D&D no cinema

dd2Talvez a maioria dos leitores já saibam, mas o Dungeons & Dragons já teve, além da série de desenho animada dos anos oitenta, conhecida no Brasil como Caverna do Dragão, dois filmes longa-metragem produzidos.

O primeiro, lançado em 2001 (em pleno lançamento da 3e), com ninguém menos que Jeremy Irons no papel do BBEG, e a gatinha Thora Birch do Beleza Americana no papel da mocinha e princesa do filme, foi uma bomba tão horrível que até hoje faz alguns RPGistas perderem pontos de sanidade. A história é sofrível e sem pé nem cabeça, os personagens idiotas, e as criaturas fantásticas que aprendemos a gostar tratadas com o pior que existe na computação gráfica. Mas o pior, mesmo, são os diálogos, que não funcionariam nem em sessão de Toon.

Mas, em 2005, por incível que pareça, lançaram um segundo filme, que só compartilha com o primeiro o vilão Damodar. Outros produtores, escritores e estúdio, o que fez o filme ficar médio. Não bom, mas não a bomba do primeiro. A história se parece muito mais com D&D, com um grupo de aventureiros numa quest, com vários elementos que remetem até ao AD&D: por exemplo, algumas vezes os personagem citam Jubilex, o demônio das Oozes clássico do D&D. Se você tiver interesse, esse DVD está em promoção no submarino por apenas 12,90 .

Existem filmes melhores para os RPGistas, como Krull, Feitiço de Áquila, Bewoulf, sem ir para o óbvio Senhor dos Anéis. Quais são os filmes que vocês acham que são as melhores referências para os jogadores de D&D?

Sobre Daniel Anand

Daniel Anand, engenheiro, pai de gêmeas e velho da Internet. Seu primeiro de RPG foi o GURPS Módulo Básico, 3a edição, 1994. De lá para cá, jogou e mestrou um pouco de tudo, incluindo AD&D, Star Wars d6, Call of Chuthulu, Vampire, GURPS, Werewolf, DC Comics (MEGS), D&D 3-4-5e, d20 Modern, Star Wars d20, Marvel Superheroes, Dragonlance SAGA, Startrek, Alternity, Dread, Ars Magica e atualmente mestro 13th Age. @dsaraujo no twitter

Esta entrada foi publicada em Post e marcada com a tag , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

30 respostas a D&D no cinema

  1. Leandro disse:

    O primeiro filme do D&D foi muito ruim, muito mesmo! ainda mais pois todo mundo estava na expectativa de sair um filme legal daquilo que a gente ama!

    E quando fomos ver…. que merda que era.

    O segundo já estava esperando uma merda igual ao primeiro, como pior que o primeiro acho difícil alguém conseguir fazer! O segundo ficou mais aceitável, mas mesmo assim ainda é um filme ruim.

    Sobre outros filmes, tem os do Conam e alguns que passavam no SBT, tem um que eu não lembro o nome, que tinha dois gêmeos fortões que eram bárbaros e uma mulher gostosa, a e tem uma parte que eles acham uns itens especiais, um fica com um machado, o outro com pedaço de armadura e a mulher com um arco.

    O filme era tosquinho mas eu gostava de ver, se alguém lembrar o nome.

    Tem também, A Lenda! Com Tom Cruise, que é bem legal.

  2. Woodstock disse:

    Xandy me recomendou um fenomenal: A Princesa Prometida. Ótimo filme de capa-e-espada, com duelos, mocinhos e bandidos, e o Billy Cristal no divertido papel de um curandeiro maluco.

    E nas referências óbvias eu citaria também o recente desenho de Dragonlance.

    Último post de Woodstock: Espaço Gourmet dos Reinos V

  3. Nume disse:

    O mais foda dessa filme é o ladino! 😀

    “Por favor, vou realizar uma técnica secreta da guilda dos ladrões, olhem para o outro lado!”

    *gira uma alavanca comum, porta secreta se abre*

    “Ah! Este é poder da astúcia!”

    “Mas você só girou a alavanca, até eu poderia fazer isso” ─ diz a barbára.

    “Droga! Quem mandou você olhar!?”

