Iniciativa 4e: Encontros dos Reinos Distantes

E essa é mais uma sexta-feira da Iniciativa 4e! Onde você encontrar o selo da Iniciativa 4e, esteja certo que está encontrando material escrito e revisado para a 4ª edição do D&D, com posts conjuntos, temáticos, a cada quinzena. O tema dessa semana são os Reinos Distantes, os Far Realms. Os Reinos Distantes são planos, muitos distantes e incompreensíveis, local de origem de criaturas como Aboleth, Beholders e Mind Flayers.

Não deixe de acompanhar também no final desse post os links para os outros membros da Iniciativa, que agora contam com a presença nova do Pensotopia, do Nitro Dungeon, Dados do Mestre e do Covil. E deixe sua sugestão, correção ou colaboração!

Como vocês perceberam, os monstros icônicos dos Reinos Distantes são todas criaturas de nível alto. Então, para quem ainda está começando com a 4a edição, resolvi montar 10 encontros sugeridos, para cada nível heroico (1-10), com uma temática meio “Cthulhesca”. Os monstros estão com os nome em Inglês, porque vários ainda não tem tradução definida, mas entre colchetes está a página do Monster Manual onde você pode encontrar essa criatura específica. Quando sair o Manual dos Monstros, eu atualizo aqui.

Eu vou usar um recurso muito importante do D&D: usar as estatísticas de monstro conhecidos, mas com descrições diferentes. Isso geralmente surpreende os jogadores, e dá um gostinho de novidade.

Encontros Sugeridos

EL1 (500 XP)

kruthikNuma localidade afastada, você percebe que os elfos que olham pra você não estão controlando suas ações, mas sim são marionetes de um corpo alienígena dentro de si. De repente, você percebe as criaturas vindo rapidamente com suas carapaças e patas espinhosas.

  • Kruthik Young (Bruto de Nível 2) [MM170]
  • 4 Kruthik Hatchling (Lacaio de Nível 2) [MM170]
  • 2 Elf Archers (Artilharia de Nível 2) [MM106]

Os Kruthik são os zergs da 4e, e dão um clima bem Alien para uma sessão. Elfos com larvas aliens dentro de si fecham o clima (além de serem uma ótima artilharia!) Use um local escuro, de preferência com cobertura para os elfos, e mostre uns ovos dos Kruthik com umas veias pulsantes!

EL2 (650 XP)

No fundo da tribo Goblin, um dos líderes mexeu com poderes além de sua compreensão, transformando seus aliados em criaturas com pequenas ventosas espalhadas por todo o corpo. Além disso, entranhos ratos, sem nenhuma pele, com a carne a mostra, seguem os goblins.

  • 1 Goblin Underboss (Controlador de Elite Líder Nível 4) [MM138]
  • 2 Goblin Warrior (Escaramuçador Nível 1) [MM137]
  • 4 Ratos Gigantes (Lacaios de Nível 1) [MM219]

Goblins meio lesma, meio polvo, com um Goblin cultista, e ratos vindos direto de Resident Evil ou Alone in the Dark. Um encontro com monstros clássicos, com uma nova roupagem capaz de deixar os jogadores de cabelo em pé.

EL3 (750 XP)

No topo do castelo, uma armadura completamente negra e sombria, levanta os braços e criaturas amorfas, que lembram a forma de lagartos, mas cheios de dentes, correm na direção de vocês. Um som de respiração sombrio ecoa na escuridão…

  • 1 Warforged Captain (Soldado Líder Nível 6) [MM261]
  • 5 Spiretop Drakes (Escaramuçadores de Nível 1) [MM90]

A ideia é termos um Darth Vader, mas sem ser um super vilão. Ele pode ser um agente da Ordem corrompido pelas forças do Caos, por exemplo. Os drakes eu escolhi por serem ágeis e simples, mas você pode usar seu escaramuçador de sua preferência, o importante é descrever os dentes!

ettercapEL 4 (887 XP)

Chegando ao meio da floresta, as teias de aranha ficam mais densas. Centípedes andam nos troncos ao redor de vocês, que finalmente encontram uma criatura humanóide, forte, com muitos olhos e uma boca aracnídea. Do seu lado, o que já foram fazendeiros e seus cães, também transformados em criaturas com oito olhos espalhados na cabeça, e pequenas patas protuberando pelas laterais do corpo. Atrás de vocês, um monte de ratos, com oito patas de aranha cada, se aproximam rapidamente!

