#RPGaDay 2017 – Dias 8 e 9

Dessa vez temos duas perguntas em uma: 1) Qual é um bom RPG para se jogar em 2 horas ou menos? e 2. Qual é um bom RPG para se jogar por 10 sessões?

Eu acho que alguns sistemas são ineremente bons para one-shots ou campanhas curtas. Eu tive uma discussão com o Sembiano no nosso canal do YouTube um tempo atrás exatamente sobre a questão one-shot versus campanhas.

Respondendo as perguntas. Pra jogar 2 horas ou menos, recomendo sistemas em que a criação de personagem acontece em 5 minutos ou, se pré-gerados, dá pra entender a ficha em 5 minutos. Dos que eu recomendo, diria o Dread para adultos e No, Thank You, Evil! para crianças.

Pra jogar 10 sessões, aí a lista é gigante, porque jogo de RPG que funcione bem como campanhas curtas fica perfeito. Eu acho que o World of Darkness é perfeito, porque cabe uma história fechadinha aqui, talvez até em duas partes. Um GURPS Infinite Worlds também caberia bem. Mas eu provavelmente faria o 13th Age em 10 sessões, uma variante onde os personagens passam de nível toda a sessão (os personagens tem no máximo 10 níveis em 13th Age).

E vocês? O que recomendariam?

 

Sobre Daniel Anand

Daniel Anand, engenheiro, pai de gêmeas e velho da Internet. Seu primeiro de RPG foi o GURPS Módulo Básico, 3a edição, 1994. De lá para cá, jogou e mestrou um pouco de tudo, incluindo AD&D, Star Wars d6, Call of Chuthulu, Vampire, GURPS, Werewolf, DC Comics (MEGS), D&D 3-4-5e, d20 Modern, Star Wars d20, Marvel Superheroes, Dragonlance SAGA, Startrek, Alternity, Dread, Ars Magica e atualmente mestro 13th Age. @dsaraujo no twitter

Esta entrada foi publicada em Post e marcada com a tag . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

2 respostas a #RPGaDay 2017 – Dias 8 e 9

  1. Rafael Moraes disse:

    Com essas respostas eu concordo quase em 100%. O Dread é uma excelente pedida para algo rápido mesmo, assim como o 3D&T. Agora pra uma campanha de 10 sessões eu recomendaria o Chronicles of Darkness (uma evolução do sistema WoD). Ele oferece umas crônicas em torno do metaplot chamado ‘God-Machine’, e oferta várias idéias de pequenas crônicas nesse sentido.

  2. Tarcisio Lucas disse:

    Acho que Fiasco e Violentina dão excelentes sessões de 1, 2 horas. Já para 10 sessões, acredito que qualquer sistema mais complexo possibilita excelentes resultados.
    Mas dá pra fazer um mix; Ano passado rolei uma campanha de D&D 5 tendo apenas 1 hora por semana – jogavamos uma vez por semana no nosso intervalo de almoço no trabalho – foram umas 20 sessões, e foi muito bom!

Os comentários estão encerrados.