Categorias
Enquete Post

Qual seu arquétipo favorito?

Na enquete dessa semana, perguntamos qual seu arquétipo (role) favorito. Meu primeiro personagem da quarta edição foi um elfo Fighter, e já me sinto confortável para dizer que já sei como é jogar de Defender. Também acabei de fazer o Linus, um halfling Rogue, que se vocês ouvirem o podcast Rolando 20 amanhã verão que estou me divertindo com ele, mas ainda estou sacando o estilo do Striker.

O Davi já jogou doze sessões com o Karus, um Warlord Dragonborn. Ninguém ainda jogou de controller, mas nós dois já mestramos com controller na mesa. Eu achei legal, mas acho que meu role favorito até agora é o Defender, mesmo tendo Initiate of the Faith para dar uma “quebrada”. Se bem que o Striker e suas montanhas de danos são divertidas. Em termos de roleplay, acho que os arquétipos influenciam pouco ou quase nada. Se eu quiser jogar com um personagem soturno e sombrio, pode ser de qualquer classe, por exemplo. Qual é o preferido de vocês?

E rolem 20!

Por Daniel Anand

Daniel Anand, engenheiro, pai de gêmeas e velho da Internet. Seu primeiro de RPG foi o GURPS Módulo Básico, 3a edição, 1994. De lá para cá, jogou e mestrou um pouco de tudo, incluindo AD&D, Star Wars d6, Call of Chuthulu, Vampire, GURPS, Werewolf, DC Comics (MEGS), D&D 3-4-5e, d20 Modern, Star Wars d20, Marvel Superheroes, Dragonlance SAGA, Startrek, Alternity, Dread, Ars Magica, 13th Age e atualmente mestro Pathfinder 2E. @dsaraujo no twitter

6 respostas em “Qual seu arquétipo favorito?”

Dos roles, o mais divertido pra mim é o defender já que ele controla o combate taticamente, seguido pelo líder e pelo controler

O striker é o mais sem gracinha de todos, vc joga uma montanha de dados e era isso…

Por enquanto o meu preferido é defender. Mas pudera: eu só joguei de warforged fighter até agora.

Acho divertidíssimo o controle que o guerreiro tem sobre a disposição dos inimigos no campo de batalha. Além das táticas malucas que podem ser geradas à partir da situação de ter um inimigo marcado.

Eu também gosto muito do striker, por sua mobilidade.

O que eu menos gosto por enquanto é o controller. Ou, para ser mais preciso, o mago. Por ele ter muitas opções que são barradas se os seus aliados não estiverem posicionados fora da área de efeito das magias. Eu sei que tem um talento que minimiza isso, mas ainda assim é broxante não poder soltar uma magia que ajudaria bastante porque não quer afetar um ou dois aliados que estão alí no meio da pancadaria.

É a primeira vez desde o D&D da Grow que eu gosto de jogar com Wizard, ou que sinto falta de um Wizard na minha mesa quando mestro. Comprei o Advanced Player’s Guide da Expecitious Retreat só para ter outros tipos de controler!

Taí um resumo interessante das classes, de seus respectivos arquétipos e das fontes de poder. Originalmente postado em http://www.critical-hits.com/features/character-c

=== OFFICIAL CLASSES BY BOOK ===

Player’s Handbook
* Cleric (Divine Leader)
* Fighter (Martial Defender)
* Paladin (Divine Defender)
* Ranger (Martial Striker)
* Rogue (Martial Striker)
* Warlock (Arcane Striker)
* Warlord (Martial Leader)
* Wizard (Arcane Controller)

Forgotten Realms Player’s Guide
* Swordmage (Arcane Defender)

Player’s Handbook 2
* Avenger (Divine Striker)
* Barbarian (Primal Striker)
* Bard (Arcane Leader)
* Druid (Primal Controller)
* Invoker (Divine Controller)
* Shaman (Primal Leader)
* Sorcerer (Arcane Striker)
* Warden (Primal Defender)

Eberron Player’s Guide
* Artificer (Arcane Leader)

=== OFFICIAL CLASSES BY POWER SOURCE===

ARCANE
Artificer, Bard, Sorcerer, Swordmage, Warlock, Wizard

DIVINE
Avenger, Cleric, Invoker, Paladin

MARTIAL
Fighter, Ranger, Rogue, Warlord

PRIMAL
Barbarian, Druid, Shaman, Warden

=== OFFICIAL CLASSES BY ROLE ===

CONTROLLER
Druid, Invoker, Wizard

DEFENDER
Fighter, Paladin, Swordmage, Warden

LEADER
Artificer, Bard, Cleric, Shaman, Warlord

STRIKER
Avenger, Barbarian, Rogue, Ranger, Sorcerer, Warlock

—————
JL

Os comentários estão desativados.