    Último post de Nume: Recordes de acessos, comentários e spams…

  4. edy disse:

    A lenda de Grendel, é o mesmo monstro da mitologia mostrado em Bewoulf, mas tem, para mim, mais elementos de fantasia, além de que retrata um pouco melhor o lado do monstro como um ser e mostra os homens mais como monstros.

    É uma boa pedida. Ah, tem outro filme também que fala da lenda de Grendel, mas não me lembro o nome. Tb muito bom!

  5. Rey Ooze disse:

    Primeiramente, obrigado por sempre lembrarem do ooze aqui ! ahahah

    Eu gosteio do Anel de Nibelungo.
    Mas não podemos deixar de citar o simpático Willow e o História Sem Fim (Atreeeiooooo!).
    Mas em miha opinião o filme derradeiro para os RPGistas ainda está por vir. Um dia olharão para nós com carinho lá na Madeira Sagrada.
    Ah, The Gamers 1 e 2 são imperdíveis.

    Último post de Rey Ooze: Aventura Solo – Parte 4: “Dezoito anos e 363 dias depois”

  6. Rodrigo Chaves disse:

    O 13º Guerreiro é bem legal tb

  7. Fábio disse:

    A Maldição do Anel é bem interessante, tem passado na HBO/Cinemax nos últimos tempos, o filme é em duas partes e conta com alguns rostos conhecidos. Não é uma referência direta para o estilo de D&D, mas serve.

    Tem um filme antigão, com Jack Palance no papel de vilão que nem lembro o nome, sinceramente faz tanto tempo que vi que não sei dizer se o filme é bom, uma bruxa cega reúne um grupo de aventureiros para derrotar o vilão, tem até arqueiro elfo, se me lembro bem, o filme (que já era curto) leva tanto tempo para mostrar a reunião do grupo que sobrou pouco tempo para o resto.

  8. Shutruk disse:

    Médio?!?
    hum… o segundo filme também é horrível,
    O lich é um encontro aleatório!!!

  9. Shin disse:

    Bem,

    Os filmes de D&D são terriveis!
    Agora o desenho é otimo! Eu mesmo adorei cada episódio, pena ter apenas 26 eps.

    Eu comprei o Box do Caverna do Dragão a muito tempo (acho que tem uns 2 ou 3 anos), e até hoje tenho ele guardado na minha prateleira.

    Inclusive ver ele em Ingles com legenda é ainda melhor do que a versão traduzida!

    (Viva o grande “Mestre dos Magos”… ou seria Dungeon Master?)

    Último post de Shin: Background em 10 minutos

  10. Elda King disse:

    Não vi o segundo filme, mas o primeiro foi ruim para uma vida inteira. Parece que alguém leu uma resenha de Dragonlance e fez um filme baseado nela…

    Filmes bons de fantasia medieval? O Senhor dos Anéis, claro. As Crônicas de Nárnia também. São óbvios, mas são bons.
    Outro que eu acho interessante é Crusada… não tem nada de fantasia, mas é interessante, e para mim traz o melhor exemplo de “Paladino”…

  11. Youkai X disse:

    De exemplos bem clássicos teriam Piratas do Caribe (retrata bem ladinos, swashbucklers e etc).
    Pq não transformam logo Eberron em filme XD?

  12. Darin disse:

    seria explendido youkai…

    Ou não…podia sair uma grande merda galhofa… quem não entende eberron e joga rpg já deixa aquilo galhofa, imagina esses caras do cinema…

  13. Um filme bacaninha que vi recentemente e que tem vários elementos de D&D é o “In the Name of the King: A Dungeon Siege Tale” (2007), baseado no jogo Dungeon Siege.

    Os melhores dragões que eu já vi no cinema estão no filme “Reign of Fire” (2002)

    Último post de Franciolli Araújo: Domingo Lúdico 04/01/2009

  14. Cefas disse:

    Ben-Hur é um clássico que pode inspirar muitas aventuras. Um dos melhores filmes de todos os tempos.

  15. Severo da Silva Queiroz Jr. disse:

    Por incrivel que pareça, gosto do conceito de “grupo que se forma para cumprir quest” de “Caravana da Coragem”! Tudo bem, tudo bem! Sei que vai ter gente querendo me apedrejar por dizer isso, mas tentem analisar pelo lado prático da coisa: tem defender? Tem. Tem controller? Tem. Tem striker? Tem. Tem leader? Tem. Estão vendo onde quero chegar?