  • 1 Ettercap Webspinner (Controlador de Nível 5) [MM107]
  • 1 Rat Swarm (Escaramuçador de Nível 2) [MM 219]
  • 4 Hyenas (Escaramuçador de Nível 2) [MM 166]
  • 2 Human Rabble (Lacaio de Nível 2) [MM162]

Monstros com um tema de criatura sinistra funcionam bem. Troque o Ettercap por um Cubo Gelatinoso, e o tema de aranha por lesmas, e você também pode criar um belo encontro assustador em uma dungeon. Use e abuse das descrições dos vários olhos refletindo a cara dos aventureiros.

EL 5 (1000 XP)

Chegando na parte mais funda da selva, vocês começam a perceber vários vermes pelo chão, sob as folhas e nas árvores. Até que um grupo de vermes se move em sua direção, como se fossem cobras vivas de pequenas cobras. As vinhas e cipós também se movem ameaçadoramente, na forma de um matagal vivo.

  • 2 Vine Horrors (Controlador de Nível 5) [MM200]
  • 3 Deathrattle Vipers (Brutos de Nível 5 [MM240]

Espinhos, muitos espinhos. Use e abuse de terrenos difíceis, que deem dano no movimento. Mostre o horror de enfrentar a floresta como entidade. Você pode abrir a cena com uma criatura da floresta, como um coelho, sendo devorado pelas cobras-verme.

black_unicornEL 6 (1275 XP)

Nas planícies, diziam que estrelas e pedras caíam do céu nas antiguidades, mas seu grupo não deu ouvidos. Quando no meio da jornada noturna uma estranha neblina aparece, vocês acham suspeito. Numa cratera, iluminados pela luz da lua, sombras inumanas saem de dentro de uma pedra estranha. Várias tomam formas de panteras, mas uma delas parece ser a sombra maligna de um unicórnio.

  • Dark Unicorn (Escaramuçador Líder de Nível 9) [MM257]
  • 5 Shadow Fey Panthers (Escaramuçador de Nível 4) [MM213]

Esse é um outro exemplo de versões sombrias de oponentes tradicionais. Use as mesmas estatísticas do unicórnio e das panteras feéricas, mas esse será um Unicórnio dos Reinos Sombrios, saindo de dentro de um meteoro maligno.

EL 7 (1500 XP)

O grupo chega numa região quase dentro da montanha. Os Ogros vencidos por vocês disseram que mesmo eles tem medo dessa região, que as presas voadoras apareceram aqui. No acampamento, os sonhos bizarros de vocês são interrompidos pelo galopar de criaturas que lembram hipogrifos, mas com o rosto formado por presas. As asas não tem penas, mas ossos pontiagudos. Atrás das monstruosidades, outra ainda maior. Um Oni, gargalhando de forma grave.

  • Oni Night Haunter (Controlador de Elite de Nível 8) [MM200]
  • 4 Hippogriffs (Escaramuçadores de Nível 5) [MM146]

Esse Oni conseguiu domar os hipogrifos e, com auxílio das criaturas dos Reinos Distantes, os transformar nessas monstruosidades. Um mapa com alguns precipícios ou buracos são interessantes, já que as criaturas podem evita-los com facilidade, e o Oni tem ataques à distância. Explore o lado dos sonhos, já que o Oni tem poderes hipnotizantes.

EL 8 (1750 XP)

“De repente, um trovão, mais ressonante até mesmo que o alarido do festim bestial, atingiu o telhado e provocou um silêncio de pavor nos hóspedes turbulentos. Línguas vermelhas de chamas e manchas de carbonização engolfaram a casa; e os convidados, paralisados pelo terror de uma calamidade que parecia transcender os limites da natureza desgovernada, debandaram gritando pela noite.” — H.P.Lovecraft, A Tumba

  • 2 Rot Scarab Swarm (Soldado de Nível 8) [MM30]
  • 1 Mummy Guadian (Bruto de Nível 8) [MM30]
  • 2 Foulspawn Grue (Controlador de Nível 8) [MM112]

Nunca se sabe o que pode ter numa tumba, ainda mais se uma antiga clássica Lovecraftiana. Acima eu proponho uma combinação clássica de criaturas, com os foulspawns sendo os mais bizarros. Mas inúmeros besouros e outras criaturas rastejantes também fazem bem o serviço.

gibberingEL 9 (2.025 XP)

Depois das várias estátuas de pessoas em terror, com bocas espalhadas pelos seus corpos, lentamente vocês começam a ouvir um zumbido, que se torna um sussurro. Mas não são palavras, é a língua da loucura. Quando você olha, seu escudeiro começa a se transformar em pedra. Ao compreender a insanidade das palavras sussurradas, suas palmas da mão viram bocas, que tentam leh abocanhar. Do outro lado, uma medusa ri entre suas cobras, enquanto uma forma amorfa de bocas e carnes desce a escada na direção de vocês.

