Velha Guarda

Saiu um artigo excelente no site da Wizard of the Coast, falando sobre as caixas básicas de D&D de verões passados. Você pode ver como era o básico desde 1977, passando pelos outros, aproveitando que a WotC está lançando uma caixa básica para a 4ª edição também.

Mas o mais bacana foi ele colocarem PDF de dungeons antigas, incluindo dois níveis de uma Dungeon do Red Book de 1983. Eu tinha quatro anos!

Agora, o que pouca gente prestou atenção foi no stat block de um vilão clássico, Bargle, com versões para a 4ª edição de várias magias clássicas como Magic Missile, Fireball, Charm Person e Hold Person. Ficou muito da velha guarda, mas falando isso como um elogio! Aguardem que em breve vou roubar para colocar aqui em monstros meus!

Vou na onda deles e deixo uma enquete para o final de semana: qual foi seu primeiro D&D? Tentei colocar as opções mais comuns aqui no Brasil, mas se você é daqueles que começou com o Rules Cyclopeadia, comente aí! 😀

[poll id=”2″]

Edit: Algum bom samaritano compartilhou a caixa branca original de 1974! Se você for registrado no Scribed, pode até fazer download dos livros, raríssimos e totalmente out-of-print. E, claro, muito Old School:

Rolem 20!

Sobre Daniel Anand

Daniel Anand, engenheiro, pai de gêmeas e velho da Internet. Seu primeiro de RPG foi o GURPS Módulo Básico, 3a edição, 1994. De lá para cá, jogou e mestrou um pouco de tudo, incluindo AD&D, Star Wars d6, Call of Chuthulu, Vampire, GURPS, Werewolf, DC Comics (MEGS), D&D 3-4-5e, d20 Modern, Star Wars d20, Marvel Superheroes, Dragonlance SAGA, Startrek, Alternity, Dread, Ars Magica e atualmente mestro 13th Age. @dsaraujo no twitter

Esta entrada foi publicada em Enquete, Post e marcada com a tag , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

8 respostas a Velha Guarda

  1. Rey Ooze disse:

    eu me orgulho mto de minha historia com o D&D.
    Comecei no RPG com ele e é por isso que ele é sinonimo de RPG pra mim.

    Eu qeura mesmo era comprar o Hero Quest da estrela. Vi o comercial e fiquei maluco.
    Mas era ABSURDO de caro.
    Na prateleira ao lado haviam dois jogos do mesmo estilo. Um era o Dragon Quest “Uma Introdução ao Mundo do RPG”.
    O outro era o D&D Caixa Preta da Grow “O RPG mais jogado do mundo”.
    Na hora eu e meu amigo nem pensamos, que se dane a introdução, vamos logo ao mais jogado.
    Acho que foi uma das decisoes mais acertadas da minha vida.
    Lendo o D&D em voz alta para que eu e meu amigo aprendessemos junto me vinham pensamentos do tipo”C*r*lh*!!!! EU nasci pra isso e não sabia ! PQP nunca mais paro com esse troço!”
    Ainda bem que estava certo. Sou um apaixonado pelo D&D até hoje e me vejo um velhinho á lá Gygax pergntando ao meu filho de 20 anos: Você tem certeza que você vai atacar? Então rola o D20!

  2. CF disse:

    Eu comecei a mestrar com a saudosa caisa da Grow. Mas o meu primeiro jogo de RPG foi com uns primos mais velhos que usavam uma pasta-catálogo com as fotocópias da caixa vermelha (essa aí da foto).

    O engraçado é que só fui descobrir de qual versão eram as fotocópias vários anos depois.

  3. rsemente disse:

    Eu comecei D&D com a caixa vermelha do meu primo, muito bom, mas comecei com Hero Quest mestrando mesmo e depois GURPS. Só comecei D&D em 1999 com colegas, onde fiz um Druida baseado em Kurama! Hahuahuh, bons tempos!

  4. Fabiano disse:

    Caixa preta da Grow FTW!!!

  5. Froghp disse:

    O primeiro foi o First Quest, que era AD&D 2nd edition… mas, ano passado, eu comprei 3 caixas dos jogos de tabuleiro importados… o do dragao na capa, o dos goblins e dos zumbis… ainda nao joguei nenhum, pq logo tive que viajar pro exterior (e continuo aqui)… mas estou contando os dias pra voltar pro Brasil e poder jogar…

    E, pra copiar os outros, meu primeiro RPG foi Gurps Fantasy…

  6. DM Rafael disse:

    Comecei por essa mesma caixa vermelha, mas a edição portuguesa, em 88. Comecei a jogar antes dos 8 anos e vinte anos depois ainda jogo! É um verdadeiro caso de amor a primeira rolagem!

  7. Nestor disse:

    Começei com Hero Quest, que não é RPG, em 1994 ou 95 (não lembro). Depois, um amigo comprou o Dragon Quest no mesmo ano. Mas aí eu comprei o primeiro RPG de verdade lançado no Brasil, o Dungeons & Dragons, da caixa preta da Grow. Velhão. Hoje, a 4ª edição acabou com aquele estilo de jogo. Bons tempos.

  8. Cleiton Perini disse:

    Onde consigo achar esse jogo??????

Os comentários estão encerrados.