Skill Challenge #1 – Cidade em Chamas

Olá pessoal!

De acordo com a nossa enquete, nossos leitores quem ver mais Skill Challenges aqui no blog. O pessoal do At-Will tem postado excelente desafios, que irei, inicialmente, traduzir aqui no Rolando20, com a autorização do autor. Eu dei umas modificadas onde achei relevante. No desafio de hoje, os heróis precisam ajudar a cidade contra um incêndio (criminoso? Natural? Fica à cargo do DM!) (link do original).

Cidade em Chamas

Uma área da cidade está em chamas, e os PCs tentam ajudar a salvar os moradores da cidade que estão presos entre os destroços flamejantes.

Skill Challenge de Nível Variável e Complexidade variável (O skill challenge termina quando o objetivo for alcançado, ou o grupo acumular três falhas)

Objetivo: Salvar 20 pessoas.

Cidade em Chamas funciona em três etapas. Os PCs primeiro precisam localizar em qual construção ainda tem pessoas presas dentro, achar uma maneira (segura) de entrar, e depois salvá-las propriamente dito. Os PCs podem fazer quantas roladas necessárias para completar cada etapa, mas as falhas tem penalidades explícitas (ver abaixo). As dificuldades estão listadas como testes Fáceis, Moderados e Difíceis. Consulte o DMG (a página é 42, mas use a tabela do último Update) para ver DCs apropriados para os níveis dos seu grupo.

Etapa 1: Encontrar pessoas em perigo

Skills utilizadas:

Perception (DC Moderada):  Escolha um dos PCs como investigador principal. Os outros jogadores podem usar Aid Another para ajudar esse PC.

Streetwise (DC Moderada):  Escolha um dos PCs como investigador principal. Os outros jogadores podem usar Aid Another para ajudar esse PC.

Successo: Os PCs encontram pessoas presas pelo fogo em alguma das casas ou prédios da cidade. O DM rola 1d6 para saber o número de pessoas presas nesse local que poderão ser salvas.

Falha: Soma uma falha para o total, e o grupo deve continuar procurando!

Etapa 2: Entrando

Uma vez encontradas as pessoas em perigo, o grupo deve chegar até elas.

O DM rola 1d6 (ou esco1he uma das opções) para determinar o sucesso.

1-3 Entrada Bloqueada.

A estrutura do local está desmoronando e criou obstáculos para entrar e sair.

Skills utilizadas:

Athletics (DC Difícil): Limpa os entulhos do caminho.

Perception (DC Difícil): Acha um caminho alternativo entre os escombros.

Diplomacy (DC Difícil): Não conta como um sucesso, mas você consegue a ajuda de outras pessoas da cidade para limpar o caminho, dando um bônus de +2 no teste de Athletics.

Falha: Cada falha nessa etapa não conta para o total, mas reduz em um o número de pessoas a serem salvas neste local.

4-6 Em chamas

Labaredas se levantam por todos os lados a cada passo em direção às pessoas.

Skills utilizadas:

Sucesso Automático: Perca dois two healing surges. Você corre através das chamas, ignorando o perigo.

Endurance (DC Difícil): Você consegue evitar levar dano, resistindo à fumaça e o calor. Se você falhar, perde um healing surge.

Acrobatics (DC Difícil): Você pula e desvia das labaredas. Se você falhar, perde um healing surge.

Nature (DC Moderada): Você compreende e estuda os movimentos do fogo. Não conta como um sucesso, mas dá um bônus de +2 nos testes de Endurance ou Acrobatics.

Etapa 3: Resgate

Agora que você conseguiu entrar, é hora de sair.

Skills utilizadas:

Endurance (DC Moderada, todos devem fazer): Esse teste não conta para o sucesso ou falha da etapa, e representa o esforço de sair do local ajudando ou carregando as outras pessoas. Qualquer personagem que falhar em seu teste perde um healing surge.

Athletics (DC Fácil): Você carrega uma das pessoas para fora. Um sucesso salva uma pessoa.

Perception (DC Fácil): Você direciona uma das pessoas para um local à salvo. Um sucesso salva uma pessoa.

Diplomacy e Insight (DC Moderada): Você consegue coordenar todas as pessoas presas naquele local à sairem de maneira ordenada. Você precisa de um sucesso nas duas perícias, mas salva todas as pessoas do local.

Nature (DC Fácil): Conhecendo bem o fogo, você mostra o caminho correto para uma pessoa até um local seguro. Um sucesso salva uma pessoa.

Religion (DC Difícil): Orando para sua divindade, você pede passagem segura para você e mais uma pessoa. Um sucesso salva uma pessoa.

Se alguém quiser salvar mais de uma pessoa com um teste (com a exceção de Diplomacy/Insight), aumente em 2 o DC de cada teste para cada pessoa adicional.

