Os efeitos da Esperança e Desespero

“(…) A partir de uma janela incomensuravelmente alta uma chama vermelha esfaqueava o norte, a cintilação de um olho penetrante … O olho não os observava, estava olhando o norte … mas Frodo em seu vislumbre caiu como terrivelmente e mortalmente ferido (…)”

Olá Jogadores e DMs!

Nas profundezas do mundo existem mais coisas terríveis do que orcs! Uma vez Gandalf (ou foi Aragorn?) disse a Frodo algo nessas linhas, que monstros terríveis deveriam causar medo nos seus jogadores, um medo terrível e mortal, a ponto de como vimos na descrição, um personagem se sentir mortalmente ferido.

Inspirados no MMORPG Lord of the Rings Online, meu irmão e eu discutiamos sobre regras opcionais de D&D 4e, assim pensamos em adaptar a regra de dread (desespero) e hope (esperança) deste MMO. No jogo, as regras são bem complexas, portanto selecionamos a ideia principal da regra. Quando algo causar “Dread” ou desespero, o jogador e personagem deveriam ficar aterrorizados! 

Muitas coisas podem desesperar os corações dos heróis: monstros sisnitros como undeads, lugares terríveis, visões aterrorizadoras, um poderoso artefato maligno, um grito de Nazgûl e, claro, a visão de um dragão. Da mesma forma os corações do heróis podem ser aquecidos pela esperança dos Valares por um podereso artefato benigno, um poderoso NPC, um discurso inspirador e, claro, um boa descrição de um jogador.

As regras de Esperança e Desespero são simples. Cada 1 ponto de desespero que afetar o personagem ele tem seus pontos de vida máximos reduzidos em 10. Isso pode causar a perda de hitpoints, se seu personagem estivesse cheio de HPs. O oposto de aplica à esperança: cada ponto de esperança faz com que o personagem tenha seus pontos de vida máximos aumentado em 10. Além disso, você ganha 10 hitpoints imediatamente para acompanhar esse aumento do máximo. Apesar de 10 parecer um número e alto, e ele é, e percebemos que algo menor faria com que a importância da esperança e o desespero dimuisse, e um de desespero seria qualquer coisa. Gostaríamos que o desespero realmnete fosse desesperador e portanto a escolha de um número alto como este.

Quando você aplica esse valor? Sempre que achar que a situação causa desespero ou esperança nos personagens, mas sem exagerar para não deixar banal. Recomendamos uma vez por sessão no máximo. Além disso, esse efeito é aplicável para algumas criaturas. Por exemplo, o já citado Dragão. Ao invés de deixar todos atordoados por um turno com seu medo, o Dragão poderia causar um ponto de desespero por grau de antiguidade do dragão. Um Great Wyrm (dragão ancião), por exemplo, causaria 4 pontos de desespero, reduzindo em 40 pontos de vida de todos os membros do grupo. A única maneira de reduzir o desespero e conseguir esperança (ou, claro, matar ou fugir da fonte de desespero!)

Espero que tenham gostado dessa regra opcional que tem como objetivo deixar NPCs mais terríveis e criar mais incentivos para a boa interpretação na mesa do D&D. Mas não qualquer interpretação, e sim a interpretação heróica que é a essência desse jogo. Deixo aos leitores o desafio de sugerir outros usos para esse regra aí nos comentários.

Rolem 20!

Sobre Davi Salles

Irmão do Daniel, o Davi começou a jogar mais ou menos na mesma época, mas demorou um pouco mais para jogar junto. Irmão caçula, sabe como é. Ele gosta bastante de Senhor dos Anéis, e suas aventuras sempre tem um toque Sheakspereano. Curte the One Ring, Vampire: the Requiem e outros RPGs mais interpretativos, mas também joga e mestra mesmo o velho e bom D&D.
Esta entrada foi publicada em Post e marcada com a tag , , , , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

10 respostas a Os efeitos da Esperança e Desespero

  1. DM Rafael disse:

    Interessante, mas esses pontos (positivos ou negativos) influenciariam o valor dos Healing Surges visto que eles alteram o valor total?

    É bom ver os dados rolando aqui novamente, abraços!

    • Daniel Anand disse:

      Eu diria que não, senão a matemática começa a deixar a coisa lenta. As curas continuariam a ser tão efetivas quanto antes. O valor de bloodied (sangrando), no entanto, mudaria, sendo reduzido em 5 vezes o número de dread/hope.

      • DM Rafael disse:

        Concordo, esse tipo de recálculo na mesa seria um saco. Mas talvez o impacto da esperança e do desespero fossem maiores se eles afetassem os healing surges com um bônus fixo de +2/-2.

        Eu certamente ficaria desesperado se subitamente meu healing surge ficasse menor frente a um monstro horrendo! 🙂

        • Daniel Anand disse:

          O valor de healing surge impacta basicamente curas, e curas, em geral, impacta muito mais defensores do que controladores, por exemplo. A gente pensou nisso também, mas queria algo que influenciasse todo mundo o mais igual possível.

          Com hitpoints, todo mundo é afetado, e as diferenças de hps das classes e roles não é muito grande.

        • Riketz disse:

          muito boa a ideia do dread/hope.. e já concordo com o DM Rafael aqui.. eu também ficaria desesperado se subitamente meu healing surge diminuisse..

          eu transformaria ela em um status, assim o personagem está ou não está em dread/hope.. e para deixar igual para as classes, a idéia é escalonar os valores..

          DREAD, o valor do healing surge diminuí pela metade (ou em 1/4)
          HOPE, o valor do healing surge aumenta em 50% (ou em 25%)

          isso faz com que a capacidade de se manter em combate diminua/aumente de maneira substancial, já escalonado com os níveis..

          mas mantendo a idéia de alterar os PVs, eu pensaria em considerar valores escalonados, na mesma linha do pensamento acima:

          DREAD, os PVs máximos são diminuídos em um valor igual à metade de seu healing surge
          HOPE, os PVs máximos são aumentados em 50% e você cura esta mesma pontuação

  2. Buruka disse:

    Achei muito interessante está ideia, vou tentar usar com o meu grupo na sexta-feira, vamos ver como funciona…

  3. Kalmarr disse:

    Tomara que voltem a escrever aqui! Estamos sentindo falta! abraço

  4. @yobrul disse:

    Essas regras me lembram o despair deck do shadowfell: gloomwrought and etc! talvez uma combinação das duas desse um resultado interessante!

    abs e voltem por favor!

  5. leonam disse:

    bem, eu tambem gostei da ideia, mas isso teria uma jogada para o jogador ou simplismente ficaria a cargo do mestre?

  6. Gostei bastande da idéia.

    Jogo usando o sistema D20 e ocasionamente sou mestre.

    Irei tentar adaptar para minha campanha.

Os comentários estão encerrados.