6
mai

Versus PCs: Wren

 Escrito por: Daniel Anand em Oponente

bugbearComeçando uma nova série aqui no Rolando 20, a Versus PC. A idéia é tranformar os personagens das minhas várias campanhas em oponentes que vocês possam usar nas campanhas de vocês. Como o CF mostrou muito bem nesse post do Covil, quanto mais NPCs para que nós DMs pudermos deitar e rolar, melhor!

Nosso NPC de hoje é Wren, o bugbear ladino, escravizado por Drows na Underdark, mas que acabou se transformando num assassino de primeira categoria.

Wren nasceu numa tribo de Goblinóides, longe das cidades grandes. Como Bugbear, seria de uma classe privilegiada entre os goblins, provavelmente virando um comandante da tribo. Mas a tribo de Wren estava no caminho de um conclave de escravocratas Drows, que levaram Wren e vários outros goblinóides para as profundezas da Underdark.

Lá, o bugbear descobriu que só a mentira e furtividade é que resultavam em alguma sobrevida. Os outros que desafiaram os drows foram mortos sem nem problema para os elfos negros. Por isso Wren foi se transformando numa criatura bastante furtiva e mortal.

Os drows perceberam as qualidades de Wren quando ele matou um hobgoblin que havia roubado o seu parco almoço. E perceberam que ele fez isso sem chamar a atenção nem dos guardas, nem dos outros goblins. E resolveram o enviar a uma missão na superfície.

Fica a cargo do DM qual missão será essa, mas será alguma missão que envolve subterfúgio, furtividade e assassinato, então provavalmente ficará no caminho dos PCs de vocês!

Wren

Wren Espreitador de Nível 6
Humanóide natural Médio (bugbear) XP 250
Iniciativa +11 Sentidos Percepção +9; visão na penumbra
PV 52; Sangrando 26
CA 20; Fortitude 18, Reflexos 20, Vontade 15
Deslocamento 6
:M: Ataque perfurante (padrão; à vontade) ♦ Arma
+12 vs. Reflexos; 1d6+6 de dano.
:m: Investida Dolorosa (padrão; recarrega :5: :6: ) ♦ Arma
+12 vs. AC; 2d6+9 de dano.
:c: Espiral de lâminas (padrão; encontro) ♦ Arma
Explosão contígua 1; +12 vs. Reflexos; 2d6+6 de dano e o alvo é derrubado;
Olhar do Predador (menor; encontro)
Se Wren tem vantagem em combate, ele faz +1d6 de dano.
Ataque furtivo
Se Wren tem vantagem em combate, ele faz +2d8 da dano.
Furtividade do camaleão
Se Wren tiver cobertura ou concealment quando rola sua furtividade para escapar de ser percebido, ele não é percebido mesmo que perca sua cobertura ou concealment. Ele também não tem penalidades no movimento para rolar furtividade.
Tendência Imparcial Idiomas Comum, Goblin
Perícias Acrobacia +14, Atletismo +11, Furtividade +16, Ladinagem +13
For 17 (+6) Des 21 (+8) Sab 11 (+3)
Con 10 (+3) Int 8 (+2) Car 10 (+3)

Conhecimentos

Com um teste de Manha [Streetwise], você pode ter ouvido alguma coisa sobre Wren:

CD 13: Wren é bugbear assassino, altamente letal se tiver em vantagem. Evite encontrá-lo em locais que ele possa se esconder.

CD 18: Além de sua furtividade, ele pode derrubar todos os oponentes ao redor com sua técnica da espiral de lâminas. Ele trabalha para os drows da Underdark.

Encontro de Nível 5 (1.128 XP)

  • Wren, Bugbear Rogue (Espreitador de Nível 6)
  • 2 Guerreiros Bugbear [Bugbear Warrior] (Bruto de Nível 5) MM pág. 135
  • Estrangulador Bugbear [Bugbear Strangler] (Espreitador de Nível 6) MM pág. 136
  • 6 Hobgoblin Grunts (Lacaios de Nível 3) MM pág. 138

Você pode usar vários outros bugbear e goblinóides no lugar desses se tiver acesso ao Compendium do D&D Insider, é só procurar por bugbear, goblin e afins.

