Versus PCs: Calima

calimaContinuando a série Versus PCs aqui no Rolando 20. A idéia é tranformar os personagens das minhas várias campanhas em oponentes que vocês possam usar nas campanhas de vocês, devidamente adaptados para serem usados como antagonistas. Semana passada, encontramos o bugbear rogue Wren. Nessa semana, a linda e sedutora Calima. 

Calima é uma eladrin barda, fugida das terras distantes de Thay, onde um tirano necromante dominou toda a região. Dominada por uma sede de vingança, irá usar tudo (e todos) para conseguir o que quer. Use-a em sua campanha sempre que você quiser uma pedra no sapato dos PCs. Pode ser que os jogadores tenham objetivos que conflitem com Calima e seu bando, ou podem ter algo que ela precisa (como uma chave ou um mapa). Use e abuse de cenas de role-play!

Calima era uma de várias irmãs, e nasceu no reino de Thay antes dele ser dominado por mortos-vivos. Seus pais tinham sido embaixadores enviados pelos reinos feéricos, mas sem grandes sucessos diplomáticos. Quando os necromantes Liches tomaram o governo, a família de Calima foi capturada junto com vários outros estrangeiros.

O resultado foi terrível. Todos os capturados foram submetidos à torturas, mortes terríveis ou escravização mágica. O sangue eladrin, no entanto, fazia a família resistir eventuais dominações com enorme afinco. Eventualmente, o pai de Calima foi morto, e trazido de volta como um zumbi da mais baixa qualidade. A mãe e suas irmãs, que cismavam em resistir às dominações, em Banshees.

A eladrin seduziu um dos guardas de sua prisão e conseguiu fugir. Inconformada com o destino de sua família e apoiada por uma frente de resistência, invadiu os domínios dos necromantes e conseguiu encontrar seu pai, imediatamente destruído para descansar em paz. Já sua mãe e irmãs, não as encontrou, e teve que fugir antes que os exércitos inimigos aparecessem.

Agora, com um desejo cego de vingança, ela precisa voltar para acabar com o que já fora sua família. Ela não hesitará em passar por cima de ninguém, seja usando sua magia, seja usando sua sedução. Se passando por uma barda aventureira, ela está à procura de pessoas que possam lhe ajudar, mas ai daqueles que estiverem em seu caminho.

Calima

CalimaControlador (Líder) de Nível 6
Humanóide feérico Médio (eladrin)XP 250
Iniciativa +4Sentidos Percepção +7; visão na penumbra
PV 69; Sangrando 34
CA 20; Fortitude 16, Reflexos 18, Vontade 19
Deslocamento 6, ver passo feérico
:M: Espada Longa (padrão; à vontade) ♦ Arma
+11 vs. Reflexos; 1d8+4 de dano.
:r: Desdenho Perverso (padrão; à vontade) ♦ Encantamento, Implemento, Psíquico
Alcance 10; +10 vs. Vontade; 1d8+4 de dano psíquico (1d6+12 se crítico) e o alvo tem -2 nas roladas de ataque até o final do próximo turno.
:r: Mal olhado (padrão; encontro) ♦ Encantamento, Implemento, Psíquico
Alcance 10; +10 vs. Vontade; 3d6+6 (1d6+24 se crítico) de dano psíquico e Calima fica invisível ao alvo até o final do próximo turno;
:r: Compulsão (padrão; recarrega :6: ) ♦ Encantamento, Implemento, Psíquico
Alcance 10; +10 vs. Vontade; 2d8+4 (1d6+20 se crítico) de dano psíquico e você pode deslizar o alvo até 5 quadrados no início ou fim do turno de Calima (TR encerra). Enquanto estiver sob esse efeito, o alvo não pode usar nenhuma ação de movimento.
:r: Palavra Majestosa (menor; encontro) ♦ Cura
Alcance 5; Calima restaura pontos de vida igual ao valor sangrando do alvo, e desliza o alvo em um quadrado.
Passo feérico (movimento; encontro)
Calima pode se teleportar até 5 quadrados.
Tendência ImparcialIdiomas Comum, Élfico
Perícias Arcanismo +11, Blefe +12, Diplomacia +12, Furtividade +4, História +11, Intimidação +12, Manha +12
For 10 (+3)Des 12 (+4)Sab 8 (+2)
Con 13 (+4)Int 17 (+6)Car 19 (+7)

Conhecimentos

Com um teste de Manha [Streetwise], você pode ter ouvido alguma coisa sobre Calima:

CD 13: Calima é uma barda eladrin, que tem um passado sombrio. Ela é altamente sedutora e convicente. Evite membros do sexo masculino do grupo sozinhos com ela.

