Kobolds vão comer o meu bebê!

Kobolds ate my Baby!Seguindo a série de Desafios de Perícias do At-Will (Original), hoje temos uma situação clássica porém inusitada. Esse é um Skill Challenge que funciona melhor com grupos de baixo nível, afinal, são Kobolds, mas sinta-se à vontade para trocar as criaturas dracônicas por qualquer criatura humanóide que se adapte melhor ao nível atual do seu grupo.

Cenário: Kobolds raptaram um grupo de crianças da vila que os PdJs estão atualmente, que pode mesmo ser Abrigo do Inverno, da aventura Fortaleza no Pendor das Sombras. Os jogadores devem buscar informações para descobrir quem abduziu as crianças, e achar a localização delas antes que os Kobolds as sacrifiquem em nome do dragão que eles cultuam.

Complexidade: 3 (oito sucessos antes de três falhas)

Nível do Encontro: Nível dos PdJ – 1

Objetivo: Localizar o covil dos Kobolds. Falhar nesse desafio significa que os personagens perdem o dia todo, sem conseguir localizar o covil. Se o desafio falhou na primeira fase, coloque a segunda fase como um desafio de complexidade um no dia seguinte (três sucessos antes de três falhas). Se o desafio falhou na segunda fase, considere que eles conseguem achar o covil de qualquer maneira. De qualquer maneira, chegar no segundo dia implica em alguma das crianças já terem sido devoradas pelo (ou enviadas ao) dragão.

Perícias

Os jogadores irão usar suas perícias em duas fases. A primeira consiste em coletar informações com os vilões (moradores da vila) e a segunda em viajar até o local na floresta onde os Kobolds se escondem.

Fase 1 – Obtendo informações

Com quatro sucessos, os personagens descobrem que foram Kobolds e que eles estão na floresta, e passam para a segunda fase. Lembre-se que as falhas nessa fase contam para a segunda fase. Cada falha indica muito mais tempo perdido do que se esperava.

  • Diplomacia (CD fácil, máximo de dois sucessos)
    • 1: Os vilões não sabem muito a respeito, mas eles querem suas crianças de volta, e sabem quando elas sumiram. Elas estavam nos campos ao sul…
    • 2: Alguém acaba relatando que se lembra de ter visto mais crianças que o normal brincando esse dia.
  • Intimidação (CD moderado, máximo de um sucesso): Uma das crianças que não foi aquele dia sabe de alguma coisa. Aparentemente, a apreensão pelos colegas não é suficiente, e vocês o assustam o suficiente para ele contar que viu criaturas que se pareciam com pequenas pessoas-dragão. A criança não queria falar por medo de ser abduzida também.
  • História (CD fácil, máximo de um sucesso): Goblins e Kobolds tem um histórico de presença nessa região, mas Goblins não tem sido reportados por bastante tempo…
  • Natureza (CD moderado, máximo de dois sucessos):
    • Examinando as pegadas no campo ao sul, e próximo às casas, vocês descobrem várias pegadas de pequenas criaturas.
    • Essas pegadas são, provavelmente, de Kobolds.
  • Intuição (CD fácil, máximo de um sucesso): Kobolds são conhecidos por cometer esse tipo de atrocidade, e não tem muitos lugares onde eles possam se esconder por aqui…

Fase 2 – Na floresta

Com quatro sucessos, os personagens descobrem o local exato do covil e chegam até lá. Cada falha indica muito mais tempo perdido do que se esperava, em caso de falha, eles perdem o dia, veja o início.

  • Percepção (CD fácil, máximo de três sucessos): Os Kobolds não são tão bons em esconder suas pegadas como são em fazê-las.
  • Intuição (CD moderado, máximo de dois sucessos): A tribo dos kobolds deve estar cultuando algum tipo de dragão. Poucos lugares por aqui teriam espaço para um lar de dragão.
  • Natureza (CD fácil, máximo de dois sucessos): Seu conhecimento da natureza e floresta o faz o guia do grupo enquanto vocês seguem as marcas.
  • Atletismo (CD difícil, máximo de um sucesso): Você sobre em árvores e pedras, para ter uma boa visão do terreno. Garante um sucesso extra, mas a falha faz o PdJ perder um pulso de cura.