  16. Shirokishi disse:

    Argh! Dungeon Siege é dirigido pelo Uwe Boll, o diretor mais abominável que o cinema já viu (pelo menos no baseado em jogos).

    Qualquer filme me inspira pro rpg, é incrível, vendo uma cena já dá pra criar o conceito de uma aventura, mudando uma coisa aqui, outra ali…

  17. Severo da Silva Queiroz Jr. disse:

    A propósito, tenho que citar também uma produção mais recente: Stardust! Esse filme é simplesmente SENSACIONAL! Tem uma parte próxima do final, quando Setmus, um dos vilões, enfrenta as bruxas em que quase consigo ver o jogador falhando e tendo sucesso nas suas defesas de Reflexos e Fortitude, e finalmente sucumbindo diante de um ataque contra sua Vontade!

  18. Fabiano Neme disse:

    Uma curiosidade sobre o primeiro filme do D&D: o Dave Arneson gravou uma ponta (era um dos magos lançando fireball nos dragões), mas como o editor era um cara que nunca tinha jogado D&D na vida, acabou cortando a cena do véio pro filme não ficar muito longo.

    Pra mim o melhor filme pra jogador de D&D é O Senhor dos Anéis, óbvio.

    Último post de Fabiano Neme: Post completo: Troll

  19. Max Silva disse:

    Eu só assisti o primeiro filme de D&D,até tinha seus pontos positivos,mas a trama,e o final,eram ridiculos!Alguns meses atrás eu ouvi falar de um filme do warcraft.E citando o fabiano neme,eu fiquei fulo da vida quando vi a cena do dave arneson(juro que era o gary gigax) nas cenas excluídas!
    Gostaria de aproveitar para fazer uma publicidade do meu blog:
    ACESSE tocadekigan.blogspot.com

  20. Alexandre disse:

    Eu citaria “Excalibur” e reforço “A Lenda”.

    Outras sugestões são os antigos filmes do “Simbad”, “Fúria de Titãs” e, claro, “Jasão e os Velo de Ouro”.

    Mais recentes, eu citaria os 2 últimos filmes do “Robin Hood”.

  21. Incrível como ninguém citou Tróia, Spartacus e o fenomenal Rei Arthur [com Clive Owen no papel de Artorius]. Tenho a versão do diretor [Arthur] e é muito legal…

    E Harry Potter também é uma grande referência para usuários de magias…

    Último post de Alexandre Nordestinus: O que falar sobre os Parceiros?

  22. Max Silva disse:

    Tróia!Até que um bom filme,belos efeitos especiais,batalhas empolgantes,mas no que se trata de fidelidade a obra original de homero,merece uma nota zero!

  23. Max, não sei se posso concordar contigo na questão da fidelidade, pois não sou um entusiasta da História, mas Tróia é uma ótima referência para os jogadores. Armaduras, armas, assassinos, guerreiros, escudos e quase tudo que um bom jogador de D&D tem em sua mesa…
    Té…

    Último post de Alexandre Nordestinus: Que sistema você joga?

  24. Severo da Silva Queiroz Jr. disse:

    Como referência em jogo de D&D até vai, mas como reconstituição de obra clássica, Tróia é uma lástima!

  25. Max Silva disse:

    Recentemente assisti D&D 2,realmente é muito melhor que o 1!
    Outro filme que recomendo é A Última Legião,que,bem no estilo de Arthur,conta as origens da lenda do rei arthur.
    Quanto ao comentário de Alexandre,eu concordo,para D&D é excelente,mas em termos históricos,deixa muito a dejesar.

  26. DM Rafael disse:

    Pô, o pessoal já citou vários dos meus filmes preferidos de fantasia. Mas vou tentar tirar alguns do baú: “O Feiticeiro e o Dragão” (The Dragonslayer), da Disney; “Guerreiros de Fogo” (Red Sonja); e dois nem tão antigos: “A Odisséia”, com a Isabella Rosselini e o clássico “Coração Valente”!

  27. whhehehdf disse:

    mow paia esse filme ai sou mais o senhor dos aneis que e vencedor de 11 oscars.

  28. Severo disse:

    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Os comentários estão encerrados.