CD 18: Calima está atrás de vingança, e não deixará ninguém no seu caminho. No entanto, se a ajudar, pode até que ela seja seu aliado temporário. Ele possui muitos poderes psíquicos e encantamentos, e pode inspirar magicamente seus aliados.

Encontro de Nível 5 (1.100 XP)

  • Calima, Barda Eladrin (Controladora (Líder) de Nível 6)
  • 1 Guarda Humano [Human Guard] (Soldado de Nível 3) MM pág. 162
  • 1 Bárbaro Humano [Human Bersekers] (Brutos de Nível 4) MM pág. 163
  • 1 Mago de Guerra [Zhent War Mage] (Artilharia de Nível 6) Forgoten Realms Campaign Guide pág. 283
  • 1 Espreitador Halfling [Halfling Prowler] (Espreitador de Nível 6) MM pág. 153

Se quiser, pode tranformar todos em eladrins, basta dar o poder passo feérico para todos, e retirar qualquer poder racial (como o Second Chance do Halfling Prowler). Mas, esse pode ser só o grupo que Calima juntou, multi-racial. Alternativamente, você também pode usar Shadar-Kai, que são de níveis compatíveis. Você pode substituir o Zhent War Mage pelo Human Mage, na página 163 do Monster Manual, e tirando 75 XP do encontro.

Táticas

Calima e o Mago de Guerra se manterão a distância, atacando oponentes que pareçam baixos nas defesas de Vontade e Reflexos, respectivamente. Eles usarão seus poderes de encontro para manter os ofensores oponentes com baixo dano. O guarda e o bárbaro fazem a linha de frente, tentando bloquear os oponentes corpo-a-corpo. O Halfing, se conseguir vantagem em combate junto com os humanos, vai pro corpo-a-corpo; caso contrário prefere a distância e seus virote envenenados. Lembre-se que Calima pode curar e se teleportar uma vez durante o encontro.

Bônus!

Seguindo o mesmo padrão da série, você pode baixar a ficha da Calima para usar em sua mesa se você quiser. A ficha está em Inglês, com os dados do Character Builder. Baixe a ficha do Calima em PDF!

E aí? Como vocês utilizariam a Calima em suas campanhas? E rolem 20!

Sobre Daniel Anand

Daniel Anand, engenheiro, pai de gêmeas e velho da Internet. Seu primeiro de RPG foi o GURPS Módulo Básico, 3a edição, 1994. De lá para cá, jogou e mestrou um pouco de tudo, incluindo AD&D, Star Wars d6, Call of Chuthulu, Vampire, GURPS, Werewolf, DC Comics (MEGS), D&D 3-4-5e, d20 Modern, Star Wars d20, Marvel Superheroes, Dragonlance SAGA, Startrek, Alternity, Dread, Ars Magica e atualmente mestro D&D 5E on-line via Fantasy Grounds. @dsaraujo
Esta entrada foi publicada em Oponente e marcada com a tag , , , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

36 respostas a Versus PCs: Calima

  1. Dryden_Faasa disse:

    Nossa…

    curti muito esta Barda … gosto de personagens que dão boa margem de interpretação.

    além do +… ela está munchkin* XD

    *vide Compulsão e Mal olhado

  2. NOOOOSSSSAAAA! Essa barda ficou demais! Eu que não quero ficar de mal com ela! Mas é serio, ela está bem apelona mesmo, com aquele poder de compulsão ela pode facilmente acabar com a tática de qualquer grupo que se utilize de strikers melee em suas fileiras. Acho que nesse caso o melhor é contar com pelo menos dois atiradores (ranger arqueiro e bruxo/feiticeiro) para dar cabo dela rápido enquanto os defenders seguram as pontas contra o guarda e o bárbaro. O halfling é melhor deixar a cargo de algum controlador, preferencialmente algum que restrinja seus movimentos de alguma forma!

  3. renatorecife disse:

    Também adorei essa barda, mas mais pela história dela, é o tipo "vilã que não é vilã", um lance meio trágico e tal, muito bom.