Como usar esse Skill Challenge

Esse é um desafio simples, fácil, e ligeiramente cômico, não deixe que ele tome proporções maiores. Use e abuse de role-play com os moradores da cidade na primeira etapa. Quatro sucessos podem acontecer rapidamente se todo mundo quiser rolar junto, então deixe apenas um jogador rolar por vez, e aproveite para uma mini-sessão de role-play. Para a segunda etapa, não temos role-play em si, mas peça descrições legais de como os PdJs estão procurando os Kobolds.

Eu recomendo você explicar as regras gerais de como vai funcionar o desafio para seus jogadores, as duas etapas, e a conseqüência de falha. É meta-jogo, mas deixa mais emocionante. Os textos explicativos das perícias são só sugeridos, mude a seu bel prazer. Além disso, vale sempre a regra: uma descrição razoável do jogador de como o seu personagem irá usar as suas perícias permite uma rolada normal, mas penalize os jogadores com -2 (ou mais) na rolada se as descrições forem superficiais (“Ah, eu uso Diplomacia.”, por exemplo). Você também pode dar um bônus de até +2 se a descrição for particularmente inspirada e animar a mesa. Para esse desafio de perícias, eu recomendaria uma penalidade de -2 para cada PdJ que não fazer um role-play adequado na cena, já que quase todos as CD são fáceis.

Ah! E não se esqueça de preparar um encontro (combativo ou não) com o dragão, porque os jogadores vão ficar na expectativa.  E rolem 20!

Sobre Daniel Anand

Daniel Anand, engenheiro, pai de gêmeas e velho da Internet. Seu primeiro de RPG foi o GURPS Módulo Básico, 3a edição, 1994. De lá para cá, jogou e mestrou um pouco de tudo, incluindo AD&D, Star Wars d6, Call of Chuthulu, Vampire, GURPS, Werewolf, DC Comics (MEGS), D&D 3-4-5e, d20 Modern, Star Wars d20, Marvel Superheroes, Dragonlance SAGA, Startrek, Alternity, Dread, Ars Magica e atualmente mestro D&D 5E on-line via Fantasy Grounds. @dsaraujo
Esta entrada foi publicada em Skill Challenge e marcada com a tag . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

8 respostas a Kobolds vão comer o meu bebê!

  1. Emerson disse:

    Muito bem bolado, vou usar na minha aventura. Valews.

  2. hackbarth disse:

    Faltou dizer que esse skill challenge foi inspirado num jogo casual muito famoso lá fora:

    http://www.koboldsatemybaby.com/

    <abbr>Último post de hackbarth: Paper Models e 2.5D</abbr>

  3. Daniel Anand disse:

    Muito bem lembrado, Hackbarth! Obrigado pelo link!

  4. Mand disse:

    Muito bom MESMO esse skill chalenge. Eu nunca gostei deles, mas depois deste, acho que vou reconsiderar.

    Iirei usá-lo em uma das minhas sessões, muito bom =)

  5. Shin disse:

    HuaUHUahua!

    Essa foi muito boa!

    Já estou até pensando em como colocar isso no meu encontro da semana!

  6. Marcelo Dior disse:

    Rá! Encontrei o skill challenge que precisava para a aventura introdutória que vou mestrar no domingo.

    <abbr>Último post de Marcelo Dior: Ultimate Real Power</abbr>

  7. Tonho disse:

    Muito escroto… Em especial a imagem do Kobolds Ate My Baby, um craaaaassico!

  8. Shogun disse:

    usei este skill chalenge entre o primeiro e o segundo encontro do Pendor das sombras… deu muito certo… valeu

Os comentários estão encerrados.