Jogador, DM ou ambos?

futurama-rpgSeguindo uma sugestão do nosso leitor e ouvinte Nerdcore, vem hoje uma enquete que irá até tirar uma dúvida minha, e que nos ajudará a posicionar melhor nossos posts e podcasts.

Resumindo, queremos saber se você costuma estar atrás ou na frente do escudo do mestre? Costuma sofrer ou causar TPKs (Morte Completa do Grupo)? Você veste o chapéu de Dungeon Master, ou prefere debulhar feats? Conte pra gente também o por quê da sua preferência  nos comentários!

[poll id=”14″]

E rolem 20, seja de que lado do escudo for!

Sobre Daniel Anand

Daniel Anand, engenheiro, pai de gêmeas e velho da Internet. Seu primeiro de RPG foi o GURPS Módulo Básico, 3a edição, 1994. De lá para cá, jogou e mestrou um pouco de tudo, incluindo AD&D, Star Wars d6, Call of Chuthulu, Vampire, GURPS, Werewolf, DC Comics (MEGS), D&D 3-4-5e, d20 Modern, Star Wars d20, Marvel Superheroes, Dragonlance SAGA, Startrek, Alternity, Dread, Ars Magica e atualmente mestro D&D 5E on-line via Fantasy Grounds. @dsaraujo
Esta entrada foi publicada em Enquete e marcada com a tag , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

17 respostas a Jogador, DM ou ambos?

  1. Xisberto disse:

    Eu prefiro jogar, mas também vou de DM de vez em quando. Ultimamente, tenho sido sempre o DM, até porque não consigo convencer meu DM preferido a mestrar pro grupo (na verdade, até reunir o grupo tá complicado…)

  2. Alysson disse:

    Cara, jogo RPG desde 1990, e te digo que conto nos dedos as vezes que fui jogador… Esquisito, né, mas foi assim comigo, hehe.

  3. Juliano disse:

    Sou DM mais por falta de opção que por vontade própria. Minha média de jogos é mais ou menos 50% mestrando e 50% jogando. Prefiro jogar, mas prefiro que saia jogo comigo mestrando que não saia jogo, que é o que aconteceria muitas vezes se eu não quero mestrar.

  4. DM_Rafael disse:

    Vocês lembram do post das "25 coisas que aprendi com rpg"? Então, não tem verdade maior do que o tópico 4: "Quando você tem tempo para jogar, não tem dinheiro para os livros. Quando tem dinheiro para os livros, não tem tempo pra jogar". É a história da minha vida 🙂

    Além disso, some o fato que os amigos crescem, vão seguindo com a vida e fica ainda mais difícil marcar jogo. Atualmente, mestro a casa 15 dias (quando dá!), mas também não sobra disponibilidade para jogar.

    Felizmente, consegui entrar como jogador de D&D 4th na roda de um amigo meu, que acontece semanalmente. O duro é acordar pro trabalho no dia seguinte!

    Em todo caso, eu gosto mais de posts para os mestre. Material para jogador a Wizards tem de sobra. Mas as idéias criativas que aparecem aqui, além das sugestões para encontros (sejam skill challenges, vilões ou monstros), não tem preço! Aliás, qualquer dia desses preciso usar a Displacer Beast solo! É muito 'Tower of Doom"!

  5. Vinicius Lunguinho disse:

    Na minha mesa atualmente existe dois mestres, eu e um amigo. Eu mestro D&D e ele mestra Storytelling. Então quando o assunto é D&D, eu praticamente só tenho mestrado. Os posts do Rolando 20 que têm me servido mais são os voltados a DMs, mas eu gosto também do material de suporte a jogadores que apareceu por aqui. Por mim deveria tem ambos os tipos de post, com uma predominância maior para posts voltados a DMs.

    • DM_Rafael disse:

      Assino embaixo! Só porque eu disse que gosto mais dos posts para o mestre não significa que não gosto de ver material para o jogador.

      Aliás, queria até dar uma sugestão, já que toquei no assunto do Tower of Doom. A minha classe favoriata sempre foi o clérigo, e eu me amarrava no "Sticks to Snakes" do joguinho, mas fiquei decepcionado quando vi versão da magia no AD&D. Adoraria ver uma adaptação dessa magia como um poder de encontro pro clérigo. Eu até pensei em esboçar uma adaptação, mas tenho certeza que o Rolando 20 faria melhor!

  6. kender disse:

    grupo pequeno é assim, quando uma campanha acaba ou "fica longe" (piada interna) normalmente troca-se de dm/narrador sem sombra de duvidas eu prefiro D&D, seja jogando ou mestrando… eu me divirto da mesma maneira.
    existem casos especiais, tipo um amigo (que não vejo a muito tempo) que sabe tudo sobre dragonlance e as campanhas dele são extremamente detalhadas, ou um outro amigo que narra mage magistralmente…

    hoje eu sou jogador, mas até o fim do próximo mês, serei dm. ^^

  7. Youkai X disse:

    Bem, geralmente eu sou mestre nas mesas de D&D, mas algumas vezes eu sou jogador (em outras mesas). Artigos que auxiliam os mestres sempre são bons, mas pensar um pouco em como inspirar melhor os jogadores a criar e manter seus personagens também é bom e útil.

  8. NERDCORE disse:

    Que legal Anand!

    Nem sabia que vc tinha gostado a da minha sugestao. Valeu por divulgar o blog tambem!

    Ja votei…no meu caso sou tanto DM quanto jogador, apesar de que na 4e fui apenas DM, mal posso esperar para jogar tambem

  9. KYU disse:

    Comecei como jogador, mas agora já tenho engatadas duas campanhas. Acho que vou ficar 70% GM e só 30% Jogador no final… 😛

  10. Allian disse:

    eu deveria ter votado em jogador que é o que eu mais gosto de fazer. deveria ter votado em ambos porque eu lidei e lido com ambos, mais acabei votando em mestre pelo puro motivo que é a unica coisa que eu faço nos ultimos meses por falta de um grupo mais experiente (meu "grupo" atual começou a se interessar ainda tem poucos meses).

  11. Nibelung disse:

    Prevejo uma lavada do "os dois". Sempre que tem esse tipo de enquete a maioria do povo fica em cima do muro, mesmo aqueles que gostam de narrar e estão sem mestrar a dois anos.

  12. Brenno disse:

    Ia esquecendo dessa enquete, rsrsrsrs…

    Comecei sendo jogador, mas logo "me promoveram" a condição de DM que tem sido meu cargo duradouro… E sim, JÁ promovi TPK, mas raramente isso acontece. Buenas, eu gosto de ser o cicerone das históriase "ver de fora" os demais apreciando aquelas horas de aventuras.

  13. Daniel Anand disse:

    Eu também estou esperando meus jogadores subirem uns níveis pra usar muito das coisas que crio para cá!

  14. Jacktador disse:

    EU comecei a jogar rpg a mais ou menos 2 anos atrás, onde comecei mestrando Angus rpg, foi bem dificil pois meu grupo e eu não tinhamos quase nenhuma noção de jogo , e para rolagem de dados eu tive que criar uma roleta para o d10, d12 e d8, mas ficou bem legal , meus jogadores acharam este um dos melhores jogos até hoje !!!!!!! Eu tambem sou jogador XD

Os comentários estão encerrados.