  4. Vizir disse:

    Gostei mais dela do que do Wren, mas acho que nesse conceito ela nem chega a necessitar de armas já que sua principal arma é a sedução :p
    Gostei bastante mesmo, só achei o lance do necromante meio trash mas caso ela venha a ser um personagem encaixavel em uma de minhas campanhas a colocarei (só trocarei o necromante por um clerigo de Bane ou algo do tipo) 😀

  5. aureliosinti disse:

    Pra mim Bardos são a grande surpresa da 4th, junto com os Warlords. Na verdade não sou fã de clérigos pra jogar, mas os leaders ficaram com um conceito muito legal pra mecânica do jogo e do roleplay. Essa série Versus PC é uma ótima inicitaiva do blog.

    Anand, me tira uma dúvida. Como você faz pra transformar as fichas geradas pelo Character Builder em PDF?

  6. PedroSerrano disse:

    FIcou bem massa Anand. Dá pra usá-la muito bem em qualquer campanha ambientada em Thay, seja como aliada ou antagonista. Sem contar no story-hook das irmãs.

    Só acho que faltou mencionar no poder "Compulsão" que o alvo é movido no começo ou final do PRÓXIMO turno da barda (aí o poder faz sentido, permitindo um saving throw no turno do alvo para quebrá-lo e evitar o movimento forçado).

    Curti a ficha dela como NPC desse jeito. Ficou mais legal que a simples conversão da ficha dela como PC. E eu adoraria que ela tivesse esse poder de compulsão roubado over total que dá mega dano e slide 5 e com recharge, hahaha!

  7. DanielSetita disse:

    A Barda possui uma paixão não consumada pelo bugbear Wren, um dos seus mais novos aliados. E mesmo ele correspondendo à afeição da Eladrin, ela fica envergonhada e paralisada ao ver os poderosos músculos do Rogue!

    Ok menos…..

    Calima conseguiu salvar UMA de suas irmãs!! A história esqueceu de mencionar! É a Warlord Calixto, e as duas são as líderes gêmeas do nosso grupo. Juntas ninguém do grupo jamais caiu em batalha!

    Apenas quando as duas estão separadas tivemos casualidades no grupo com a morte do Fighter Anão, e a quase morte (2 saves falhados) do Rogue Bugbear!

    Ela também possui uma arma secreta, um temível macaco dos reinos do Pandemônio que ela conjura usando um realejo mágico. Esse macaco, quando solto nos inimigos dela, destrói completamente a moral e a concentração do oponente! TEMAM o VICIOUS MONKEY!

    😀

    • PedroSerrano disse:

      Nada Dan. Calima e Calixto só se encontram depois que lutam uma com a outra. Isso aí é a história da Calima contada antes dela se reencontrar com a irmã que ainda estava viva (mas dominada pelos necromantes).

      Sim, México total. A gente adora histórias mexicanas, não tem jeito.

      Wren, Calixto e os outros só se juntam com a Calima depois desse plot aí se resolver!

  8. Galera, notícia em primeiríssima mão! Trabalho em loja de quadrinhos e RPG aqui do Rio e recebemos agora a pouco um e-mail da própria Devir afirmando que já estão com encomendas abertas para a venda do Livro do Jogador 4E! Mas que os mesmos só estariam chegando nas lojas dia 29! O preço? Sentem-se, pois não vão acreditar nessa: R$79,90, ou seja, R$3,00 mais caro que a versão importada! O negócio agora é contar os dias até o lançamento mais aguardado do mercado de RPG Nacional!

  9. Dryden_Faasa disse:

    ahhh tah …

    nem pensei nisso XD

    vlw =D

  10. PedroSerrano disse:

    Aff, a vaca só ataca contra WIll. Mó bom, pois em geral, é a defesa mais baixa dos PCs como um todo.

  11. Onor disse:

    Essas figuras de Eladrin da WotC é que matam… pqp!
    Mas a história ficou irada, só por isso a personagem já me conquistou! A ficha ficou show!

    • DM_Rafael disse:

      Matam de vergonha ou matam de paixão? Porque particularmente, me amarro nesses desenhos!