Táticas

Wren sempre irá preferir evitar o combate direto (a covardia é só mais uma estratégia, diria ele), mas caso seja necessário, irá atacar ferozmente. Os guerreiros tentam usar seus poderes Skullthumper para derrubar os oponentes e dar vantagem em combate para Wren e os grunts. O estrangulador irá segurar qualquer ofensor oponente para proteger o assassino. Não economize os vários olhos do predador! Use um mapa com vários pontos com cobertura ou concealment, como colunas, ou uma biblioteca cheia de estantes.

Bônus!

Se acharam ele munchkin para um monstro de nível 6, vejam a ficha do nosso jogador Daniel, com o Wren PC de sexto nível! Baixe a ficha do Wren em PDF!

E aí? Que acham dessa série?

Tags: , , , ,

Posts Relacionados

Esse post foi escrito em 6th de maio, 2009 às 7:46 am na categoria Oponente. Você pode acompanhar os comentários desse post no feed RSS 2.0. Both comments and pings are currently closed.

This website uses IntenseDebate comments, but they are not currently loaded because either your browser doesn't support JavaScript, or they didn't load fast enough.

35 comentários até agora

 1 

Nossa, muito show essa ideia de transformar os PCs em adversários, mas quero mesmo é ver o Dragonborn do Davi que ele fala tanto no podcast.

6 de maio, 2009 às 11:17 am
Leo Xorao
 2 

Muito bom, dando vida aos NPCs o jogo fica muito mais interessante. So nao entendi os modificadores, For 16 nao é +3? Des 21 não é +5? ou são pontos gastos?

6 de maio, 2009 às 11:49 am
 3 

Soma metade do nível nos testes de atributo.

6 de maio, 2009 às 1:03 pm
 4 

Você esqueceu que se soma metade do nível como bônus nos modificadores dos atributos (apenas para efeito de testes).

6 de maio, 2009 às 1:15 pm
 5 

Melhor personagem EVER!! Nunca existiu um Bugbear tão letal e ao mesmo tempo carismático e adorado por todos (os aliados dele pelo menos) quanto o Wren!!!!

Ok ok… menos!

Mas na versão de PC então ele é o striker mais striker que eu já vi!! Com um Warlord no grupo ele fica invencível e quando chegar no nível 11 e se tornar um Daggermaster então…

Com sua adaga Bloodclaw (que foi presente dos Drow) ele sacrifica seu próprio sangue para Lolth em troca de mais poder destrutivo!

Sua única fraqueza são as defesas baixas já que é completamente focado ofensivamente (Weapon Focus: Light Blade, Melee Training: DEX e Backstabber garantem um dano mínimo alto, mesmo em ataques básicos). Outra fraqueza relativa são seus HP, que embora não são baixos, ficam parecendo quase nada perto do HP das outras pessoas da mesa, que todas pegaram CON alta ou backgrounds que dão 10HP.

Poder se mover 2 e atacar com Deft Strike é ótimo para chegar perto, bater e ainda ter uma move action para shiftar para longe ou até memso se mover.

Ficar escondido e usar Deft strike para atacar oponentes que não detectaram a minha presença para garantir o Sneak Attack e depois se esconder de novo no mesmo round na move action com ajuda do Fleeting Ghost e Chameleon funcionam muito bem em ambientes fechados.

O personagem vai se especializar cada vez mais em críticos quando, além de se tornar um Daggermaster para rolar críticos no 18-20; pegar os feats Rogue Weapon Talent, Devastating Critical, Two Weapon Fighting e o de duas armas que dá um melee basic attack com a offhand durante um crítico (esqueço o nome).

