O que aconteceu com a blogosfera de RPG?

Um dos meus objetivos com a reencarnação do Rolando 20 é  me ambientar novamente com esse papel de blogueiro e (eventualmente) podcaster de RPG. E atualizando muitos dos posts antigos, como os posts da antiga Inciativa 4E (onde eu criava conteúdo para a 4a edição do D&D com outros blogs), vi que a grande maioria dos blogs que eu conhecia estão fora do ar e não funcionam mais. Como eu sou um velho, que mal usa Facebook e não sabe usar Snapchat, estou complemente por fora das novidades.

Então queria pedir ajuda para os heróicos e exemplares leitores e ouvintes que ainda visitam esse humilde blog para compartilhar os blogs, podcasts, grupos e comunidades de RPG, em português ou inglês, sobre D&D ou não. Tenho usado basicamente o EN World para me manter atualizado, e quando busquei na rpg.network para ver posts recentes, não reconheci ninguém. Podcasts, então, estou órfão. Quase todos que ouvia viraram canais de YouTube ou morreram.

Deixe suas sugestões nos comentários, ou me mande via Twitter ou Facebook. E Rolem 20!

Sobre Daniel Anand

Daniel Anand, engenheiro, pai de gêmeas e velho da Internet. Seu primeiro de RPG foi o GURPS Módulo Básico, 3a edição, 1994. De lá para cá, jogou e mestrou um pouco de tudo, incluindo AD&D, Star Wars d6, Call of Chuthulu, Vampire, GURPS, Werewolf, DC Comics (MEGS), D&D 3-4-5e, d20 Modern, Star Wars d20, Marvel Superheroes, Dragonlance SAGA, Startrek, Alternity, Dread, Ars Magica e atualmente mestro 13th Age. @dsaraujo no twitter
Esta entrada foi publicada em Post e marcada com a tag , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

16 respostas a O que aconteceu com a blogosfera de RPG?

  1. Salve Anand, tudo bem contigo?

    Em primeiro lugar quero dizer que é muito bom ver o retorno do Rolando 20. Vocês, incluo o Davi nisso, fazem falta.

    Bom, realmente a maior parte dos blogs antigos morreu ou migrou de mídia. Hoje o conteúdo que tem mais visibilidade no Brasil são as streams de RPG, seja no Youtube, Twitch, Azubu ou Hitbox. Bons exemplos são o Azecos, Gruntar e Perdidos no Play, que inclusive tem um podcast sobre o tema.

    Agora se vale a indicação de um material gringo recomendo fortemente o Critical Role. Que faz sessões de D&D 5e ao vivo com um grupo de dubladores profissionais. Dá uma olhada depois.

    No que diz respeito a blogs, entretanto, sinto que eles meio que morreram mesmo. Não acompanho nenhum atualmente. Leio posts avulsos vez ou outra quando pipocam na timeline do Twitter ou Facebook com algum tema do meu interesse. Eu mesmo fiz um blog focado na 5ª edição do D&D onde vou postar criações minhas para a minha vindoura campanha, mas a cruel rotina tem me impedido de me dedicar tanto quanto gostaria a ele.

    • Anand disse:

      Oi Daniel, obrigado pelo seu comentário, lembro de você!

      Eu fico muito triste em ver que a grande maioria dos links para artigos e conteúdo de meus posts antigos estão quebrados. Por mais que plataformas de vídeos tenham seu valor (não trabalho no YouTube à toa), artigos escritos são extremamente úteis para os DMs por serem encontráveis e mais fáceis de usar.

      Conheço o Critical Role, de quando surgiu no Geek & Sundry, e apesar de concordar que é super bem produzido, acho super chato ver outras pessoas jogar (mesmo quando é o Vin Diesel ou o Will Wheaton).

      O Perdidos no Play eu cheguei a ouvir os podcasts, assim como o Azecos no YT.

      Se aparecer algo relevante, compartilhe com a gente!

  2. Johny Robert disse:

    Realmente morreram, o que é triste, visto que o RPG (aparentemente) está crescendo.

    Hoje, a maioria dos conteúdos que vejo estão nos grupos de RPG no Facebook, é muito raro aparecer algum blog relevante sobre RPG.

    Espero que o Rolando 20 seja o início de uma nova onda de conteúdo brasileiro sobre RPG.