  • 1 Gibbering Mouther (Controlador de Nível 10) [MM126]
  • 1 Medusa Archer (Controlador de Elite de Nível 10) [MM186]
  • 7 Human Lackey (Lacaio de Nível 7) [MM168]

A primeira aberração vinda diretamente dos Reinos Distantes aparece aqui, no nível 9. Apesar da medusa ser o oponente de Elite nessa luta, ela é controlada também pelo Gibbering Mouther. Faça suas cobras parecem particularmente bocudas e dentadas. As minions dessa luta podem ser o que de mais terrível você conseguir imaginar, mas humanos insanos com os sussuros já funcionam bem.

EL 10 (2.450 XP)

A tempestade que molhou e gelou cada um de seus ossos ainda berra lá fora, com trovões e raios caindo a cada instante. O vento frio no interior do complexo não melhorou a situação, ecoando o barulho de maneira ensurdecedora. Quando vocês entram numa sala maior, percebem que os trovões não são naturais. São urros de uma criatura enorme, que parece ter sido feita da propria tempestade. Nos cantos da cavernas, monstros amorfos rugem baixinho.

  • 1 Zeugalak (Bruto Elite de Nível 12) 1400 [ver Castles & Dragons]
  • 3 Foulspawn Mangler (Escaramuçadores de Nível 8) 350 [MM112]

Para esse encontro, usei a criatura criada pelo Jean no Castles & Dragons. Aliás, você pode usar o material dos outros participantes da Iniciativa em qualquer um desses encontros! Deixe seus jogadores preparados para os Mind Flayers e Beholders que virão pela frente!

Outros posts da Iniciativa

E aí, o que acharam dessa super sexta da Iniciativa 4e? Rolem 20!

Esta entrada foi publicada em Itens, Post, Resenha e marcada com a tag , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

24 respostas a Iniciativa 4e: Encontros dos Reinos Distantes

  1. Pingback: Tomo 4ᵉ » Blog Archive » Iniciativa4e: Cêfalos

  2. anão picareta disse:

    Puxa muito legal a forma de adaptar as descrições das criaturas e como descrever sua aparição! Deu ideias…

  3. Farrem disse:

    Interessante esta veia "Cthulhesca", já usei criaturas alteradas no 3.x, mas elas davam mais trabalho aplicando templates do que rendiam diversão, e este conceito meramente descritivo é melhor ainda, pois não rende trabalho extra de cálculos e ainda multiplica os monstros em seu livro básico.

    Daniel: O Dungeon Delve é todo feito com encontros assim? O Open Grave, Draconomicon e Manual of the Planes vieram com muitos monstros à mais?(eu sei que você já falou sobre estes livros em posts e no podcast, mas gostaria de saber mais expecificamente se são úteis o bastante para o mestre ou meras peças de coleção para serem comprados) O Guia de Campanha de Forgotten têm monstros?

  4. Pingback: Ooze » Blog Archive » Iniciativa 4e - Nas Garras da Loucura.

  5. Pingback: Tomo 4ᵉ » Blog Archive » Iniciativa 4e: Conjurações Estelares

  6. Pingback: Iniciativa 4ed - Poderes dos Reinos Distantes para Magos! [NitroDungeon - D&D 4ed] « Nitro Dungeon - RPG Blog

  7. Rôm disse:

    Essa coisa de mudar a descrição das criaturas sempre dá certo. Principalmente quando o grupo já sabe as manhas de caba bicho.
    Sempre tem uns gobins azuis pra confundir um pouco os players =P

  8. Franciolli disse:

    Respondendo a algumas de suas perguntas agora:

    1. O Dungeon Delve traz encontros do nível 1 ou nível 30 no esquema de entre na masmorra e faça você mesmo. A idéia é bem legal, principalmente para quem está sem tempo ou idéias para montar um encontro.

    2. O Open Grave, Draconomicon e Manual of the Planes trazem vários monstros, modelos e toda sorte de desafios que são interessantes, em seus respectivos campos de atuação, para uma aventura de D&D.

