O que um jogador experiente precisa do D&D Essentials?

Ok, o Davi não postou ainda, mas agora que voltei, preciso aproveitar a empolgação. Uma pergunta que começou a rolar depois que a poeira toda do “Essentials é 4.5?!” foi: “Vou precisar comprar os livros dessa linha“? Então, vou deixar meus centavos a respeito.

Primeiro, vamos deixar claro o que é o que não é da Linha do Essentials. Até agora, dentro da linha, saíram:

  • D&D Starter Set: a caixa vermelha;
  • Heroes of the Fallen Lands: guerreiro, clérigo, ladrão e mago, mais raças básicas;
  • Heroes of the Forgotten Kingdom (lançando): outras classes e raças mais exóticas como dragonborn e tiefling;
  • Rules Compendium: contém as regras, ao contrário dos demais;
  • Dungeon Master Kit: aventura, mapas, tokens e escudo;
  • Dungeon Tiles Master Set: tiles e mais tiles;
  • Monster Vault (acabou de sair): monstros icônicos, revisados e com tokens;

Desses todos, o único que pode ser útil para veteranos, sem pensar muito, é o Rules Compendium. Ele é um manual de referência, portátil (e bem mais leve que um livro capa dura), sendo de excelente uso como referência durante o jogo. Já achei regras nele mais rápido que procurando no D&D Compendium on-line. No entanto, ele não é muito diferente de um Livro do Jogador: contém as mesmas regras, somente com os últimos updates de diferença.

No entanto, outros livros podem ajudar o jogador veterano de D&D 4a edição. Se você quer começar a ter Tiles para montar seus mapas para miniaturas, por exemplo, o Master Set é excelente: contém um número enorme de peças, e são peças mais básicas, para montar encontros clássicos em dungeons. Se você não tem o Livros dos Monstros, ou quer uma solução “de bolso”, ou não tem miniaturas e sente falta, recomendo o Monster Vault. Os previews que estão saindo são fantásticos, com váras criaturas sendo atualizadas com poderes e estatíticas muito mais condizentes com a situação atual do jogo. Veja a minha sempre favorita Displacer Beast, por exemplo. Muito mais texto com o histórico do monstro, além de um token bonitão pra colocar na mesa do combate!

Já os outros, dificilmente eu compraria. Os Heroes of… são interessantes como alternativas às classes básicas padrão. O guerreiro, por exemplo, é bem mais simples que o guerreiro do PHB, usando estâncias e ataques básicos do 1 ao 30 nível. Recomendaria somente para um grupo que tem um iniciante entrando, já que essas classes são bem mais acessíveis. Elas não tem, por exemplo, poderes diários, tendo poderes fixos (e frequentemente passivos), limitando o número de opções e facilitando a vida de quem está começando. Mas não é o caso da minha mesa e, se eu precisar, sempre posso fazer uma ficha de classe essencial usando o Character Builder.

Mas Anand, e eu que sou jogador experiente, não tenho mais lançamentos para mim? Bom, esse ano não mais. Ano que vem teremos o Class Compendium: Heroes of Sword and Spell, que trás as classes do Essencials para a versão “completa” do D&D 4e, com poderes diários e tudo mais, e com as classes básicas revisadas. E aí, em Março, teremos o próximo suplemento para os veteranos: Heroes of Shadow, livro com classes novas, usando o power source shadow, 100% como eram os suplementos de D&D 4e que curtimos. E depois desse, vários outros, como um livro de itens (Mordenkainen’s Magnificent Emporium), outro de fluff sobre a Shadowfell (The Shadowfell: Gloomwrought and Beyond) e por aí vai. Ou seja, 2010 foi mesmo o ano dos Essentials, mas 2010 os iniciantes vão estar junto conosco para uma avalanche de lançamentos!

Eu comprei só o Rules Compendium, e estou pensando em comprar o Monster Vault. E vocês? O que vão comprar da linha Essentials?

E rolem 20!

Esta entrada foi publicada em Post e marcada com a tag , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

31 respostas a O que um jogador experiente precisa do D&D Essentials?

  1. Smallbill disse:

    Bem que a devir poderia lançar aqui no Brasil em português!

    Parece ser muito interessante essse kit.

  2. Delibriand disse:

    Muito bom o texto. É bom saber que não sou só eu que não pretendo comprar nada desse essentials.

    Quanto aos lançamentos do ano que vem, vale dizer que o Manual of the Planes agora é basicamente inútil com o Planes Above, Planes Below e um livro sobre Shadowfell.

  3. Eu estou comprando os tiles (Todos! Fiquei viciado neles!) e TALVEZ compre o Rules Compendium, se sentir falta dele quando voltar a jogar. No mais, fico no aguardo da Deluxe DM Screen e do Heroes of Shadow! :)

  4. Pingback: Tweets that mention O que um jogador experiente precisa do D&D Essentials? | Rolando 20 - DnD 4ª edição -- Topsy.com

  5. Melgalian disse:

    Mas o Davi aderiu à Guerra dos Posts?

