Raças: Draconato

E saiu no Brasil um dos melhores (e mais baratos) suplementos para D&D 4ª edição, o Raças: Draconato. Da página oficial do produto:

Ser um draconato é existir acima da maça de meros mortais, é ser mais importante — descendente dos dragões majestosos e poderosos e portadores do legado da antiga Arkhosia. Jogar com um draconato aventureiro é aceitar essa raça orgulhosa como seu alter ego no jogo, assumir a identidade de um herdeiro de Arkhosia, armado com a baforada e a durabilidade de um dragão que eliminam seus inimigos e enfraquecem seus ataques.

Este suplemento do Livro do Jogador explora os mistérios do Draconato. Propõe aos jogadores de D&D novas possibilidades empolgantes para seus personagens draconatos, incluindo talentos raciais únicos, poderes, trilhas exemplares e destinos épicos além de auxiliar aos mestres com o conhecimento das lendas e aventuras por trás dos draconato.

Esteja pronto para aprimorar e desenvolver a personalidade e a história de seu personagem draconato e torná-lo o mais poderoso de sua raça.

Pra quem ouviu nosso podcast do Draconato, muito do que discutimos por lá está detalhado e expandido nesse suplemento. Bastante detalhes sobre a história e cultura dessa raça que surgiu lá no Races of Dragon (3.5e), e que virou raça básica na quarta edição.

Nacional versus Importado

Eu já tinha a versão americana do suplemento, e tenho uma nacional em mãos. Mais uma vez a qualidade está ótima. A versão nacional é um pouquinho mais alta, cerca de um centímetro. A qualidade da capa é a mesma, e o papel interno bastante similar, embora o papel da Devir seja um pouco mais leve. As cores e a impressão estão impecáveis.

O conteúdo está tudo lá, e vamos passar por ele rapidamente.

Conteúdo

O livro começa dando uma introdução ao draconato, e conta a origem da raça, os filhos de Io, Deus original dos Dragões. Depois descreve o antigo império de Arkhosia, época que os draconatos dominavam o mundo conhecido. Passamos para família e clã, nomes, etc. Na seqüência temos descritivos para draconatos arcanos, divinos, marciais e primitivos, todos com antecedentes novos e uma trilha exemplar nova.

O livro passa então para uma parte mais mecânica, trazendo novos talentos, quase todos raciais, e grande parte modificando a baforada da raça. Depois temos novos itens mágicos focados na raça dragão, e finalmente um destino épico. Destaque para as caixas de texto ao longo dos capítulos que são super legais, dando dicas de como falar como um draconato, nomes típicos, o seu código de honra e muito mais.

Resumo

Considerando que esse é um livro que pode ser comprado por R$ 13,00 (digite ROLANDO20 no vale-presente), que é praticamente o preço de uma revista, e que o conteúdo é muito bom, recomendo bastante o suplemento. O único caso onde esse livro pode não ser tão útil é se você for o DM (o livro é muito mais focado no jogador), mas vai te ajudar a fazer NPCs draconatos bem mais interessantes. Claro, se você detesta a raça, também vai detestar o suplemento.

Deixo meu parabéns à Devir pela rápida tradução e produção nacional do suplemento: o Raças: Draconato saiu nos EUA em Janeiro desse ano, e a 1ª impressão brasileira aconteceu em Maio de 2010, nada mal.

E rolem 20!

Sobre Daniel Anand

Daniel Anand, engenheiro, pai de gêmeas e velho da Internet. Seu primeiro de RPG foi o GURPS Módulo Básico, 3a edição, 1994. De lá para cá, jogou e mestrou um pouco de tudo, incluindo AD&D, Star Wars d6, Call of Chuthulu, Vampire, GURPS, Werewolf, DC Comics (MEGS), D&D 3-4-5e, d20 Modern, Star Wars d20, Marvel Superheroes, Dragonlance SAGA, Startrek, Alternity, Dread, Ars Magica e atualmente mestro D&D 5E on-line via Fantasy Grounds. @dsaraujo
Esta entrada foi publicada em Post, Resenha e marcada com a tag , , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

15 respostas a Raças: Draconato

  1. Edu Trevi disse:

    Eu gostei bastante também! Qualidade/preço/conteúdo – MUITO BOM!

  2. Pingback: Tweets that mention Raças: Draconato | Rolando 20 - DnD 4ª edição -- Topsy.com

  3. O preço ficou realmente impressionante mesmo.
    Estava a 15 aqui em Londrina, PR (estou a trabalho, sou de Cascavel, PR), e como eu não tenho nada da 4e comprei o Pendor das Sombras.
    Vale a pena comprar os livros básicos? Já que tem inúmeras erratas, ou ver o que vai sair na linha Essentials?

  4. Romildo disse:

    De nada adiantou digitar Rolando20, mais comprei assim mesmo, valeu pela Dica

  5. Patesi disse:

    Muito bom o livro! Algumas raças, acho, necessitam mesmo de um conteúdo a mais, tal como a dos draconatos e dos tielfing. Conhecê-las mais profundamente pode até atrair quem não gostava delas anteriormente.

  6. Ok, vou dar credito de qualquer forma eu acabaria comprando mesmo. Valeu Anand, considero você pra caramba!

  7. Mal posso esperar pelo lançamento do Livro de Raças: Tiefling!

  8. Patesi disse:

    Ótimo!

  9. @zotyslin disse:

    Eu nunca curti muito os draconatos , mas quando comprei o livro Raças: Draconatos eu gostei bastante dos descendentes do império de Arkhosia , até criei um draconato Warlord 😉 Espero rolar muitos 20 com ele =)

  10. @zotyslin disse:

    Não sei se tiveram a oportunidade de ver o livro de Raças: Tiefling , e ver o Redentor dos Malditos
    “Não me ponho contra o mal sozinho. Ao meu lado estão as almas de meus ancestrais tieflings, outrora amaldiçoados enternamente no inferno mas agora buscando a salvação pelos seus crimes. Contra esta força, nenhum mal escapa por muito tempo.”

    Seu Fim Espera
    Acerto: 3d10 + modificador de Força ou Sabedoria de dano psíquico, e o alvo está zonzo até o fim do seu próximo turno.

    Espírito de Sacrifício
    Efeito: Você teleporta o alvo 5 quadrados. O alvo ganha pontos de vida temporários igual ao seu modificador de Força ou Sabedoria + metade de seu nível.

    Salvação da Alma Ígnea
    Efeito: Você conjura quatro espíritos de fogo em busca de redenção. Cada espírito aparece num quadrado diferente dentro da explo-são. Os espíritos duram até o fim do seu próximo turno. Um inimi-go que encerre seu turno adjacente ou em um quadrado de um espírito sofre dano contínuo por fogo igual ao seu modificador de Força ou Sabedoria. Um aliado que gaste um pulso de cura ao estar adjacente a um em um quadrado de um espírito recupera pontos de vida adicionais iguais a 10 + seu modificador de Força ou Sabedoria

    Coloquei algumas habilidades novas do livro raças: Tiefling.
    Muito legal , Esses suplementos sobre as raças ficaram muito bons , tanto os do draconato quanto do tiefling 😉

  11. Renato disse:

    Muito boa sua postagem! Draconato sempre foi uma das raças que mais gosto. Alguém sabe onde acho o Races of the Dragon em português e pdf (Jogo no 3.5 mesmo XD)?

Os comentários estão encerrados.