Skill Challenge #4 – Se ficar o bicho come!

ColossusSeguindo a série de Skill Challenges da At-Will (link para o original), essa semana nossos heróis vão passar por uma situação típica de aventureiros (azarados): encontrar uma criatura bem mais forte que eles, algo como dez níveis acima, de preferência Solo. Dragão vermelho antigo, estou olhando para você. Torça para o ditado não estar certo na parte de “se fugir o bicho pega” também!

Complexidade: 3 (8 sucessos antes de três falhas)

Dificuldade (EL): Nível dos PC + 1

Objetivo: Fugir do monstro antes que ele alcance o grupo.

Ambiente: Essa skill challenge vai variar um pouco dependendo da localidades em que se passar, e também de qual criatura está perseguindo o grupo de personagens. Por exemplo, numa fuga numa cidade, Dungeoneering / Streetwise são bem adequadas, numa floresta Nature é obrigatória, e por aí vai. Para fugir de um anjo vingativo, Religion pode ajudar, para fugir de um Elemental, Arcana é a chave. Improvise nesse aspecto!

Estratégias de fuga

Durante o desafio, o grupo pode usar até duas das estratégias sugeridas abaixo. Se o grupo pensar numa outra estratégia que não se encaixe nas abaixo, conte como uma estratégia independente. A estratégia serve como base do Skill Challenge. Ainda assim os jogadores farão roladas específicas, na lista de perícias, até obterem os oito sucessos necessários.

“Vamos nos dividir!”

Nessa estratégia, o grupo se divide em dois ou mais sub-grupos. Cada sub-grupo deve ter um líder. O líder de casa sub-grupo rola Bluff, e os outros membros podem fazer Aid Another. O monstro irá perseguir o grupo com a maior rolada. Os membros dos outros grupos fogem (e têm sucesso na Skill Challenge) automaticamente, mas só ganharão XP se o grupo perseguido obter sucesso. O grupo que é perseguido pelo monstro tem +4 em todos os DCs, mas todos os sucessos de perícias valem um sucesso extra.

“Deixem ele comigo!”

Um dos personagens fica para trás e tenta chamar a atenção da criatura. Tente acertar o PC até três vezes, normalmente (é bem provável acertar as três, dependendo da diferença de nível). Role dano normalmente, mas use os ataques básicos da criatura, com descrições emocionantes. Para cada ataque que o PC sofrer e não cair (ou seja, estiver acima de 0 HP), o grupo ganha dois sucessos.

Depois de três ataques, o PC pode fazer testes de Stealth (DC Difícil) ou Athletics (DC Difícil) para conseguir escapar do monstro e se juntar ao resto do grupo. Esse teste não conta sucessos. Caso o PC falhe nesse teste, ele receberá mais três ataques (e uma provavel visita à Raven Queen!), e por aí vai.

“Vamos preparar uma armadilha!”

Os PCs podem bolar alguma estratégia para prender, imobilizar ou atrasar o monstro. Para usar essa estratégia, primeiro o grupo todo deve passar num teste de Hide (DC Moderado), e obter pelo menos um sucesso de um dos participantes.

Um dos jogadores que passou no teste de Hide pode fazer um teste de Thievery (ou outra perícia apropriada, dependendo da armadilha / obstáculo), com DC Difícil +2. Outros jogadores que conseguiram se esconder podem dar Aid Another neste teste. Caso o teste seja bem sucedido, o grupo ganha três sucessos na Skill Challenge, e têm +1 em todas as roladas até o final do desafio.