    Tomara, pois dessa competição só vai sair post bom de se ler!

    No aguardo!

    • Davi Salles disse:

      Eu quero sim postar, mas essa semana não vai rolar nada, além de estar jogando em duas mesas (uma eu mestro), estou com muito trampo pra fazer. Mas no final de semana acho que rola.

  6. Marcelo Dior disse:

    Eu comprei o Dungeon Tiles: The Dungeon (coloquei um vídeo lá na Terceira Terra) e um jogador meu, que começou a jogar há uns meses, comprou e adorou o Heroes of the Fallen Lands.

    Quase comprei o Compendium, mas eu não tenho precisado procurar regras na mesa de jogo há meses e meses, em especial por conta de dois jogadores que sabem todas na ponta da língua, então estou usando meus "créditos de RPG" para livros fora do mainstream. Mas eu estou de olho no Monster Vault!

  7. Shaolin disse:

    Eu sou iniciante, mas estou já acostumado com a quarta edição (completa). Sinceramente, fico feliz que ainda vão dar suporte á ela, ao invés de apenas progredir com os essentials. Confesso que fiquei com um pouco de dor de cotovelo do excesso de fluff presente no Monster's Vault, ao contrário do Monster's Manual

  8. @Ooze disse:

    Eu comprei o Rules Compendium (ainda não chegou, tá vindo de Crodlu) e daria uma chance ao DT Master Set se não tivesse comprado outro DT de Athas! ehehe

    No mais, o pessoal tá querendo misturar o Essentials com o 4e "normal", eu não acho legal. Já diria o poeta: Uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa.

  9. Vinicius Zóio disse:

    Comprei 2 Rules Compendium (um pra mim e outro pro ruleslawyer do grupo, rsrsrsrs).

    Os DTs, pretendo comprar posteriormente, já que sou viciado nos tiles.

    Gostei mto do Monster Vault, mas não me agrada muito as "tranqueiras" do mesmo – que embora muito utéis, vão destoar um cadinho das minis que uso :P. Acho que se pudesse comprar só o livretinho com monstros, por um preço mais camarada, compraria :).

    Estou mais ansioso para novas guidelines para construir solo monsters (tipo, usem poderes para deixá-los resistates à dazes, stun, dominates, etc) aparecendo num futuro livro oficial que nos monstros per se :).

    Enfim, se o Heroes of Shadow não vier "mecanicamete essencializado", tá valendo! ^^

    • Daniel Anand disse:

      Serão classes com poderes diários e afins, mas já na filosofia do Essentials: raças com duas opções de bônus no atributo secundário, builds claros, etc.

      • Vinicius Zóio disse:

        É, quanto a isso eu não tenho problemas :).

        O que não sei se foi confirmado é se veremos, por exemplo, a "pré-montagem" do class design do Essentials – algo como, ao invés de escolher a cada nível um poder (AEDU), eu ganho uma class feature fixa :P.

        Muitas classes no Essentials seguem essa idéia de substituir em alguns níveis os poderes por class feature fixas – e isso é algo que eu particularmente não fico "thrilled" :P.

  10. eu comprei todos, o único que achei meio inutil foi o kit do mestre, as builds das classes no heroes… ta show de bola, deu uma nova vida pra a 4ed. O red box ta muito show para ensinar o jogo… o kit do mestre achei o mais fraco, pois todo o texto do livro foi retirados dos dois livros do mestre. O escudo ta com a errata inclusa (mas é a mesma imagem e sem ser hardcover).

    Os DTs são showwwwwwwwwwwwwwwwwwww

  11. Carlos disse:

    Eu tenho o RC e o HotFL. Achei muito bacana os dois, se bem que no meu caso não sou um jogador veterano de 4E, e eu tinha apenas lido os corebookds em Português, que nem eram meus, comprei os pro meu filho. Como eu gostei do sistem resolvi comprar os Essentials por que acho mais fácil de entender o original do que a tradução, não sei por que. Mas se atendo ao tópico gostei muito. Eu fiz um post no meu humilde blog, dando a visão de um jogador veterano de AD&D sopbre a série Essentials. Abs!

  12. fawks - Danilo disse:

    Muito aguardado o retorno dos posts aqui do rolando 20!!
    Quanto à linha Essentials, só comprei o monster vault (pre-order) e acho que talvez…talvez eu adquira o Compendium.
    É isso, estou ansioso para ler os ótimos posts (como sempre) de vocês.

    P.S: quando sai o próximo episódio?

  13. Juliano disse:

    Eu não vi nenhuma movimentação quanto a eberron no Brasil! Ta ai um cenário que eu adoro e seria muito mais fácil e prático levar à mesa um livro de campanha traduzido, principalmente para os jogadores iniciantes!

    Obs.: Eu sou um que compro tudo que é traduzido de D&D! pois acredito que assim estarei incentivando novos lançamentos, e com um RPG com ”suporte ” em português, cada vez mais jogadores se juntarão a nós no nosso hobby.