    3. Os livros não são essenciais, mas tem elementos que adicionam alguma coisa as suas campanhas.

    4. O Guia de Campanha de Forgotten Realms tem alguns monstros e modelos.

    • Farrem disse:

      Valeu Franciolli, é que estou fazendo uma mega encomenda da amazon e estou cortanto os livros que considero menos urgentes(o caso dos três primeiros que perguntei) mas quero comprar o dungeon delve e os de forgotten de qualquer maneira, mas tenho medo de ficar com pouco material para mestre(talvez eu compre o Open Grave, pois mortos-vivos nunca são demais).

  9. Pingback: Senhores da Loucura - Iniciativa 4e « Castles & Dragons

  10. Franciolli disse:

    Parabéns pelo excelente artigo. Ele com certeza será usado por mim em minha campanha.

    Respondendo a algumas perguntas do Farrem:

    1. O Dungeon Delve traz encontros do nível 1 ou nível 30 no esquema de entre na masmorra e faça você mesmo. A idéia é bem legal, principalmente para quem está sem tempo ou idéias para montar um encontro.

    2. O Open Grave, Draconomicon e Manual of the Planes trazem vários monstros, modelos e toda sorte de desafios que são interessantes, em seus respectivos campos de atuação, para uma aventura de D&D.

    3. Os livros não são essenciais, mas tem elementos que adicionam alguma coisa as suas campanhas.

    4. O Guia de Campanha de Forgotten Realms tem alguns monstros e modelos.

  11. Jean da Silva disse:

    gostei mesmo deste post ^^. To criando uma campanha com o tema undead-aberration, essas dicas serão muito válidas ^^.

  12. Pingback: Iniciativa 4E: O Verme da Amargura :

  13. renatorecife disse:

    Confesso que até agora nunca tinha dado muita atenção à Iniciativa 4e (shame on me), mas a de hoje tocou no meu calcanhar de aquiles, as aberrações, depois de jogar com um DM tarado por Mind Flayers eu acabei gostando muito desse tipo de criatura.

    Os encontros descritos aqui estão muito bons, assim como o material dos outros blogs, dá pra rolar uma bela campanha de D&D Lovecraftiano.

  14. newtonrocha disse:

    Gostei demais! Muito bom mesmo, vou usar com certeza! Acho que é o meu material favorito dessa semana de Iniciativa 4e, mas eu sou um lovecraftiano de carteirinha! :)

  15. Pingback: Iniciativa 4E « Pensotopia

  16. Mirallatos disse:

    Zergs são uma ótima referência para fugir do Cuthullu e adentrar no alienígena de vez. Particularmente acho até melhor, já que eles também usar comunicação psíquica e tal. E no mais, ainda que um bocado de jogador acheo o Abocanhador Matraqueante algo estúpido, ele com certeza está entre minhas criaturas prediletas do D&D. Ele é exatamente o que eu considero como Monstro.
    Ficou bacana a lista.

    • Rôm disse:

      Realmente Abocanhador Matraqueante é muito bom. Junto com o velho, porém sempre útil Cubo Gelationoso são minhas criaturas bizarras favoritas.
      Aliais, acho que um Cubo Gelatinoso adaptado pode dar uma boa criatua alienígena…

  17. Azul84 disse:

    Uma idéia interessante pra complementar esses encontros é usar algumas das descrições de armas daquele post de halloween de vocês.

  18. DM_Rafael disse:

    De acordo, o primeiro desafio é mais interessante e o mais aterrorizante. Tem algo de muito primitivo entre homens e baratas! Sem falar dos elfos hospedeiros. Creepy!

  19. Luke_SK disse:

    Esses personagens "death to all" são bacanas no sentido que o seu jogador nem liga pra diplomacia quando entra em contato com eles. Já participei de um jogo que uma das jogadoras morria de pena de ir encarar aquele kobold mal encarado dizendo que não queria fazer mal ao bichinho…
    Enfim, ameaças reais e inevitáveis tendem a deixar o game mais hardcore, com certeza o material ae é muito útil pra gente usar, valeu ae!

  20. Ótimo artigo, costumo usar o clima de terror antes dos combates, como já comentei em outro post eu costumo usar as descrições dos monstros sem entregar de cara o que eles são e a forma que foram mostrados aqui usa muito bem esse metodo. Usar um tom "alienígena" na descrição dos monstros também ajuda muito.

  21. brenda disse:

    muito legal a forma de adaptar as descrições das criaturas

  22. Joe Neto disse:

    AHÃ!!! Meus players precisam ver isso. Ou melhor, deixa quieto. Alguém vai tomar um susto nas próximas sessões de 2º Nível.

    O Unicórnio do Nível 6 e a Medusa com o Murmurante no 9º Nível me encheram de inspiração e esperança!

Os comentários estão encerrados.