    • Daniel Anand disse:

      Eu podia facilmente achar uns desenhos mais legais na Net, mas as acho legal dar o clima "Ficha Pronta"! 🙂

      • monipadial disse:

        Bem no nosso grupo estamos acostumados a buscar imagens na net que se aproximen da descrição dos pcs, isso ajuda na visualização, no caso da Calima e da Calixto por serem gêmeas que cresceram separadas eu e o Pedro escolhemos 2 imagens da atriz Keira knightley para Calima da atriz no Piratas do Caribe 2 e para Calixto (mais sanguinaria) a Gueniver guerreira do King Arhur,

  12. Particularmente eu gosto das ilustrações dos eladrins na 4E! Eles ficaram com uma caracterização bem "mágica" mesmo, próprias de criaturas que não pertencem a este mundo, atemporais.

  13. Onor disse:

    Pô, que isso, Severo… as mulheres eladrins todas parecem Barbies com olhos oblíquos e cores berrantes. hehehehehe

    Existem bons exemplos na literatura e no mercado relacionado a fantasia de referências para seres "élficos" imortais e com aparência arcana quase "alienígena".

    • DM_Rafael disse:

      Olha, se serve como justificativa, no Crônicas (Dragonlance), um hobgoblin reconhece o Tanis por ter "olhos rasgados de elfo", quando estão Kalaman, se não me engano. Além disso, ainda na terceira edição, os elfos já tinham esse visual de olhos oblíquos.

      Aliás. "olhos oblíquos" é algo meio Capitu, não é? 🙂

  14. Sei lá Onor. Eu sou de opinião que Eladrin é o que mais próximo deve haver de uma criatura efêmera, vinda de uma dimensão de sonhos… Portanto acho válida a ídéia de eles serem retratados com características um tanto "alienígenas"! Pense neles como a velha versão dos "Altos Elfos" que apareciam nas versões antigas de D&D e talvez você consiga visualizar melhor a raça.

  15. Onor disse:

    Olha, eu aprecio a idéia do Eladrin ser uma criatura efêmera etc e tal. E que elfos têm faces com certo formato, olhos inclinados e tal, até mesmo o olho inteiro sendo de tal cor (se bem que esteticamente acho isso uma solução pobre), tudo bem.

    Mas meu problema é que o estereótipo dos eladrin ou talvez com o ilustrador. Basicamente um eladrin quando pisca as palpebras fecham completamente tortas, sem ser no eixo vertical. heheheh

    Esse debate pode se estender bastante… estou tentando catar algumas figuras que exemplifiquem bem o estilo que acredito ser mais apropriado para Altos Elfos e não para Elfos de Vênus, rssss

    http://www.play.net/images/gs3/races/new/elves.gi

    http://photos1.meetupstatic.com/photos/event/c/5/… (Tod Lockwood é foda!)

    Os Blood Elves de WoW servem de bom exemplo tbm, apesar dos exageros da Blizzard, como orelhas de 20 centímetros!

    Outra boa figura, mas são mais humanizados:
    http://teanah.deviantart.com/art/c-Gold-Elves-833

    Talvez tbm o meu apelo seja por uma estética mais tolkieniana, que a 4ª edição parece ter abandonado. =S

  16. Pingback: Reporte de sessão: Escamas Púrpuras Sessão 9 | Rolando 20 - D&D 4ª edição

  17. Anna disse:

    Eu adoro Eladrin. É minha espécie preferida dos jogos de RPG. Meu irmão e meu primo tem livros do D&D, e eu adoro mesmo Eladrin, pricipalmente mago. A minha é uma Eladrin Maga chamada Nina. Mas preciso de uma imagem bem lindinha de uma eladrin para imprimir e jogar!!!!!! Mas não acho nenhuma!!! Será que alguém pode me indicar um site q tem fotos de eladrins?

    • Pedro Henrique disse:

      Realmente os eladrins são excelentes magos!! Boa escolha também gosto muito dessa raça principalmente pela devoção a Corellon(infelismente morto na campanha que mestro 4.0).

  18. Pedro Hemrique disse:

    Amo a classe bardo principalmente pela versatilidade que a classe obtém ao longo de sua progressão(principalmente o bardo astuto), adorei também a trilha exemplar dele pra 4.0 estudante dos 7 !!
    Calima é realmente um ótimo npc!! Só achei a raça um pouco contrária a ideia do bardo acho que esse papel seria melhor interpretado por um Tiefling !!

Os comentários estão encerrados.