Heráldica e Brasões de Armas

Achei um programinha na Web para criar seu próprio brasão de armas. Ele é meio lento, mas funciona bem legalzinho. A Wikipédia nos ensina que a Heráldica é:

A ciência e a arte de descrever os brasões de armas ou escudos. As origens da heráldica remontam aos tempos em que era imperativo distinguir os participantes das batalhas e dos torneios, assim como descrever os serviços por eles prestados e que eram pintados nos seus escudos. No entanto, é importante notar que um brasão de armas é definido não visualmente, mas antes pela sua descrição escrita, a qual é dada numa linguagem própria – a linguagem heráldica.

Fazer o brasão de armas de seu paladino ou guerreiro, ou mesmo da sua companhia de aventureiros, dá toda uma cara nova a seu grupo. E como vimos acima, o brasão pode ser muito mais que um escudo legal: as cores e símbolos que estão lá podem representar toda a história do grupo. Dê uma olhada nesse site para entender os simbolismos da Heráldica. O vermelho representa o sangue de nossa família, o Pégaso nossa liberdade e por aí vai. Um nome ou mote em latim também dá um clima.

Rolem 20!

Sobre Daniel Anand

Daniel Anand, engenheiro, pai de gêmeas e velho da Internet. Seu primeiro de RPG foi o GURPS Módulo Básico, 3a edição, 1994. De lá para cá, jogou e mestrou um pouco de tudo, incluindo AD&D, Star Wars d6, Call of Chuthulu, Vampire, GURPS, Werewolf, DC Comics (MEGS), D&D 3-4-5e, d20 Modern, Star Wars d20, Marvel Superheroes, Dragonlance SAGA, Startrek, Alternity, Dread, Ars Magica e atualmente mestro D&D 5E on-line via Fantasy Grounds. @dsaraujo
Esta entrada foi publicada em Post e marcada com a tag , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

9 respostas a Heráldica e Brasões de Armas

  1. Rey Ooze disse:

    Salve Dupla Vinteira!
    Respondam cá uma dúvida que me apareceu no meu jogo de ontem, relacionada a guerreiros: Guerreiros Cegos ainda contam com os Beneficios do Combat Challenge e Combat Superiority?
    OU
    Alvos que se tornem invisíveis ainda tomam AdO se sairem de perto do guerreiro? Seja Shift ou Movimento nomral?
    E se o guerreiro tomar um ATK Corpo-a-Corpo de um oponente invisivel, ele pode determinar de que quadrado veio o ATK?

    Abraços

  2. Daniel Anand disse:

    Eu ia responder sua dúvida no próximo podcast, mas como ele vai atrasar, lá vai:

    O fato do guerreiro estar cego implica nele não poder flanquear e todo oponente ganhar total concealment. Isso não impede o guerreiro de usar CCA, mas ele tem as restrições da cegueira: ele deve escolher um quadrado pra acertar, e não um alvo. Pra isso, ele, em sua vez, tem que fazer um teste de Perception (como minor action, e com -10 de penalidade por estar cego), e bater o Stealth do oponente em questão (o oponente rola Stealth no fim da sua ação, com as penalidades respectivas por movimento, etc). Se passar no teste de Perception, o guerreiro sabe a direção do oponente, e se passar por mais de 10, sabe a localização exata. Usando essa informação, escolha um quadrado, e ataque (com -5 do total concealment).

    No entanto, o guerreiro não podem fazer OA (no caso, usando o Combat Superiority) estando cego. A página 290 do PHB diz: “Able to Attack: You can’t make an opportunity attack unless you are able to make a melee basic attack and you can see your enemy.”

    E se o guerreiro tomar um ATK Corpo-a-Corpo de um oponente invisível, ele pode determinar de que quadrado veio o ATK?

    Segue o mesmo procedimento acima, mas você nesse caso o guerreiro usa sua percepção passiva (já que ele não pode usar uma minor action na vez do oponente).

  3. Rey Ooze disse:

    Nossa é ótimo saber disso !
    Eu fiquei meio perdido sem saber onde procurar as informações e ainda mais confuso por conta das erratas mudando regras de Stealth.

    Mas agora está claro como agua !
    Valeu Anand.

  4. É mesmo difícil ver alguém se preocupando com heráldica a ponto de fazer brasões para cada reino e império para RPG.

    Baixei um programa de edição de imagens vetoriais (Inkscape) e alguns pacotes de imagens de heráldica.

    Até agora criei algumas imagens para os impérios de Aldetoron:

    http://aldetoron.blogspot.com/2008/08/turgar-o-imprio-dos-lees.html

    http://aldetoron.blogspot.com/2008/06/itgar-o-imprio-das-amazonas.html

    http://aldetoron.blogspot.com/2008/09/balodin-os-portes-para-as-alturas-e.html

    http://aldetoron.blogspot.com/2008/08/trakstis-as-terras-desoladas.html

    Em casa vou baixar esse programa e testar, mas pelo jeito ele segue aqueles padrões europeus de disposição das imagens.

  5. Lohan disse:

    Opa! Estou dando uma olhada aqui, qual programa é esse que você faz o seu próprio brasão ? Preciso fazer um para o meu time.
    Ah! Adorei o brasão!

    Forte abraço!

  6. lauren disse:

    não consigo achar as cores do brasão de armas e o desenho

Os comentários estão encerrados.