Quem disse que ser um "Canhão de Vidro" (ai meu deus como eu ODEIO português) é exclusividade de classes como magos e afins? :D

6 de maio, 2009 às 1:05 pm
 6 

Muito legal, estou ansioso pela conversão da Barda (esqueci o nome dela) da mesma campanha! Também ficou meio jogada de lado uma explicação para a forma como os drow conseguiram a "lealdade" de Wren, visto que ele sem dúvida está agora em uma posição extremamente vantajosa para escapar de seus mestres! Talvez uma saída seja imaginar que eles mantém como refém em Underdark algum parente ou amigo de Wren, a única pessoa por quem ele sente algo de especial além de si mesmo. Ou talvez esteja sob o efeito de alguma magia poderosa que o instiga a obedecer seus captores. Mas creio que cada mestre terá que bolar uma explicação plausível que se encaixe melhor em sua respectiva campanha.!

6 de maio, 2009 às 1:13 pm
 7 

Ele é leal aos drow já que viram que ele era mais que um mero escravo e deram a ele a oportunidade de provar seu valor.

Nesse último arco por exemplo, Wren pegou vários artefatos de Baphomet e vai levá-los aos Drow, para que possam ser destruídos e ele nem pediu nada em troca! Da última vez que passou informações aos Drow até ganhow uma poção que reduzia dano Necrótico por um tempo que foi útil já que os Droaw sabiam que ele lutaria contra criaturas das sombras mais cedo ou mais tarde.

Os pobre Drow foram TÃO "nerfados" na 4E que ficaram mais espertos, agora não podem mais se dar ao luxo de serem apenas "evil" e ponto. E enquanto eles ajudarem Wren a se tornar mais poderoso e não traírem ele (que pode ser questão de tempo ou não) ele vai continuar trabalhando para eles.

Só o fato dele ter sido promovido de escravo à agente dos Drow na superfície já é motivo suficiente para ele continuar trabalhando para eles.

O grupo de PCs já conquistou a lealdade dele também, e pode ser que no futuro aconteça um conflito de interesses entre o grupo s a agenda dos Drow, aí nesse dia ninguém sabe como Wren agirá….

6 de maio, 2009 às 1:47 pm
Leo Xorao
 8 

Ok.

6 de maio, 2009 às 3:47 pm
Leo Xorao
 9 

Uma questao que sempre vejo em jogos é que se tem um bom ladino, mas este nao pode fazer missoes furtivas pois o resto do grupo anda como latas de sardinha e falando alto e batendo panela no covil do inimigo…. ou o ladino joga e os outros esperam. Por isso eu so a favor de fazer grupos semelhantes (Ranger, ladino, avenger, shaman, etc) (fighter, warlord, paladino, etc). Um ladino sem missoes de espionagem e assassinato nao é completo no meu entender.

6 de maio, 2009 às 3:59 pm
Onor
 10 

Canhão de Vidro? Glass cannon? Hein?

Muito bom esse post!

6 de maio, 2009 às 6:37 pm
Farkas
 11 

Você possui um modelo digital editável da ficha do Wren?

Estou procurando uma ficha de D&D e achei bem boa a sua.

Obrigado

6 de maio, 2009 às 6:54 pm
 12 

Voce que joga com ele ???

6 de maio, 2009 às 8:01 pm
 13 

SIm, eu que jogo na mesa do Anand com o Wren (o dinossauro que souber de onde eu tirei o nome ganha uma estrelinha).
:D

6 de maio, 2009 às 9:34 pm
Giulius
 14 

O único Wren que eu conheço é um personagem secundário do filme O Cubo, que no filme é um escapista francês muito famoso. É ele??

6 de maio, 2009 às 11:12 pm
 15 

Karus Shada,ash nunca se juntaria aos "monstros" hehehe

6 de maio, 2009 às 11:56 pm
 16 

Karus Shadamash nunca se juntaria aos "monstros" hehehe

6 de maio, 2009 às 11:56 pm
 17 

Muito bom post, build e background.
Vou utilizá-lo em minha campanha (talvez numa versão elite).

7 de maio, 2009 às 12:15 am
 18 

Gostei da série!

7 de maio, 2009 às 2:32 am
Bugos
 19 

So uma duvida, pq a adaga faz 1d6 de dano ao inves do 1d4?