    • Anand disse:

      Eu acho muito triste ver conteúdo dentro do Facebook, porque como plataforma fechada, não tem o conteúdo indexado e nem é muito fácil para publicar textos. Mas, se tiver algum grupo massa, manda pra gente!

    • Anand disse:

      Obrigado por compartilhar. Vejo que tem bastante “notícias” e artigos traduzidos. Ainda bem que o Tio Nitro não desaponta com conteúdo original!

  3. Jean Corrêa disse:

    Li e ouvi o Rolando 20 desde o começo e sempre admirei muito o trabalho de vocês. Senti muita falta e fiquei muito feliz em saber que vocês estão voltando á ativa. O Rolando 20 sempre foi uma referência no nosso meio e tenho certeza que a volta de vocês vai reaquecer a blogosfera/podosfera de RPG. Aliás, por favor, voltem logo com o podcast! É a mídia que eu mais consumo há anos e minha assinatura do feed de vocês está muito carente, precisando de episódios novos.

    Sucesso!

  4. Anand,

    Tá meio morto mas ainda estamos de olho. Ainda mais com material de qualidade como o conteúdo do ROLANDO 20.

    Grande abraço,

    André

  5. Daniel Cenoz disse:

    Ainda estamos por aí, Anand!!! Mas acho que fora uns bons blogs eternos, o resto está cada vez mais no seu nicho de interesse.
    Eu mesmo só falo de coisa velha…

  6. Daniel Cenoz disse:

    O pessoal foi largando os blogs a medida que outras responsabilidades chegavam. O que ainda está por aí são os tradicionais que continuam atualizando regularmente (com o bom e o mais ou menos de sempre) e outra turma que só posta o que pertence a seu nicho de interesse. Eu, por exemplo, só falo do que tem na estante e desencanei de acompanhar novidades especialmente o que rola no crowdfunding que, na minha opinião, está fazendo mais mal do que bem ao mercado pq a maioria dos produtos não chega às lojas e se torna raro assim que é lançado.

    • Anand disse:

      Eu vejo muita gente postando traduções (o que não acho necessariamente ruim: eu mesmo fiz várias traduções do at-will que ficou fora do ar e salvei esse conteúdo) ou “notícias”, que é o copy-paste de notícias de outros lugares.

      Blog de conteúdo mesmo, com personagens, armadilhas, contos, quadrinhos, fichas, etc, está bem raro mesmo.

      • Daniel Cenoz disse:

        Pois é… é o tipo de coisa que dá trabalho e exige constância… e não sei até onde a comunidade retorna esse esforço então é um negócio que não dá pra pedir de ninguém.
        Aqui em SP ressurgiram os eventos abertos e tem bastante gente jogando mas só material pronto (de boa qualidade, pelo menos) e não vejo adaptações ou inovação.
        Como falar de RPG está mais para sacerdócio que para atividade que traga algum benefício, só os roots andam por aí ainda.
        E com os kikstarters da vida, parece que cada vez menos gente tem do que falar com os outros pq o boca a boca não serve de nada depois que a campanha de financiamento acaba e quem comprou comprou quem não comprou não compra mais.

  7. Rafael P. P. disse:

    Como eu pude perder o retorno do Rolando20??? Quando eu comecei a escutar o Rolando20 ele já tinha morrido e eu fiquei esperando que voltasse algum dia e finalmente voltou! Que Bahamut abençoe este site!

  8. Rey Ooze disse:

    Precisamos lembrar que muitos blogueiros estão publicando livros, como o pessoal da Red Box que tem só ali 3 blogueiros de peso (Pop, Dan Ramos e Neme) mais o Shingo como colaborador; a Flying Ape, do Igor Moreno; o Marlon Armageddon está lançando o novo Tormenta pra 3D&T; este que vos escreve também lançará um em breve (oremos); o Edu Caetano tem um Patreon com diversos projetos prontos e muitos encaminhados…
    Ou seja, o pessoal tem trabalhado sim, só não tem publicado diariamente…
    E convenhamos, como era fácil e gostoso criar pra 4e, né? Até eu me atrevia!

  9. Artur disse:

    Rolando 20

  10. Pedro O. disse:

    a cena de blogs de rpg no Brasil é muito fraca mesmo, infelizmente. De conteúdo original e discussões, um dos únicos que conheço é o http://www.pontosdeexperiência.com.br

    Eu sinto falta de canais que façam reviews originais de livros, que falem sobre eventos acontecendo na cidade e coisa do tipo.

Os comentários estão encerrados.