Falha: Cada falha na etapa três reduz o número de pessoas a ser salva no prédio pela metade (arredonde para baixo), mas não conta para o total de falhas do Skill Challenge.

Como usar esse Skill Challenge

Eu recomendo você explicar as regras gerais de como vai funcionar o desafio para seus personagens, assim eles podem formular uma estratégia. Uma descrição razoável do jogador de como o seu personagem irá usar as suas perícias permite o seu uso normal, mas penalize os jogadores com -2 na rolada se as descrições forem superficiais (“Eu rolo Athletics!”, por exemplo). Você também pode dar um bônus de até +2 se a descrição for particularmente inspirada e animar a mesa.

Se nem todo personagem quiser se envolver no desafio (“Meu mago não é bom nisso, vai ficar aqui fora!”), você pode limitar o número de localidades do teste, ou limitar cada localidade por cada PC ou dois. Isso vai fazer com que juntar 20 pessoas seja mais difícil e precise da atuação de todos.

Se o grupo inteiro resolver ir junto na mesma localidade, eu recomendo você aumentar o número de pessoas que podem ser salvas de 1d6 para 1d8, 1d12 ou mais. Claro, o DM pode escolher um número fixo. Depois da terceira casa em chamas, a coisa começa a ficar meio repetitiva, então deixe as descrições mais dramáticas (uma garotinha, ou a família de um dos PCs) para as últimas localidades, e evite usar mais de três localidades.

E aí, o que acharam? Se vocês usarem esse Skill Challenge na aventura de vocês, deixe aqui seu comentário de como foi. E Rolem 20!

Esta entrada foi publicada em Skill Challenge e marcada com a tag . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

10 respostas a Skill Challenge #1 – Cidade em Chamas

  1. manso disse:

    Gostei! Eu fui um dos que votei para mais skill challenges pq ainda não consegui absorver completamente o conceito delas.

    Nesse caso, por exemplo: O mestre avisa os jogadores o que cada skill faz no challenge ou não? Exemplo: “Pessoal, a entrada está barrada. Vcs podem usar athletics pra limpar os entulhos, ou diplomacy pra convencer o povo..”

  2. Daniel Anand disse:

    Eu sugiro que você explique as regras gerais do skill challenge (as fases, o objetivo). Aí deixem os jogadores descreverem as ações dos personagens e, a partir daí, veja qual a Skill que encaixa melhor.

    Claro, os jogadores podem (e irão) propor o uso de outras perícias. Não os penalize por serem criativos, só seja coerente: use a mesma dificuldade e penalidades associadas a outra Skill, por exemplo, se o uso for razoável.

    Nas primeiras Skill Challenges, talvez você precise sugerir as perícias, para seu grupo entender a mecânica, mas depois a coisa funciona naturalmente.

  3. Jean disse:

    beleza! ja estou planejando como colocar essa skill challenge quando houver um ataque surpresa na cidade da minha campanha! valeu pessoal!

  4. C disse:

    Cara, vc rocha!

  5. Shin disse:

    Nossssa! Muito bom mesmo!
    Irei colocar isso, mas será para uma cidade sendo “engolida” pelo mar.

    Com uma ou outra alteração será perfeito!

    Ps.: Achamos um uso para o D12! Salvar pessoas na cidad! xD~~

    Último post de Shin: Conceitos: Class Roles

  6. Nitro disse:

    Sensacional! Sem palavrasd! O melhor post da semana na blogosfera do RPG!! Pelo menos para mim hjhahahahahah!

    <abbr>Último post de Nitro: Download de Fichas em Português do Mundo das Trevas (Sistema Storytelling) para KULT RPG, CALL OF CTHULHU RPG, ALL FLESH MUST BE EATEN RPG e Clive Barker’s Jericho RPG! (Tranqueiras do Tio Nitro!)</abbr>

  7. Leandro disse:

    Ae pessoal do rolando20! curto muito o site de vocês e sempre escuto os podcasts!
    Muito bom a Skill Challenge, continuem traduzindo as coisas boas para nós!

  8. Pingback: Rolando 20 » Antigos » Skill Challenge #2 - Simpatia pelo demônio

  9. Pingback: Post Doidos da Galera do RPG! (Novembro - Tio Nitro de Olho em Você!) « Nitro Dungeon - RPG Blog

  10. Robson Santos disse:

    Cara ainda estou confuso nas Skill Challenge. Digamos que todos os personagens tenha que usar uma pericia de acrobacia é um deles falham… sendo um DC Dificil e que vale como um sucesso no Desafio. Neste caso o grupo falhou por causa de um que não passou? outra pergunta quais as diferenças siginificativas entre DC Facil, DC Moderada e DC Dificil?

Os comentários estão encerrados.