muito da iniciativa 4E e achei muito legal ver os poderes e habilidades desses monstros de água que vocês criaram.

  3. Pingback: Iniciativa 4e: Medo do Mar « Tomo 4ᵉ

  4. Pingback: Iniciativa 4e - Encontro Molhado « Tomo 4ᵉ

  5. CF disse:

    Bem legal esta iniciativa. O que tenho de fazer para participar?

    Último post de CF: Retrospectiva e TOP Posts de 2008 – 2ª Parte

  6. Ellendill disse:

    Linda inciativa, vou procurar pelo selo…
    É estranho ler as estatisticas dos monstros traduzidas “TR encerra” eahahea…. “save ends” é mais stile….

  7. Severo Jr. disse:

    Eu preferiria, pessoalmente, que atradução ficasse como “jogada de salvamento”!

  8. Bruno disse:

    Muito legal isso, muito mesmo. Aqui em Fortaleza existe algo assim tb. Chama-se Iniciativa d20. Algo surgiu depois de um dia de revolta contra a devir e seus prazos.

    Gostaria de dizer que eh muito legal ver que nós não estamos apenas esperando que as traduções caiam do céu.

    Um abraço pra vcs e boa sorte!

  9. Pingback: Tomo 4ᵉ » Blog Archive » Iniciativa 4e: Medo do Mar

  10. Pingback: Tomo 4ᵉ » Blog Archive » Iniciativa 4e - Encontro Molhado

  11. Pingback: NitroDungeon na Iniciativa 4e + Links do Material Já Publicado! [NitroDungeon - Iniciativa 4e] « Nitro Dungeon - RPG Blog

  12. Pingback: Iniciativa 4ed - Poderes dos Reinos Distantes para Magos! [NitroDungeon - D&D 4ed] « Nitro Dungeon - RPG Blog

  13. Pingback: Iniciativa 4E! Você Conhece? « Zona Neutra

  14. ultimaaliancarpg disse:

    Estou pensando numa maneira de adicionar os elementais na minha campanha.

    Gostei da ficha do monstro, tá igualzinha aos livro básico dos monstros. Tentei fazer uma dessa utilizando Word, mas não ficou desse jeito.

    Abraços!

  15. Pingback: Podcast Rolando 20 – Episódio 11 – Ptolus | Rolando 20

Os comentários estão encerrados.