Podcast Rolando 20 – Episódio 73 – Tipos de Jogadores

Episodio-73Tipos de jogadores, arquétipos, estilos diferentes: como lidar com eles? Essa semana Daniel Anand, Davi Salles, Gustavo Sembiano e Danielle Toste se juntam para tentar explicar as categorias de jogadres, e como mestrar melhor para cada um deles.

Usamos como base esse post de Robin D Laws sobre os tipos de jogadores, que são classificados como:

  • O Power Gamer, também conhecido como Overpower, Min-max ou Munchkin;
  •  O Butt-Kicker, ou o cara que só quer combate;
  • O Tático, aquele cara que adorava Birthright, Battlesystem e a quarta edição;
  • O Especialista, aquela amiga que sempre joga com o mesmo elfo;
  • O Ator, que morre de saudades da época áurea do Vampiro: a máscara;
  • O Storyteller, que está aqui pela história, e não para entender essas regras;
  • O Casual, que só está lá esperando a namorada terminar de jogar.

Eu comento sobre formulários para pedir começar a campanha e pedir feedback dos meus jogadores, e aqui estão os links:

E se você gosta de Dungeons & Dragons e RPG em geral, não deixe de seguir o Rolando 20 no Google+, no Facebook e no Twitter! Sempre tem novidades, dicas e links por lá! Vocês podem nos ajudar comprando Dungeons and Dragons na Amazon, PDFs na Dungeon Master Guild ou ajudar diretamente e ser nosso patrono!

Também temos nosso canal no YouTube, onde rola conteúdo adicional e complementar, se inscreva! Voltamos em duas semanas com mais um episódio! Assine nosso feed, também estamos no iTunes e na Play Store.

E rolem 20!

Sobre Daniel Anand

Daniel Anand, engenheiro, pai de gêmeas e velho da Internet. Seu primeiro de RPG foi o GURPS Módulo Básico, 3a edição, 1994. De lá para cá, jogou e mestrou um pouco de tudo, incluindo AD&D, Star Wars d6, Call of Chuthulu, Vampire, GURPS, Werewolf, DC Comics (MEGS), D&D 3-4-5e, d20 Modern, Star Wars d20, Marvel Superheroes, Dragonlance SAGA, Startrek, Alternity, Dread, Ars Magica e atualmente mestro 13th Age. @dsaraujo no twitter

Esta entrada foi publicada em Podcast e marcada com a tag , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

9 respostas a Podcast Rolando 20 – Episódio 73 – Tipos de Jogadores

  1. Rafael P. P. disse:

    Eu nunca joguei como um player, mas eu me vejo como um mix do Butt-Kicker com o Especialista e um pouco do Power Gamer (eu não rolo ability scores nem hp). O personagem que algum dia eu espero jogar como player é o Dragonborn Dragon Sorcerer! Explodir as coisas, mandar Breath Weapon e voar!

  2. Alexandre Bernartt Baggio disse:

    Sensacional!

    Estou muito feliz com a volta do Rolando 20. Durante quase 10 anos fiquei sem grupo de RPG, e enquanto colecionava livros e jogos sem ter com quem jogar, supria a carência ouvindo podcasts de RPG. Entre eles, o Rolando 20 sempre foi um dos favoritos.

    Mesmo tendo saltado a 4ª Edição do D&D, curti muito todos os episódios. Nessa história teve até plot twist, quando fiquei chocado com a revelação de que o Daniel Anand era irmão do Davi Salles!

    A adição do Sembiano foi uma grata surpresa. Também o acompanhei no RPGArautos.

    Lembro que na saudosa revista Dragão Brasil também vi fichas com esteriótipos de mestres e jogadores. Lá, a formatação de texto e disposição dos dados era igual a dos monstros do AD&D. Recordo que a publicação abordava também categorizações de estilo de mestrar e jogar. Inclusive tenho lembranças vagas de uma diferenciação mais específica entre o storyteller e o historiador: enquanto aquele se preocuparia mais com a trajetória dos personagens, este possuiria conhecimento enciclopédico acerca da história e mitologia dos cenários.

    Por fim, fico satisfeito em contar que vivo dias mais felizes: pude voltar à cidade em que cresci, e jogo RPG com o mesmo grupo da minha infância e adolescência.

    Um abraço, muito sucesso e continuem rolando 20!

    • sembiano disse:

      Oi Alexandre, agradeço a lembrança e audiência.

      Posso dizer que também vivo dias melhores também, além de voltar a gravar, eu também estou na ativa como mestre rolando uma campanha D&D 5th.

      Abraços,

  3. Olá DMs, este cast veio bem a calhar em um projeto que estou tocando, eu teria de partir e pesquisar sobre alguns tipos de players para colocar no meu gameplay e acho que isso aqui deve me poupar bastante trabalho kkkk SQN.

  4. Massa o tema.

    Não muito tempo atrás (e numa galáxia não tão distante), a galera do Holocast, um podcast brasileiro de Star Wars que comenta bastante sobre RPG, também fez um programa com um tema semelhante — embora mais ácido. Vale à pena conferir:

    http://holocast.terceiraterra.com/2016/05/13/holocast-59-peace-is-a-lie-jogadores-escrotos/

  5. Olá!!

    Primeiramente quero agradecer por retomar o Rolando 20!! Que seja crítico enquanto durar!!

    Não consegui visualizar os formulários do link. Apenas a introdução.

    Abraço

  6. Igor Faria disse:

    Pessoal, dá uma conferida no “Formulário para começar a campanha” pq não gdá pra ver as perguntas, só a introdução – antes do submit – e a finalização, agradecendo a participação.

  7. Pingback: O que espero dos meus jogadores | Rolando 20

Os comentários estão encerrados.