Perícias

  • Nature/Dungeoneering/Streetwise (DC Moderado, máximo de um Aid Another, máximo de quatro sucessos): Seu conhecimento do ambiente é o que te salva de uma morte horrenda.
  • Religion/Arcana/Nature/Dungeoneering (DC Moderado, máximo de um Aid Another, máximo de um sucesso): Conhecendo bem seu inimigo, você pensa em como sobreviver.
  • Stealth (DC fácil, máximo de dois sucessos): Você consegue se enconder… por enquanto.
  • Perception (DC moderado, máximo de dois sucessos): Você encontra os melhores caminhos para fugir.
  • Perception (DC difícil+4, máximo de um sucesso): Você encontra o local perfeito para se esconder. Ganhe +2 nos testes de Stealth.
  • Intimidate (falha automática): O inimigo não sabe o significado da palavra medo.
  • Diplomacy (falha automática): A criatura não discute. Ela destrói!
  • Athletics (DC moderado, máximo de quatro sucessos, sem Aid Another): O plano é simples – Sebo nas canelas!
  • Acrobatics (DC moderado, máximo de quatro sucessos, sem Aid Another): Desviando de ataques que passam por pouco, sua agilidade supera a criatura.
  • Bluff (DC moderado, máximo de três sucessos): A criatura deve estar pensando: para onde é que ele foi?!

Como usar esse Skill Challenge

Primeiro, deixe claro que não é possível vencer a criatura em combate. Faça a criatura comer uns NPCs, ou casas inteiras, se for necessário. O Skill Challenge é mais legal contra uma criatura monstruosa, mas ela pode funcionar como uma horda de criaturas menores, seguidas de um encontro combativo contra o líder das criaturas, por exemplo.

Eu recomendo você explicar as regras gerais de como vai funcionar o desafio para seus personagens, explicando que eles podem ter uma estratégia geral para ganhar bônus, além das roladas individuais. Além diso, vale a regra já descrita nos desafios passados: uma descrição razoável do jogador de como o seu personagem irá usar as suas perícias permite uma rolada normal, mas penalize os jogadores com -2 na rolada se as descrições forem superficiais (”Vou correr!”, por exemplo). Você também pode dar um bônus de até +2 se a descrição for particularmente inspirada e animar a mesa.

Outro ponto importante que o DM deve pensar para esse Skill Challenge é o que acontece no caso de falha dos jogadores. Lembre-se que falhar nos desafios não significa (necessariamente) que seu grupo será comido ou destruído pela criatura. Eles podem simplesmente perder vários healing surges no processo, ou mesmo acordar várias horas depois numa cidade devastada pela criatura. Em caso de vitória ou falha, ande com sua história para frente!

Monstros sugeridos

  • Adult ou Elder Red Dragon (MM 83)
  • Colossus (MM 44)
  • Death Giant (MM 120)
  • Dire Bullete (MM 38)
  • Orcus (ou seu aspecto) (MM 206)
  • Fênix (MM 220)
  • Tarrasque (MM 13)

Toça para os fujões rolarem 20!

Imagem por Carl Frank

Sobre Daniel Anand

Daniel Anand, engenheiro, pai de gêmeas e velho da Internet. Seu primeiro de RPG foi o GURPS Módulo Básico, 3a edição, 1994. De lá para cá, jogou e mestrou um pouco de tudo, incluindo AD&D, Star Wars d6, Call of Chuthulu, Vampire, GURPS, Werewolf, DC Comics (MEGS), D&D 3-4-5e, d20 Modern, Star Wars d20, Marvel Superheroes, Dragonlance SAGA, Startrek, Alternity, Dread, Ars Magica e atualmente mestro D&D 5E on-line via Fantasy Grounds. @dsaraujo
Esta entrada foi publicada em Skill Challenge e marcada com a tag . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

4 respostas a Skill Challenge #4 – Se ficar o bicho come!

  1. Leandro disse:

    Continuem traduzindo essas Skill Challenges!! e coitado dos PJs.

    Bom trabalho!

  2. Dani Toste disse:

    Gostei desse desafio, mas fiquei pensando em mil maneiras de ele acabar em tragédia ahuahauhauahua

    Último post de Dani Toste: Aleatoriedades

  3. Maíra disse:

    Não deixem o Tchelo ver essas coisas…

    Último post de Maíra: Cowboy dos dados

  4. Edu Trevi disse:

    Muito legal esse tipo de skill challenge!
    Usarei um destes na minha mesa com um dragão nas montanhas do deserto!

Os comentários estão encerrados.