Na ficha esta descrito que ela eh (L) large, mas nao achei nenhum referencia dizendo que o PC pode usar armas de outros tamanhos.

7 de maio, 2009 às 3:46 am
Bugos
 20 

ah, ja me encontrei. Desculpa o double post

7 de maio, 2009 às 3:50 am
 21 

Tem um desenho antigo chamado Record of Lodoss War on tinha um Wren. Se bem que o rogue chamava Woodchuck.

Tem um outro Wren em Fantasy Star 2. Mas também não era o rogue.

7 de maio, 2009 às 11:09 am
 22 

É porcausa do poder racial dos Bugbear. Junto com o bonus de STR e DEX, eles são uma escolha perfeita para Rogues Brutal Scoundrel! :D

7 de maio, 2009 às 12:15 pm
 23 

QUAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAASE!!!!!

O Wren que eu pensei foi do Phantasy Star 3! Um andróide, não um rogue, mas o nome eu gostei entçao resolvi usar!

7 de maio, 2009 às 12:16 pm
 24 

Mas o irmão gêmeo do mal dele se juntaria! :D

7 de maio, 2009 às 12:21 pm
 25 

Ele pode aparecer pra dar um "corretivo" quando os PCs estiverem "saindo da linha".

7 de maio, 2009 às 11:09 am
 26 

Mas eu pensei que esse poder racial havia sido abolido em uma edição da Dragon que saiu recentemente!

7 de maio, 2009 às 2:01 pm
 27 

O.O

Não sei disso, mas ontem mesmo usando o Character Builder mais atualizado ele ainda tinha esse poder na lsta. A versão inclui todas as regras e até itens que saem na Dragon.

7 de maio, 2009 às 2:08 pm
 28 

Na 4E os papéis FORA de combate são beeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeem tênues. Tudo se resume em ser treinado ou não em uma listinha bem pequena de abilidades e mais nada. As class features de rogue são TODAS para o combate (assim como da maioria das classes, com exceção de bardo e os rituais…). Na nossa mesa a druida é melhor em tudo que eu faço com exceção de stealth e thievery em si, que sozinhas não adiantam de muito.

O grupo aprendeu a cooperar então a druida me ajuda muito e eu até retreinei Perception mesmo não tendo bonus nenhum de WIS pra poder ser um rogue como poderia ser em edições anteriores.

7 de maio, 2009 às 12:23 pm
 29 

Bom, se tá no character builder então nem tem como discutir. Falou, tá falado!

7 de maio, 2009 às 3:19 pm
Vizir
 30 

Quero matar logo o tal Karus Shadamash, por favor postem logo a ficha dele :)

7 de maio, 2009 às 4:35 pm
 31 

Exato, qualquer um com diplomacia pode ser bom de falar com os outros, qualquer um com manha de manjar do submundo. Rogue ainda é bom de perícias, mas não domina mais fora de combate como antes.

7 de maio, 2009 às 6:13 pm
 32 

Série Genial

hj em dia, quanto + npcs tivermos, melhor XD

Certamente algum pode vir À tranqüilizar a semana dos Mestres sendo menus uma ficha À ser criada

atc,

8 de maio, 2009 às 1:29 am
 33 

AEEEE!
Wren: o bugbear obediente (aka. o pet do grupo).
Quem precisa de familiar quando se tem um bugbearzinho camarada?

8 de maio, 2009 às 7:30 pm
 34 

Acho melhor o anand fazer a ficha de monstro dele então, se não ele vai ter um poder assim
Olhar intimidador: Karus olha para o jogador e ele faz xixi nas calças, fica stunned até o xixi secar.
Discurso da vitória: Karus faz um discurso e ganha o jogo, todo o resto da mesa (jogadores e DM) perdem. (at-will)

8 de maio, 2009 às 7:56 pm
Vizir
 35 

Lol

8 de maio, 2009 às 8:20 pm
Get Adobe Flash playerPlugin by wpburn.com wordpress themes