  14. Ticiano disse:

    Tenho jogado no Encounters e o essentials tem funcionado legal. O que mais me chamou a atenção foram os tiles. Estou até vendo o vídeo do Marcelo Dior. Agora como gosto muito de Forgotten fica a dúvida, sairão mais livros com detalhamentos de áreas de FR como antes? Ou morre com o que já saiu? Alguém sabe?

    Por enquanto estou esperando para me juntar com o meu velho grupo que começou a jogar Dark Sun.

  15. Edu Trevi disse:

    Eu não vou comprar nada do Essentials, não acho necessário. Se eu fosse um iniciante, talvez sim.

    Estou um pouco preocupado com o futuro do D&D vendo os poucos lançamentos anunciados para 2011…

  16. andreraistlin disse:

    tb não vou comprar nada do essentials, nossa última compra foi DWARVEN FORGE e algumas estruturas da GAMES WORKSHOP (igreja gótica e duas ruínas).
    próxima compra são os livros HEROS OF THE SHADOW e SHADOWFELL em março 2011 !

    abraços,

    André RaistlinRJ

  17. Até agora, só o Rules Compendium. Tô esperando o danado chegar pela Amazon por esses dias!

  18. Rodrigo disse:

    Comprei o D&D Essencials DT – The Dungeon. (comprei 2 caixas). Cada caixa vem com 10 folhas frente-e-verso (os Outros tiles vêm só com 6 cada)!

    O interessante é que a própria caixa (tampa e caixa) pode ser usada como Matriz de combate em 3D. E não me arrependo, pois dá maior variedade de salas para os combates.
    Já comprei tbm o DT The City, deve chegar no fim do ano.

  19. Leisses disse:

    Uma pergunta pro pessoal que comprou os DTs…onde comprar? E quando vocês compraram foi preciso pagar o imposto de entrada no Brasil?

    Edit: Ah! E alguém sabe se algum lugar tem uma promoção para comprar todos? =D

  20. comprei na Amazon, paguei imposto não. só ta faltando agora chegar o wilderness, o city e o dungeon já chegaram.

  21. Recebi meu Compendium semana passada! Só não comentei nada até agora porque estava dando uma olhada geral nele pra saber se valeu o investimento ou não. O que posso afirmar com o que vi até o presente momento é que ele esclarece melhor o uso de certas perícias e apresenta novas classes de difilculdade para as tarefas consideradas fáceis, moderadas e difíceis por nível. Mas confesso que esperava uma espécie de "livro de erratas" mais abrangente, com as modificações feitas em certos poderes e raças que constam da última atualização do Character Builder, antes de ele migrar para o modelo web-based.

  22. Shaolin disse:

    3 posts depois a guerra acabou?

    Aaaaaaaah :(

  23. Eduardo disse:

    Poxa galera! Acabei de descobrir o site e estou ultra empolgado com o podcast de vocês! Infelizmente parei de jogar RPG em 2003 e desde então venho tentado voltar. Me empolguei demais com a 4a edição, e o site tem me incentivado cada vez mais a voltar a jogar! Encomendei semana passada Os 2 livros de Eberron e os 2 de Dark Sun, só por conta do que ouvi no podcast (não conhecia Eberron e amo Dark Sun). Curti demais o trabalho vc(s).

    Não parem com os posts e principalmente não pare com os podcasts!

  24. Rafael disse:

    Estou na mesma situação do Eduardo. parei de Jogar RPG há 10 anos. Sempre vou a livrarias mas nunca ia na sessão de RPG…um dia vi a H1 keep on the shadowfell, comprei e voltei com tudo. Descobri o Nitrodungeon, ouvi os podcasts, o tio nitro indicou um monte de pod, inclusive o rolando 20, que é um dos sites que eu mais visito. estou ouvindo os pods daqui, show de bola. venho aos poucos lendo todos os posts eu tenho que parabenizar o Daniel e o Davi pelo trabalho e pelo entretenimento. Quero continuar rolando 20 com vocês!!! Em tempo, eu acho Tiles essencial na mesa de jogo. pretendo comprar o Dungeon Tiles master set: the dungeon.

  25. Maelstorm disse:

    realmente um monster vault seria interesente.
    otimo blog estao de prabems e aquele jabasinho basico http://rolandoetrollando.wordpress.com/ e um blog novo porem eu eu e meus colegas tentaremos tranformalo em um otimo blog

  26. JIFF disse:

    Colegas de dados, desnecessário dizer que o site é incrível…
    Mestro rpg medieval há anos [sempre AD&D - "É o novo", hein?...] e, agora, resolvi atualizar-me nas regras da 4th, por conta dos bons comentários de muita gente boa.
    Agradeço a vcs as dicas do Essentials e já digo que vou aparecer por aqui, mais vezes, para “beber no cálice da vossa sabedoria”.
    Abraços a todos.
    JIFF [Fortaleza-CE]
    Ah, bom 2011…

Os comentários estão encerrados.