Categorias
Post

Império de Gigantes

Hoje vou postar outro dos encontros vencedores do concurso que fizemos no começo do mês: Império de Gigantes! O resumo do encontro, enviado pelo nosso leitor Guilherme Mateus “Frodo” dos Santos, foi:

Ruínas de um império de gigantes: os PJs precisam atravessar um salão gigantesco, com cerca de 30 metros de altura, talvez a antiga sala do trono de um rei gigante . Mas um terremoto afundou o solo, transformando aquela parte um imenso precipício. Os PJs precisam atravessar o salão (de uma janela alta para outra do lado oposto) e para isso podem usar cipós e as velhas flâmulas daquele império, de um tecido grosso e resistente que ainda permanece forte. A travessia não será fácil, com enxames de Stirges e um grupo de Tieflings fazendo uma emboscada. Cair é morrer.

Encontro

Uma das coisas que eu gostei desse encontro foi o fato dele ser uma cena muito bem definida: começa quando os jogadores encontram o salão, e termina quando eles atravessam. Além disso, é uma cena muito épica de imaginar: aquele salão imenso, e os personagens saltando e não caindo por um triz, algo que combina bem com o estilo de Lara Croft ou Indiana Jones. E Eberron!

A implementação desse encontro é simples, e é aí que mora o perigo: se a cena for simples demais, com simples testes de Atletismo, ela perde seu efeito épico.

Falha

Deixe claro para o grupo o que vai acontecer se eles caírem. O guilherme sugeriu que fosse uma travessia mais emociante, onde cair é morrer. Se você quiser essa opção, só não faça que ninguém morra só por conta de uma rolada ruim: dê chance dos outros ajudarem, e/ou sacrificarem suas defesas contra os Stirges/Tieflings mas não perderem os companheiros.

Alternativamente, a queda não precisa significar a morte. Pode ser um dano bem grande (pense em alto dano limitado da tabela do Guia do Mestre e do Escudo), ou baseado mesmo na altura (são 20 quadrados? 10d10 de dano parece ser bem perigoso para níveis heroicos). Ou pode ter um monstrão lá embaixo, e além de tomar dano da queda, o PC agora precisa fugir (ou lutar), em um novo encontro.

A maior penalidade mesmo é que você não vai conseguir atravessar junto com o grupo, ou vai atrasá-lo, o que pode ser pior que a morte! 🙂

O que acham? Simples e memorável? Rolem 20!

Por Daniel Anand

Daniel Anand, engenheiro, pai de gêmeas e velho da Internet. Seu primeiro de RPG foi o GURPS Módulo Básico, 3a edição, 1994. De lá para cá, jogou e mestrou um pouco de tudo, incluindo AD&D, Star Wars d6, Call of Chuthulu, Vampire, GURPS, Werewolf, DC Comics (MEGS), D&D 3-4-5e, d20 Modern, Star Wars d20, Marvel Superheroes, Dragonlance SAGA, Startrek, Alternity, Dread, Ars Magica, 13th Age e atualmente mestro Pathfinder 2E. @dsaraujo no twitter

13 respostas em “Império de Gigantes”

Uéé eu tinha visto um post sobre uma maior inanição do Rolando20.

Mas agora o bichin não sossega no meu blogroll, amo muito tudo isso!! xD

Ah, esse é o encontro que vocês comentaram na palestra da RPGCon.
Muito massa mesmo! 🙂

Bem bolado esse encontro.

Se fosse em Eberron, mais precisamente em Xen'drik, eu provavelmente substituiria os Tieflings por Drows.

Eu estou começando uma campanha em Eberron (meu cenário favorito) este sábado, e isto era justamente o que eu estava procurando pra deixar nossa campanha épica! 🙂

Rolando20 muito bom como sempre!

Bom , apesar de jogar D&D onde geralmente os encontros se passam em " Dungeons " Sempre preferi cenarios ao ar-livre , pois acho que da uma maior opção para os jogadores… adoro quando eles discutem o melhor caminho por entre as montanhas cume-vermelho usando argumentos e reavendo hipoteses. Não vou mentir assim que acabei de ler sobre esse encontro milhares de ideias vieram na minha cabeça… Adoreei *–* skaoksaoksa

Oi Pessoal,

Apenas para comentar que curti o episódio e reforçar que elfos de Athas não são bem vistos por outras raças, levam a fama de desonrados, aproveitadores e oportunistas…

Fica uma sugestão para o próximo podcast…erratas(atualizações do PHB)……eu tinha a primeira impressão em inglês e acho ela bem desatualizada agora.Um resumão no estilo Rolando20 iria bem a calhar…hehheheh.

Abraços<

Stirges… são uma boa criatura para se ter em um grande desafio de pericia come este… ele causa 1d4 de pontos de dano de CONSTITUIÇÃO ( isso se não teve muitas modificações desde a minha edição do manual dos monstros ) mas também só ingere 4 pontos de constituição , o que significa uma boa perda para personagens de niveis baixos , mas não tão grandes para personagens fortes ( os quais provavelmente " frequentariam " lugares como este ) , bom de qualquer forma os personagens com menos 4 pontos de constituição se tornam sem duvida uma presa mais facil para os Tieflings… isso torna o cenario mais legal ainda

Bom mesmo assim torna a aventura bem complicada pois geralmente andam em " Grupo (?) " mesmo achando bem melhor a 4 edição não gostaria que houvesse muitas modificações no manual dos monstros =/

Hyruma , as modificações que houveram na 4 edição na minha opnião ajudaram muito os Jogadores e fazerem um combate mais estratégico… essa 4 edição é a primeira edição que eu achei muito bacana jogar como " PDJ " …

E mesmo como mestre, ja fiz alguns encontros onde os monstros foram escolhidos pelo simples criterio de eu como mestre, querer jogar com eles e bater bastante nos meus jogadores, hehehe. Li, gostei e coloquei, simples assim.

Os comentários estão desativados.