Novo pacote de Junho do D&D Next

logoOlá Jogadores e DMs,

Saiu mais um pacote de D&D Next, e já que agora estou jogando (e mestrando) as regras beta da próxima iteração de nosso RPG favorito, vim aqui comentar o que achei das novas mudanças:

  • Ficar de pé agora custa todo movimento: boa. Usar só 5 pés tira toda a vantagem de derrubar alguém. E se tem uma coisa que gosto como DM é terremotos e saving throws de Dex para todo o grupo.
  • Críticos: antes, armas davam mais críticos que garras e outros ataques, o que era interessante, mas meio esquisito. E era dano máximo. Agora, temos um dado a mais de dano, o que é legal no começo, mas meio besta se você faz 3d6+7, e com crítico 4d6+7.
  • Dodge agora usa vantagem e desvantagem, ponto positivo a lembrar modificadores.
  • Ajudar os outros dá vantagem. Acho isso sensacional contra monstros “solo”.
  • Rolar 1 no saving throw de morte vale como duas falhas. Incentivo para testes de First Aid o quanto antes! Gosto.
  • Acabaram com o tracking de pontos de vida negativos, o que acho bom.
  • Adicionaram regras de dano massivo, o que não importa muito em níveis altos, e é mortal em níveis baixos. Não gosto.
  • Colocaram duração e range em todas as magias, ponto positivo. É bom saber quanto tempo dura no máximo uma magia.
  • Adicionaram o Gnomo (mé), o Meio-Elfo (roubadão o Keen Senses, mas o elfo já tinha) e o Meio Orc (adorei o Manacing, que dá advantage em qualquer intimidação, mas achei os atributos meio roubados).
  • E vários outros minor fixes que só jogando pra ver.

Sobre Daniel Anand

Daniel Anand, engenheiro, pai de gêmeas e velho da Internet. Seu primeiro de RPG foi o GURPS Módulo Básico, 3a edição, 1994. De lá para cá, jogou e mestrou um pouco de tudo, incluindo AD&D, Star Wars d6, Call of Chuthulu, Vampire, GURPS, Werewolf, DC Comics (MEGS), D&D 3-4-5e, d20 Modern, Star Wars d20, Marvel Superheroes, Dragonlance SAGA, Startrek, Alternity, Dread, Ars Magica e atualmente mestro D&D 5E on-line via Fantasy Grounds. @dsaraujo
Esta entrada foi publicada em Post e marcada com a tag , , , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

13 respostas a Novo pacote de Junho do D&D Next

  1. Vinicius Zóio disse:

    É, ando achando o Next meio "meh"…

    Ainda acho que a coisa está muito aquém do que eu deveria estar, e como ainda não mostraram os módulos mesmo após 1 ano de playtest, não estou muito otimista em relação à capacidade do Next de abranger meu gosto para RPG :P.

    Se me lembro bem, o Franciolli postou uns comentários sobre modificações no healing lá na ForjaRPG e acho que a coisa pendeu (novamente) para o old-school. Enfim, nada que tenha me agradado :P.

    Resta mesmo é aguardar o Next :P.

  2. Davi Salles disse:

    Eu também não estou gostando desse next. Quando anunciaram, estava mega empolgado, imaginava uma versão de D&D menos baseadas em regras chatas. Fizeram um ótimo trabalho de simplificação matemática, com a redução nos bonus e a regra de vantagem e desvantagem. Assim como boas simplicações em feats e backgrounds. No meio dessas simplificações eles jogam mecânicas complexas e desnecessárias, como as magias e o flanco. Duas regras que em partes faz se necessário um controle de combate mais estratégico.

    Eles ainda estão utilizando regras objetivas, ao invés de regras mais subjetivas para coisas que deixadas na subjetividade seria muito melhor. Vantagem e desvantagem são regras bem subjetivas, agora o descanso curto precisa ser de uma hora ou próximo disso. Blá.

    Eu imagino o Next ficando extremamente repetitivo em combate, o grande barato da 4e eram os combates variados e interessantes (por outro lado eram demorados demais, e quando um combate era chato, poderia durar 1-2 Horas!). No next os combates são mais curtos, mas pelo que joguei um pouquinho, vão ser bem repetitivos.

  3. Felipe disse:

    Uma coisa que muita tem comentando é que o Playtest não está completo, não foram divulgadas todas as regras, ideias e etc. Mas, não podemos esquecer que este é um jogo comercial, que, apesar de toda a questão da participação da comunidade, ainda assim a ideia é vender. Se eles publicarem tudo, abrirem todas as portas, corre-se o risco de perder vendas.

  4. Daniel Figueroa disse:

    Não sei não, tô achando essa edição nova bem mais ou menos. Mas é DnD, então espero que seja massa.

  5. Davi Salles disse:

    Vai ser um RPG bacana, ótimo para iniciantes. Talvez, o mais perfeito RPG para iniciantes. No entanto, não é o que eu, e a maioria dos leitores desse blog estávamos procurando. Acho que vai ser um RPG muito bom, mas para um estilo diferente de jogadores, novos jogadores.

    Espero que eles não coloquem muito elementos toscos da outras edições só para alegrar os old schoolers.

  6. danfigueroa disse:

    Vocês viram o esquema de criaturas lendárias que saiu essa semana lá no Legends and Lore? Achei bem bacana hein? Comecei a me animar pra essa nova edição, especialmente agora que minha campanha de Dark Sun 4e acabou e não estou mais jogando D&D.

    • Davi Salles disse:

      Não vi muita coisa de bom não. Eu olhei mais o dragão que o artigo, mas a ficha do Dragão é bem sem graça. É tipo um solo da 4e, só que sem poderes estratégicos e táticos (tudo faz dano e mais dano. Eles são feitos para não poderem ser combatidos de maneira estratégica (nenhum forma de controle funciona), apesar de não achar isso ruim, também não acho que eles deveriam ser totalmente imunes.

      No combate, o D&D Next, parece um D&D 4e sem tabuleiro. Tiramos a tabuleiro e não colocamos nada no lugar. Todos os poderes da 4e que faziam coisas diferentes agora basicamente fazem dano. Eu gostava do meu tabuleiro 🙁

      • danfigueroa disse:

        Eu nem cheguei a ver a ficha do dragão, pq ainda não nada de regra do Next, mas curti a ideia da criatura lendária. Poxa, que triste saber que não poderei fazer os combates táticos que tanto gosto, pra mim o combate da 4e é massa demais!

        • Davi Salles disse:

          Sim, também acho o combate da 4e bem legal, ele precisava de algumas melhorias, principalmente na velocidade e na gestão de condições, que podia ficar mega confuso.

  7. André_Hesed disse:

    Anand / Davi,

    Sei que este tópico não é oportuno para minha mensagem, mas acho que será mais facilmente lido aqui.

    Sobre Neverwinter Online.
    É preciso que um de vocês nos registre em uma das duas Allegiance (acho que é isso) para que membros da guilda possa jogar Gauntlgrym (PVP 20 x 20 entre outras).

    Abração,
    André (Madhavi).

  8. Nando Alves disse:

    A discussão desse post também foi inspiração para esse aqui:
    http://www.rpgpara.com/dicas-para-quem-nao-quer-l

  9. Diego Daniel Duarte disse:

    Eu sinceramente não gostei muito da 4ª Edição, e, com essa 5ª edição voltando às origens da 2ª/3ª Edição, achei bem mais interessante… o jogo deixa de ser uma "imitação de vide-game" e volta a ser um jogo de mesa. Mas tenho algumas considerações:

    – Evolução do personagem: A evolução do personagem, em relação a skills principalmente, mas também em testes de resistência, é muito difícil de sentir. Uma diferença de +2 entre o primeiro e o vigésimo nível (ajustes de atributos) para as perícias não treinadas, ou +5 na média (+2 de ajustes de atributos e de 1d6 para 1d12) não me parece fazer muita diferença. "Há… mas tem itens mágicos que podem melhorar atributos", alguns vão dizer… bem… não me parece que no Next isso vá ser algo muito frequente, ou de fácil acesso.

    – Dano: Rolar um dado de dano a mais para um combatente (Guerreiro, Paladino, etc…), pode não parecer muito… mas faz com que todos escolham uma espada bastarda (afinal, são 2d12 de dano).

    – Magias: Achei a lista de magias bem restritas. Tudo bem que é uma primeira versão, novas vão surgir, mas, é um ponto que eu acredito que deva ser destacado para que seja pensado.

    • Davi Salles disse:

      Eu gostei da 4e, da 3e, da 2e até da primeira 1e. Cada uma trouxe muita coisa nova para a mesa e achei sensacional. Apesar de adorar a 4e, uma das razões pela qual eu gosto muito dela é por toda a inovação. O que sinto de problema na 5e é a falta de inovação, eles realmente voltaram para 2e. Mas a 2e já existe, não me vejo comprando um RPG que já joguei e que tinha na minha estante até doar pq nunca mais jogava.

      Preferiria ver um 5e bem diferente de tudo.

Os comentários estão encerrados.